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Como fazer para sanar problema de vazamento no meu apartamento?

Por: Fernanda

Acontece que moro no 9° andar e já falei com a administradora do apartamento do 10° andar, que alega que o problema é da unidade do 11° andar e o vazamento já esta atingindo também o 8° andar.

Desde que adquiri este imóvel, tenho este problema de vazamento, não aguento mais!

Devo contratar um perito? Existe este tipo de profissional para fazer avaliação e que me dê um laudo para cobrar do verdadeiro culpado?

Observação: os apartamentos do 10° e 11° andares, são administrados por imobiliárias, pois os morados são inquilinos. Já conversei com a administradora responsável pelo apartamento do 10° andar e eles alegam que também estão com um vazamento no apto e que a culpa é do 11°.
Já os moradores do 8° andar ao questionarem o sindico, foram informados que o problema é do 10°andar.

586 dias atrás
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Respostas (5)

  • Jésus Lopes respondeu há 586 dias atrás

    Olá Fernanda!
    Você já fez essa notificação por escrito? Se não fez, faça e peça a resposta também por escrito. Mesmo que os apartamentos sejam administrados por imobiliárias, quem responde no condomínio são os proprietários dos imóveis (condôminos).
    Comunique, por escrito, essa situação também para o síndico, se ainda não o fez, já que envolve vários apartamentos.
    Nessas comunicações, ressalte a urgência das providências e informe que, caso não receba alguma resposta num prazo razoável, irá chamar por conta própria um profissional para fazer uma avaliação do problema e, se for o caso, executar a obra de reparação. Tire fotos, registre tudo, peça e guarde os recibos de todos os gastos.
    Se ficar constatado que o problema se limita às unidades envolvidas (áreas privativas) cobre o ressarcimento dos proprietários dos apartamentos causadores dos estragos no seu imóvel. Se o problema envolver tubulações comuns, a indenização abrange também o condomínio.
    Caso necessário, utilize a via judicial. Mas, tudo isso sem estresse, sem brigas com os vizinhos.

  • Fernanda respondeu Jésus Lopes há 586 dias atrás

    Jésus, eu liguei e enviei e-mail para a imobiliária do apartamento do 10° andar, eles me falaram que já estão com ação judicial contra o apartamento do 11° andar e que em uma oportunidade um encanador da confiança deles averiguou o apartamento do 11° e disse que é caso de trocar todo o encanamento.

    Pergunto: devo entregar por escrito para os moradores do 10° andar, 11° e sindico a comunicação? E também devo exigir por escrito uma resposta deles? O sindico é bem ruim, sempre se esquiva destas coisas.

    Obrigada pela pronta resposta

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu Fernanda há 586 dias atrás

    Fernanda,

    Se voce puder e as pessoas permitirem que voce entre no apto. 11º, chame um técnico que possa lhe dar um laudo e se a imobiliária nao quiser resolver, entre na justiça.

    Voces têm administradora? é que se tiver, eles podem ter o endereço do proprietário e aí e poderia falar diretamente com ele.

  • Fernanda respondeu Maria Telma Falcão de Carvalho há 586 dias atrás

    Maria Telma,

    Você tem alguma indicação de onde posso achar profissionais que possam me dar um laudo?

  • Jésus Lopes respondeu Fernanda há 586 dias atrás

    Oi Fernanda!
    Eu penso que você deve se munir de tudo aquilo que possa lhe ajudar numa possível ação judicial. Nesse caso, faça tudo por escrito. Exigir uma resposta por escrito é complicado, mas você pode solicitar. Você também deve protocolar o recebimento dessas comunicações, ou seja, peça para quem for notificado datar e assinar a via do comunicado que você vai guardar. Se não hover respostas escritas, pelo menos você pode provar que as pessoas receberam as suas comunicações.
    Não se esqueça que mais importante que o inquilino receber a comunicação, ela deve chegar até ao proprietário. Será que o proprietário já tomou conhecimento do que está acontecendo?
    Peça para a imobiliária do 10º andar uma cópia da ação movida contra o apartamento do 11º andar. Caso não seja possível a cópia, que a imobiliária lhe mostre esse documento. Peça, também, uma cópia do laudo do encanador contratado pela imobiliária.
    Outra coisa, é preciso avaliar se você pode esperar a solução a ser dada pela ação judicial que está em andamento. Existe uma urgência nesse reparo? Se há, tome providências paralelas às da imobiliária. Comunique tudo, por escrito, peça recibos, tire fotos, converse com seus vizinhos e mostre a eles os transtornos, pois eles poderão ser possíveis testemunhas.
    Boa sorte!