O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Problema de convivência

Para condôminos resistentes a pagar multa, opção é ação judicial

segunda-feira, 10 de novembro de 2014
WhatsApp
LinkedIn

Se a multa em condomínios não resolver, caminho é a Justiça

Infrações podem ser punidas com valor de até 5 vezes a taxa condominial Discussões e brigas em condomínios ocorrem com frequência - problemas com o som alto, barulhos, garagens e estacionamentos, animais, entre outros, estão entre os mais recorrentes. Quando o problema não é solucionado internamente, por meio de advertências, notificações ou até mesmo multas - que podem atingir o valor de até cinco taxas de condomínio -, a questão pode parar na Justiça. De acordo com o advogado Fernando Luís de Camargo - que atua em escritório especializado no atendimento a condomínios, prédios e associações de moradores -, as ocorrências são diárias.

"Os problemas ocorrem muito, tanto em condomínios horizontais como nos verticais. As discussões geralmente começam por coisas pequenas e, em vários casos, crescem e chegam à agressão de fato", explica.

Segundo Camargo, cada condomínio ou associação de moradores possui Estatuto Social e Regimento Interno próprios, e, por isso, os problemas são resolvidos internamente, com base nas normas estabelecidas.

"Caso as regras não sejam cumpridas pelos moradores, recorre-se ao síndico ou ao presidente da associação. A queixa pode ser feita verbalmente ou registrada em livros na portaria, por exemplo. Em casos de conflito, o síndico é chamado a intervir, aconselhar e, por vezes, aplicar a multa. Se o conflito não se resolve, a pessoa vai à Justiça", ressalta.

Para o advogado Daniel Massola, que atua com a administração de condomínios no Grupo Mercúrio, o mais indicado em problemas de convivência é a conciliação. "O melhor é chegar a um consenso, um ponto em comum, e resolver com a conversa para não agravar a situação", diz. Segundo ele, as multas dos casos que não se resolvem amigavelmente podem variar de uma a cinco taxas de condomínio. "O síndico notifica ou aplica a multa de acordo com o Regulamento Interno", explica.

AGRESSÕES

O advogado Camargo já acompanhou casos graves, em que ocorreram agressões físicas, resultando em representação criminal contra o agressor. "Um dos casos começou com a abertura e fechamento de portão e terminou em agressão, que foi registrada pelas câmeras de segurança do condomínio", conta. Nesses casos, o atendimento é direcionado aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos, que atendem pequenas causas.

"Não demora muito para que o conflito seja solucionado. E, neste caso específico que atendi, a penalidade pode ser desde o pagamento de cestas básicas à alguma entidade até uma multa civil", diz o advogado.

Em outro caso que resultou em briga, também atendido por Camargo, os termos de indenização chegaram a R$ 3 mil. "A pessoa quando compra ou aluga um apartamento ou casa em loteamento fechado já toma conhecimento das normas e regras do local. A convivência exige serenidade e compreensão, o que vejo que as pessoas estão perdendo", conclui.

Fonte: http://www.jlmais.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet