ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

Como ser um síndico democratico

Por: NODGI VALLE BARRETO DE MENEZES

Sou sindico de um condomínio e tenho como linha a democracia, seja ouvindo a maioria ou minoria e executando as ações orientadas pela maioria definida na AG. Penso que isso é o certo !

Infelizmente nosso condomínio está passando por dificuldades financeiras e não temos dinheiro em caixa, mas estamos pagando todas as nossas contas regularmente ! Isso tudo causado pela alta inadimplência tanto do lado da construtora, moradores sem chaves, etc... Esse problema já está sendo atendido por escritório de cobrança e ações na justiça.

O problema que a falta de capital nos impede de criar melhorias, compra de material e as vezes até manutenção básica do condomínio.

Alguns moradores estão me pedindo para comprar novos bancos de jardins, coberturas das vagas de estacionamento terréo, equipamentos de academia, ar-condicionado para as áreas de festas e tapetes

Como não temos capital direto e não quero usar um lastro do fundo de reserva que está muito baixo decidi propor uma pauta ao conselho para a proxima AGE de comprar esses equipamentos via taxa extra, cobrando somente 20 reais aos moradores por 6 meses e usando uma parte do fundo, sendo que os ultimos dois meses seriam para recompor o fundo de reserva e nesse calculo até considero o % de inadimplentes para o fluxo financeiro não ser comprometido.

O problema é que uma parte do conselho não concorda com essa cobrança, pois iremos encarecer o condomínio e tenho receio de não fazer a AGE ser ouvida. Eu sou particularmente sou contra a compra de alguns equipamentos, pessoalmente, mas acredito que todos devem ser ouvidos e na AGE voterei contra alguns itens... mas devo propor certo ?

688 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (7)

  • Kleber Gonçalves de Almeida respondeu há 688 dias atrás

    Boa tarde,

    Tentarei resumir de forma clara e rapída.

    Ser democrático envolve uma série de fatores, porém, para que toda democrácia funcione, deve haver a maior participação possível de seus integrantes, sempre respeitando uns aos outros.

    Att,

    Kleber - SP

  • NODGI VALLE BARRETO DE MENEZES respondeu Kleber Gonçalves de Almeida há 688 dias atrás

    Kleber

    O que eu quero dizer é que apesar de não concordar com algumas taxas extras devo coloca-las em votação, pois alguns moradores as solicitaram. Não as colocar em votação pode me gerar a caracteristica de só colocar aquilo que eu e o conselho acha correto e não necessariamente devemos tomas decisão... eu acredito que o orgão máximo de um condomínio é a AGE.

    Tanto é que só executo as ações orientadas por eles... no regulamento interno, necessidades aprovadas e etc...

    Não colocar algo na PAUTA para mim, porque não gosto e não aceito pagar me dá a caracteriscita de ser autoritário... e eu não gosto desse rotulo.

    Eu quero expor as necessidades em AGE e deixar eles decidirem... quero ser seguido como líder pelo meu exemplo e não pelo "medo" ou "força"

  • JOSE MAGNO DINIZ PEREIRA respondeu há 688 dias atrás

    No meu entender seria uma pessoal flexível, ouvindo tudo porém, prático e decidido no que realmente tem que ser feito. Vejamos: coloque claramente a situação por escrito para todos. A questão dos inadimplentes, as solicitações dos condôminos e sua posição do que é possível e necessário. Todos são co-responsaveis pelo condomínio. Divida com eles e não ficará com o peso sozinho.

  • Marisa Marta Sanchez respondeu há 688 dias atrás

    Oi Nodgi

    Eu mesma já coloquei em pauta assuntos nos quais eu fui contra. Nenhum problema quanto a isso.

    Mas você já pensou que algumas benfeitorias exigirão, na melhor das hipóteses, voto favorável de 2/3 da galera? E que inadimplentes não votam mas são computados para efeito de quórum? Talvez seja mais interessante você não levantar as expectativas explicando em uma circular porque, no momento, as coisas não vão acontecer com a agilidade que todos gostariam.

    Boa sorte

  • Edylson Campos respondeu há 688 dias atrás

    Nodgi Valle, boa noite.

    Resumindo seus argumentos:

    Sou sindico de um condomínio e tenho como linha a democracia - Infelizmente nosso condomínio está passando por dificuldades financeiras - O problema que a falta de capital nos impede de criar melhorias - Alguns moradores estão me pedindo para comprar... - Como não temos capital direto e não quero usar um lastro do fundo de reserva... decidi propor uma pauta - Eu sou particularmente contra a compra de alguns equipamentos, acredito que todos devem ser ouvidos e na AGE voterei contra alguns itens... mas devo propor certo ?

    Parabéns, seus argumentos são lógicos e coerentes; pressuposto de respeito à isonomia condominial. Há muita sensatez ao expressar este tipo de preocupação - lógica.

    Minha opinião pessoal a cerca do conjunto exposto: P L A N E J A M E N T O ADEQUADO.

    Estabeleçam metas de médio e longo prazo. Os R$20,00 estão perfeitos. Não queira ser síndico por dois anos apenas - seja condômino enquanto residir no prédio. Uma boa administração é aquela que é realizada por etapas (com a troca do bastão), parte do Conselho pode não saber disso ainda, correto?

    Coerência e bom senso são alguns dos pressupostos da razão. Siga em frente com otimismo, estratégia, planejamento e boa sorte!

    adv.ecampos@hotmail.com

  • ANGELICA THOMAZ respondeu há 688 dias atrás

    NODGI.

    Também sigo a linha democrática, mas em certas horas não dá pra agradar a todos. O Fundo de Reserva para você disponibilizar, primeiro você terá que ter em caixa no mínimo um total da arrecadação de um mês (TODAS AS DESPESAS). Para muitos condôminos tudo pode ser possível, mas quem está a frente dos problemas, sabe que há prioridades muito mais importantes. Pense como um empreendedor e esclareça os problemas a todos. Fundo de Reserva é pra ser usado em emergência. Ar refrigerado, bancos novos, equipamento de ginástica é cota extra!!!

  • WALLACE ELIAS respondeu há 687 dias atrás

    Nodgi

    A democracia é vital para vida em condomínio , a figura do sindico é saber orquestrar , motivar , sonhar e compartilhar este sonho com os demais moradores . Mas nunca sozinho , crie um clima de harmonia primeiramente no seu corpo diretivo (sub-sindico e seus 3 conselheiros ) , procure fazer reuniões , saber as idéias de cada um deles e compartilhem esta melhor idéia para que todos falem a mesma lingua e passem a defender esta idéia . Quanto a questão das contas verifiquem a possibilidade da individualização de água e gás , tercerize sua mão de obra , sempre justifique que as melhorias são vitais para a segurança de todos e a valorização do patrimônio de todos .