ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

Pró Labore??

Por: Sidinéia Ramos Melquiades

Bom dia, gostaria de saber se é obrigatório o síndico ter pró labore ou simplesmente um recibo pois onera muito o condomínio com o pró labore, porque há muitos condomínios que o síndico assina somente recibo. Grata.

429 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (2)

  • Marisa Marta Sanchez respondeu há 428 dias atrás

    Pró-labore não é obrigatório, se você encontrar uma pessoa DISPONÍVEL, CAPACITADA E FILANTROPA, ótimo. Do contrário lembre-se que o barato pode custar muito caro.

    Se vocês pagam pró-labore não basta recibo comum, necessário o RPA.

    Abraços

  • Angela Merici Grzybowski respondeu há 428 dias atrás

    Sidineia, vc conhece as atividades do cargo de síndico, faria tudo isso de graça? Administraria contas, funcionários, conflitos entre condôminos etc, usando seu tempo livre, pois isso é feito fora do horário de trabalho do síndico, afinal mesmo com pro-labore, o valor não paga as contas do s´dinco, então ele tem que te um emprego como qualquer outro morador.
    Enfim, assumir tudo isso sem nenhuma compensação é muito difícil, então o mínimo que o condomínio pode fazer é conceder a isenção da taxa e um pro-labore a quem se propõe a ser síndico.
    a forma correta de fazer esse pagamento é por RPA e recolher os encargos necessários.
    Se os outros condomínios fazem o pagto de forma diferente, não queira imitá-los, qdo tiverem que acertar as contas com o INSS, será uma bela despesa, com multa, juros e correção monetária.
    OK?!