ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

Eu tenho um zelador ele pode fazer limpeza

Por: Bárbara Coelho de Souza Bastos

meu prédio é de porte pequeno 5 andares com 5 apartamentos por andar( no toal de 25 apatos.)+ 2 pisos de garagem+1 área aberta que utilizamos como salão de festa, eu tenho um zelador,ele ganha adcional de lixo, pois ele recolhe o lixo e leva para fora do predio, ele não faz nenhum tipo de manutenção pois não sabe, ele fazia a limpeza dos corredores e da portaria agora e varria devez enquanto o salão de festa , agora ele diz que não é função dele, eu gostaria de saber se eu tenho que dar a ele alguma % por ele esta acumulando o serviço com limpeza (20% do piso salarial) eu também gostaria de saber quais são os tipos de reparos que eu poderia cobrar dele (se pequenas pinturas como(grade , pintura interna de parede) já que a unica coisa que ele faz e recolher as correspondências e entregalas, e acompanhar algum serviço de manutenção. Eu gostaria de saber se estou correta ou não

838 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (10)

  • Ronaldo de Oliveira respondeu há 838 dias atrás

    Bárbara, Ele pode desde que seja pago 20% de acumulo de função.

  • Bárbara Coelho de Souza Bastos respondeu Ronaldo de Oliveira há 838 dias atrás

    obrigada pelo esclarecimento.

  • Luiz Bellotti Gimenez respondeu há 838 dias atrás

    O acúmulo de função é permitido desde que seja pago o adicional desse acúmulo. A realizaçao de pequenos reparos, ao meu ver, não foge da alçada dele.

  • Edvaldo santos santos respondeu há 838 dias atrás

    Olha , ele pode sim desde que receba acumulo de função, e que já seja conversado com ele, na hora de contrata-lo, mais se o que vc quer é demitir um faxineiro e querer que o zelador faça os serviços de limpeza, aí é outra coisa, eu sou zelador e não aceito isso.

  • Bárbara Coelho de Souza Bastos respondeu Edvaldo santos santos há 838 dias atrás

    Oi Edvaldo, eu não quero demitir o faxineiro, porque eu não tenho, o meu predio é de pequeno porte e não é de luxo, é predio antigo e com muitos aposentados, sofro também com problemas de inadimplencia, eu só tenho este funcionário que já peguei de outra gestão, e é a primeira vez que eu sou sindica,e quero legalizar a situação, pois eu não tenho no momento condições de ter outro funcionário, como vc é zelador gostaria de saber quais as funções que ele teria de fazer como zelador, que pequenos reparos são estes que ele poderia esta realizando no prédio.

  • Edvaldo santos santos respondeu há 838 dias atrás

    Olha , ele pode sim desde que receba acumulo de função, e que já seja conversado com ele, na hora de contrata-lo, mais se o que vc quer é demitir um faxineiro e querer que o zelador faça os serviços de limpeza, aí é outra coisa, eu sou zelador e não aceito isso.

  • Angela Merici Grzybowski respondeu há 838 dias atrás

    Bárbara, veja o que consta no contrato de trabalho dele, tudo o que estiver lá discriminado não precisa ser pago como adicional, mas se não consta a retirada do lixo, a limpeza das áreas comuns, a entrega da correspondência, realização de pequenos reparos de pintura, alvenaria e hidráulica, enfim tudo o que não consta gera a necessidade de pagar o adicional por acúmulo de função de 20 %, e desde que o funcionário aceite fazer o serviço, pois ele não é obrigado a fazer.
    E ainda, no caso do lixo, vc deve fornecer o equipamento de proteção individual (luvas, bota etc) ou então terá que pagar o adicional por manuseio de lixo.
    OK?!

  • Bárbara Coelho de Souza Bastos respondeu Angela Merici Grzybowski há 838 dias atrás

    muito obrigada pela resposta foi de grande valia, mais acho que ele não tem este contrato e tudo foi feito de "boca" por outra administração. O caso agora é acerta esta situação dele ou infelizmente terei que ir por outro caminho.

  • José Suhanko Neto respondeu há 505 dias atrás

    O Zelador não é um objeto que se possa usar como se queira. Sempre lembrar que o serviço dele é que foi contratado. Identifique e pesquise as funções de uma zelador, Zelador não quer dizer ajudante Geral, Não quer dizer Eletrecista , não quer dizer encanador. Ele identifica um problema e deve ter em mãos uma lista de pessoas confiaveis, ja que estamos vivendo num mundo onde a criminalidade sempre quer achar um caminho. Voce pode pedir um serviço para um Zelador, mas se ele vier a se ferir gravemente, quem solicitou o serviço, o Condominio esta prestes em arcar com as despesas de indenização ou na invalidez permanente, veja vai arcar com as despesas . Nunca contrate alguem que não é cercado de obrigações, como INSS, classista de sua função na Tarefa que vai executar. COntrate sempre com confecção de contrato mesmo que pessoal, onde ficam certas as partes deve ser feito dentro de uma norma de segurança. Voce tem direitos, o Zelador tambem o tem. Não deixem que a pessoa do Zelador seja usada, ele pode pedir indenização por danos morais, Indenização Trabalhista, Horas extras de Serviços extraordinários. Vamos ser honestos e nos colocar na pele do Zelador. Pense no que voce faria. QUem faz um serviço ha muito tempo tem pratica e experiencia, quem é multi funcional faz parte certo de tudo, nem tudo se faz perfeitamene, agindo assim voce podera etar montando uma Bomba que podera estar prestes a explodir. O Mecanico de maquinas de Lavar pode fazer sua cirurgia do estômago ? Eu heim ! Assim cada um na sua, cada coisa a seu tempo, tudo no seu lugar.

    Fonte:
    Experiencia em Cipa , Brigada de Emergencia., Brigada de Incendio. Socorrista.

  • José Suhanko Neto respondeu José Suhanko Neto há 505 dias atrás

    Ainda posso concluir. Como fica a nossa pessoa humana diante de um acidente provocado por nossa solicitação. As despesas, processo civil, Processo trabalhista, indenizações . Diante da familia do Zelador. O Valor pago do serviço, acumulo de funções, horas trabalhadas, direitos sobre o FGTS, INSS, ISS. Se contratar o serviço, que tenha anuencia da Administradora do Predio, com contrato ja que passou por uma analise juridica, que é o caso da Administradora que se contratou. Ninguem pode ter duvidas, para isso que voce contratou sua administradora. Se voce trouxer pessoa de fora e fizer um serviço na parte eletrica e essa parte eletrica venha a danificar as instalaçoes do Predio, como voce fara para voce sozinho reparar o predio todo ? Ou um encanamento de agua todo, a conta de agua pelo desperdicio. Ora amigos, venhamos e convenhamos, para isso que contratamos a administradora. Somos donos das unidades que compoe o Predio, porem inclusive a Administradora não pode mandar no Predio pois não cedemos o Predio a eles, nós é que os contratamos e temos o direito de receber Orientação quando pedido. Haja dentro da lei, dentro da Logica e como amigo do Zelador nosso companheiro do dia a dia. Ele é gente como nós. Voce compra um Fusquinha e quer carregar 10 metros de areia ? Não éo veiculo ideal. O Zelador tambem não o é. É mais barato ? Ate quando não surgir um problema.

    Fonte:
    Brigadista, socorrista, Brigada de Emergencia, CIPA