O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Norma ABNT

A partir de amanhã passa a valer novo regramento sobre edificações

quinta-feira, 17 de abril de 2014
WhatsApp
LinkedIn

Reformas devem ter autorização de engenheiro, determina ABNT

ABNT criou novas regras para evitar acidentes em obras. Mudanças estruturais devem ter acompanhamento de profissionais.
 
Reformas que mudem a estrutura de um apartamento ou de uma casa precisarão ter o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro a partir de sexta-feira (18). A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou novas regras para evitar alterações que abalem a estrutura de edificações e coloquem moradores em risco. Atualmente, só é necessária a autorização do síndico para a reforma começar.
 
Com a mudança, os condôminos que quiserem fazer alguma alteração no apartamento precisarão apresentar um escopo do trabalho ao síndico. Se houver alteração na estrutura, o síndico deve pedir uma avaliação de um engenheiro ou arquiteto e contratar o profissional para monitorar a obra.
 
A norma foi pensada como resultado de uma preocupação de tragédias que aconteceram em obras e reformas em edifícios, segundo a ABNT. A regra vale para qualquer tipo de reforma, sejam elas residenciais ou comerciais, dentro ou fora de condomínios.
 
No caso de casas fora de um condomínio, o dono do imóvel deve assumir a responsabilidade de contratar um profissional. As alterações em projetos devem ser apresentadas à Prefeitura, que só aceita as modificações mediante um responsável.
 
Mesmo antes da nova norma, André Fernandes avalia todos os pedidos de reforma no prédio em que é síndico no Sacomã. Ele consulta as plantas no manual do proprietário e acompanha a obra. Para ele, a nova norma será positiva. “Acho muito bom isso. Eu sou só administrador, não sou engenheiro, então divide a responsabilidade”, afirma.

Fonte: http://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet