ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

Justa causa quantos dias de falta

Por: ANA PAULA GUANDALINI

O faxineiro do meu Condomínio pediu para o nos mandarmos ele embora, mas o condomínio não vai mandar e já avisou o mesmo, agora na semana do dia 09 ele foi só dois dias trabalhar e informou que passa no prédio para pegar só as coisas dele e não vai mais isso pode dar justa causa, a partir de que data podemos mandar ele embora por justa causa, isso é abandono de emprego?

738 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (1)

  • Kleber Gonçalves de Almeida respondeu há 738 dias atrás

    Boa tarde prezada,

    ABANDONO DE EMPREGO

    O abandono de emprego constitui falta grave, o que enseja a rescisão por justa causa do contrato de trabalho, conforme a CLT, artigo 482, alínea "i".

    Tal falta é considerada grave, uma vez que a prestação de serviço é elemento básico do contrato de trabalho, então a falta contínua e sem motivo justificado é fator determinante de descumprimento da obrigação contratual.

    CONFIGURAÇÃO

    O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico.

    PERÍODO DE AUSÊNCIA

    A legislação trabalhista não dispõe a respeito do prazo de ausência injustificada para caracterização do abandono de emprego.

    A jurisprudência trabalhista fixa a regra geral, de falta de mais de 30 dias ou período inferior se houver circunstâncias evidenciadoras.

    Att,

    Kleber - SP