O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

De perto

Contas do condomínio devem ser acompanhadas por moradores

segunda-feira, 27 de outubro de 2014
WhatsApp
LinkedIn

Condomínio em dia 

 
"Alguns condomínios de grandes cidades têm orçamento de uma cidade, mas na proporção, os do interior também movimentam altas somas em dinheiro e é fundamental ter transparência na administração", afirma Gilmar Sielski, vice-presidente de Administração de Condomínios do Secovi/PR.
 
Notícias envolvendo denúncias de desvio e superfaturamento ou fraude na prestação de contas ainda são comuns. O problema é que quando a falta de interesse do condômino combina com um administrador desonesto, o risco é mesmo muito alto.
 
A recomendação de Gilmar é que os moradores se envolvam no dia a dia do condomínio, isso quer dizer participar das assembleias, acompanhar decisões e negociações por parte do síndico ou da administradora, bem como a prestação de contas pelo demonstrativo de entrada e saída de recursos. Esse relatório tem que aparecer ao menos uma vez por ano, mas em vários condomínios o regimento determina que sejam mais frequentes.
 
No caso de quem contrata uma administradora terceirizada para cuidar das contas, o relatório tem que estar disponível para todos. Esses documentos são importantes para o síndico porque comprovam a idoneidade dele na administração do condomínio.
 
Para Gilmar o canal de comunicação precisa estar sempre aberto.
 
"A assembleia é o momento de convocar o conselho de moradores, síndico e, se for o caso, a administradora, para discutir despesas extraordinárias, levantamentos de preços e demais situações que fujam à rotina. O volume de dinheiro é muito grande para que o morador ignore o que é feito com ele", diz.
 

Participação

 
No caso de um condomínio onde a maioria dos moradores é de locatários, procurações podem garantir que eles participem e opinem na administração, transmitindo aos proprietários ausentes o que está acontecendo. E se ainda assim algum procedimento gerar dúvidas, comissões de moradores podem convocar uma nova prestação de contas.
 
Se o síndico não se sentir preparado para assumir todas as atribuições, pode contratar o apoio de uma empresa especializada.
 
A administradora de condomínio pode oferecer serviços específicos como controle de orçamento e contas, assessoria jurídica, recrutamento e administração de pessoal, entre outros.
 
Nesse formato, quando mantida a figura do síndico, Gilmar explica que ele se torna uma espécie de relações públicas e se ocupa principalmente de promover uma convivência pacífica e saudável entre os moradores, monitorar a administradora e convocá-la quando necessário para solucionar os problemas.
 
No condomínio a responsabilidade deve ser coletiva. Todos os moradores, inclusive locatários, tem sua parcela de responsabilidade.
 
 
UM DEVER. Residenciais com baixa participação de condôminos ficam mais vulneráveis a fraudes. A participação e o cuidado com o patrimônio comum são importante para a sua valorização. —FOTO: DIVULGAÇÃO
 
Auditoria pode ser necessária
 
A contratação de terceiros para administrar ou ajudar na administração do condomínio cabe aos moradores. A analista jurídica do Secovi/PR, Jéssica Mazalli, afirma que a organização e a transparência ajudam a evitar mal entendidos.
 
As fraudes mais comuns passam pela documentação (recibos simples não tem valor jurídico), superfaturamento de contas e compras, que podem ser questionadas pelos moradores, saques injustificados e falta de repasse da contribuição do INSS dos funcionários. "Se o síndico paga uma conta de última hora e pega só o recibo, isso não quer dizer que agiu de má fé, basta que ele justifique a razão e providencie o documento certo depois", diz.
 
A regularização da documentação deve ser observada antes de aprovar as despesas. O demonstrativo de todas as entradas e saídas deve ser assinado pelo conselho dos moradores, síndico e vice (ou representantes da administradora), o documento tem validade por cinco anos. "As pessoas só se interessam quando precisam mexer no bolso. Contratar terceiros pode parecer bom, mas é preciso vigiar como a empresa atua no mercado, se é idônea, pegar referências e acompanhar as decisões tomadas. O condômino tem que participar da administração, tenha síndico ou não", enfatiza.
 
O condomínio pode contratar uma auditoria jurídica e contábil para checar e reorganizar documentos. 

Fonte: http://maringa.odiario.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet