ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

funcionário afastado pelo INSS

Por: CASSIA DALBON

Boa Tarde. Tenho um funcionáio que se acidentou estando de folga, porém eu gostaria de saber de que forma eu posso ter a certeza de que o mesmo encontra-se afastado pelo INSS, até porque conversando com este funcionário, perguntei que especie foi dado a ele, e ele não soube responder, pedi que ele me mostrasse o documento fornecido pelo INSS, e o mesmo alegou que o INSS não deu nenhum documento, ou seja quando o perito não dá o documento na hora, o mesmo é enviado pelo correio, ele alegou que a primeira pericia o perito do INSS não foi no hospital, e isso pelo que eu sei não acontece. Gostaria de obter maiores informações....

1045 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (4)

  • Bianca Lunetta Panariello respondeu há 1045 dias atrás

    Cassina,

    Com o numero do empregado (PIS, NIT), voce consegue o relatorio que precisa!

  • Angela Merici Grzybowski respondeu há 1045 dias atrás

    Cassia, nunca houvi falar do INSS mandar esse tipo de documento pelo correio, mas talvez a situação tenha mudado. Cobre do funcionário esse documento.

    Aqui tive um caso assim, o funcionário foi passar um feriado prolongado na casa da irmã e apareceu de braço quebrado, sem atestado dizendo que ficaria afastado por uns 20 dias; eu disse que precisa do atestado para saber o tempo exato de afastamento e anexar à Folha de ponto e ele disse que o médico não deu, que qdo voltasse lá pediria, aí eu respondi firme a ele, "então vá de novo e diga que a empresa que você trabalha precisa desse documento para os devidos fins, do contrário vou registrar falta e você vai ter que ir à justiça pra receber". Ele foi, meio que contrariado e trouxe o tal documento, detalhe o afastamento era só por 12 dias.

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 1045 dias atrás

    Cassia,
    Fale novamente com ele e diga que sem o atestado ele será descontado do seu salário todos os dias que ele ficar sem trabalhar.
    Garanto como ele vai correr atrás.

  • Cristiano Oliveira respondeu há 1045 dias atrás

    Olá Cassia,

    O Síndico assinou o Formulário de Requerimento de Benefício ( INSS) ?

    Se o síndico assinou o formulário e o funcionário foi encaminhado ao INSS, naturalmente ele recebeu o documento com n° do benefício, se o benefício não foi concedido deve retornar ao trabalho.

    Faça sua parte, envie telegrama, solicitando o comparecimento ao trabalho ou apresentação do documento do INSS.

    Importante: Caso o funcionário realmente esteja afastado e após a cessão do benefício ele não retornar ao trabalho no prazo de 30 dias, configura-se abandono de emprego.

    Para consultar o benefício pelo N°:http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html

    Fonte:
    Enunciado TST nº 32: "Configura-se abandono de emprego quando o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 dias, após a cessação do benefício previdenciário, nem justificar o motivo de não o fazer."