A boa convivência em comunidade é uma tarefa trabalhosa, construída no dia-a-dia com doses de compreensão e respeito entre todos. E, quando o assunto é a vida em condomínios, é uma construção que começa já no dia da mudança dos novos moradores.

Receber bem o novo morador, seja ele proprietário ou inquilino, na hora de sua chegada é um importante gesto de acolhimento e simpatia, e também uma boa oportunidade para apresentar a ele, desde então, as regras de sua nova casa.

Pensando nisso, o SíndicoNet desenvolveu um kit de boas vindas elaborado para facilitar a tarefa do síndico na recepção de novos vizinhos. É importante que, na chegada do morador, ele tenha em mãos as informações apresentadas abaixo.

- Dica: este material é um modelo para ser usado como referência e pode ser baixado via download (veja no final da matéria). Após baixa-lo, fique à vontade para fazer as devidas adaptações e adequa-lo à realidade do seu condomínio.


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CARTA DE APRESENTAÇÃO
 

_____________, ___de __________ de ______ (cidade/dia/mes/ano)
 
Prezado _____________________ (digite aqui o nome do novo morador e/ou família, quando necessário),
 
É com muita satisfação que o recebemos em nosso condomínio. Seja bem-vindo!
 
Queremos sempre manter uma boa convivência entre nossos vizinhos e, conseqüentemente, ter uma melhor qualidade de vida e valorização de nosso patrimônio. Por isso, apresentamos abaixo algumas informações, dicas, procedimentos e documentos importantes sobre o dia-a-dia do nosso condomínio.

Atenciosamente,
____________________ (digite aqui o nome do síndico ou administradora)

ÍNDICE
1- Dados do novo morador
2- Dados da administração
3- Nossos funcionários
4- Regulamento Interno e Convenção
5- Reclamações e/ou registro de ocorrências
6- assembleias
7- Inadimplência
8- Situações de emergência
9- Dicas de segurança contra assaltos
10- Anexo 1- Ficha cadastral
11- Anexo 2- Dicas de segurança
12- Anexo 3- Regulamento Interno
 

1) DADOS DO NOVO MORADOR
 

Em anexo disponibilizamos uma ficha cadastral que deve ser preenchida e encaminhada ao síndico. Manter seus dados atualizados é muito importante para a segurança de todos e para uma boa gestão do nosso condomínio. Contamos com sua colaboração!

- Anexo1: ficha cadastral de morador
 


2) ADMINISTRAÇÃO

 

- Síndico(a) (digite aqui o nome.)

 
 
Unidade.
- Sub-síndico(a)
 
Unidade.
- Conselho:
1)      __
2)      __
3)      __
 
 
Unidade.
Unidade.
Unidade.
- Administradora: (digite aqui o nome da adm)
Site:
 

Atendimento:

Para falar com o Síndico
- Horários preferenciais:  (digite aqui os melhores horários para contatar o síndico)
- Forma de contato preferencial:

(   ) e-mail: (digite aqui o e-mail)
(   ) site: (digite aqui o site)
(   ) telefone: (digite aqui o número do telefone)
(   ) interfone
(   ) pessoalmente
(   ) livro de ocorrências
(descrever aonde encontra-se disponível)


Para falar com a Administradora
- Pessoa de contato: ____________________
- Tel.: _______________________________
- E-mail: _____________________________
- Site: _______________________________
- Horário de funcionamento: ______________
- Endereço: ___________________________ 

 

3) NOSSOS FUNCIONÁRIOS

 

- Porteiros

 
1)      __ (digite aqui o nome)
2)      __
3)      __
4)      __
 
Horário
-
-
-
-
- Zelador
 
- Faxineiro
1)      __
2)      __
 
 
-
-  
- Outros:  (use este espaço para listar outros funcionários)
 
-

Observações: __________________________________
(use este espaço caso queira mencionar brevemente considerações importantes relacionadas aos funcionários. Ex.: tarefas exercidas pelo zelador, procedimentos de reclamações, etc.)


4) REGULAMENTO INTERNO E CONVENÇÃO

Aqui é onde estão as regras do nosso condomínio. É muito importante que você tome conhecimento delas para que todos em sua unidade saibam seus direitos e deveres a fim de manter a ordem no condomínio.
 
Listamos abaixo os principais itens do nosso Regulamento Interno. Não deixe de consultá-los na íntegra. (vide anexo) (dica: disponibilize uma cópia do RI na íntegra em anexo a este documento, ou informe aonde o mesmo encontra-se disponível para consulta.)
 
A Convenção estará sempre disponível para consulta (complete aqui descrevendo onde a Convenção encontra-se disponível)
 
Principais itens do RI
 
- (Liste aqui alguns dos principais itens do Regulamento Interno. Procure elencar no máximo 10 itens para que o documento não fique muito extenso e cansativo para ser lido pelo novo morador. Lembre-se que o RI na íntegra poderá ser anexado a este documento)
- (Liste aqui alguns dos principais itens do Regulamento Interno)
- (Liste aqui alguns dos principais itens do Regulamento Interno)
- (Liste aqui alguns dos principais itens do Regulamento Interno)
- (Liste aqui alguns dos principais itens do Regulamento Interno)
- (Liste aqui alguns dos principais itens do Regulamento Interno)
- (Liste aqui alguns dos principais itens do Regulamento Interno)
- (Liste aqui alguns dos principais itens do Regulamento Interno)
- (Liste aqui alguns dos principais itens do Regulamento Interno)

 
Observações:

(use este espaço caso queira destacar algum ponto importante do RI. Exemplo: cães, barulho, etc.)

 

5) RECLAMAÇÕES E/OU REGISTRO DE OCORRÊNCIAS
 

Para registro de reclamações e/ou ocorrências, use o nosso livro de ocorrências que encontra-se disponível ________________________ (descreva aqui o local)

Obs.: ______________________________________________
(Se necessário, use este campo para descrever mais detalhadamente como são os procedimentos e formas de registro de reclamações e/ou ocorrências em seu condomínio)



6) ASSEMBLEIAS

Nossa assembleia Geral Ordinária costuma ocorrer anualmente, sempre no mês: _______________ . Não deixe de participar! Lembre-se:
 
- As decisões tomadas em assembleia são soberanas, ou seja, valem para todos os condôminos;
- Participando da assembleia, você tem voz sobre as decisões e também evita que elas sejam tomadas por um pequeno grupo de moradores;
- Os condôminos ausentes de votações ficam submetidos ao que foi decidido;
- Suas ideias podem ser importantes para o bem comum;
- Você fica sabendo a destinação do seu dinheiro e a dos demais moradores que contribuem com o condomínio.

Fonte: Portal SíndicoNet – www.sindiconet.com.br
Obs.: Participação de inquilinos: __________________________________________

(Aviso importante: a Lei não é clara sobre a participação ou não de inquilinos em assembleias, e atualmente não existe um consenso sobre a questão. Boa parte dos especialistas e entidades recomendam a participação somente com procuração. Consulte qual a posição e recomendação da sua administradora sobre este ponto e, caso o novo morador seja inquilino, descreva brevemente neste campo qual o posicionamento do condomínio em relação à participação e voto de inquilinos em assembleias.) Saiba mais sobre: Inqulinos em assembleias
 
 

7) INADIMPLÊNCIA

O pagamento em dia das quotas condominiais é imprescindível para conseguirmos manter a boa qualidade de vida em nosso condomínio e essencial para evitar possíveis aumentos de taxas. Por isso, e de acordo com a Lei, nossa administração deve atuar continuamente para minimizar e controlar a inadimplência. Sendo assim, contamos com sua colaboração e compreensão em manter os pagamentos em dia.
Para efeitos de controle, ficou determinado que a administração deve enviar para a instância jurídica as quotas vencidas com mais de ____ meses de atraso. Antes disso, o proprietário será advertido e notificado extra-judicialmente.
Observações:
(use este espaço caso queira descrever mais detalhadamente o assunto ou acrescentar novas informações)
 
 

9) SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

 

Telefones:
- Polícia: 190
- SAMU: 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) - casos clínicos
- Bombeiros: 193 (incêndios, vazamento de gás, resgate em caso de traumas e passageiros presos em elevador)
- Elevadores / empresa de manutenção: (digite aqui o nome e telefone da empresa)

 

10) PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE SEGURANÇA

Não deixe de seguir rigorosamente todas as nossas recomendações de segurança. . Segundo dados da Polícia, 70% das invasões a condomínios ocorrem por descuido dos próprios moradores. Por isso, ressaltamos que de nada adiantam nossos sistemas de segurança sem a colaboração de todos os moradores.

- Anexo2: Procedimentos básicos de segurança contra assaltos
 

11) OBRAS NA UNIDADE

Desde abril de 2014  qualquer reforma em condomínio deve seguir o que diz a NBR 16.280 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

De acordo com a norma, o interessado em executar obras dentro de sua unidade deverá obter a aprovação do síndico para a mesma. Para isso, é necessário um plano de obras que conte com uma ART  (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou uma RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), de um engenheiro ou arquiteto, atestando que as mudanças não afetarão a segurança e qualidade da edificação.

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