ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação do canal Tira Dúvidas
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 25 pontos

funcionário afastado pelo INSS

Pergunta aberta

Boa Tarde. Tenho um funcionáio que se acidentou estando de folga, porém eu gostaria de saber de que forma eu posso ter a certeza de que o mesmo encontra-se afastado pelo INSS, até porque conversando com este funcionário, perguntei que especie foi dado a ele, e ele não soube responder, pedi que ele me mostrasse o documento fornecido pelo INSS, e o mesmo alegou que o INSS não deu nenhum documento, ou seja quando o perito não dá o documento na hora, o mesmo é enviado pelo correio, ele alegou que a primeira pericia o perito do INSS não foi no hospital, e isso pelo que eu sei não acontece. Gostaria de obter maiores informações....

941 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Outras Respostas (4)

  • Bianca Lunetta Panariello respondeu há 941 dias atrás

    Cassina,

    Com o numero do empregado (PIS, NIT), voce consegue o relatorio que precisa!

  • Angela Merici Grzybowski respondeu há 941 dias atrás

    Cassia, nunca houvi falar do INSS mandar esse tipo de documento pelo correio, mas talvez a situação tenha mudado. Cobre do funcionário esse documento.

    Aqui tive um caso assim, o funcionário foi passar um feriado prolongado na casa da irmã e apareceu de braço quebrado, sem atestado dizendo que ficaria afastado por uns 20 dias; eu disse que precisa do atestado para saber o tempo exato de afastamento e anexar à Folha de ponto e ele disse que o médico não deu, que qdo voltasse lá pediria, aí eu respondi firme a ele, "então vá de novo e diga que a empresa que você trabalha precisa desse documento para os devidos fins, do contrário vou registrar falta e você vai ter que ir à justiça pra receber". Ele foi, meio que contrariado e trouxe o tal documento, detalhe o afastamento era só por 12 dias.

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 941 dias atrás

    Cassia,
    Fale novamente com ele e diga que sem o atestado ele será descontado do seu salário todos os dias que ele ficar sem trabalhar.
    Garanto como ele vai correr atrás.

  • Cristiano Oliveira respondeu há 941 dias atrás

    Olá Cassia,

    O Síndico assinou o Formulário de Requerimento de Benefício ( INSS) ?

    Se o síndico assinou o formulário e o funcionário foi encaminhado ao INSS, naturalmente ele recebeu o documento com n° do benefício, se o benefício não foi concedido deve retornar ao trabalho.

    Faça sua parte, envie telegrama, solicitando o comparecimento ao trabalho ou apresentação do documento do INSS.

    Importante: Caso o funcionário realmente esteja afastado e após a cessão do benefício ele não retornar ao trabalho no prazo de 30 dias, configura-se abandono de emprego.

    Para consultar o benefício pelo N°:http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html

    Fonte:
    Enunciado TST nº 32: "Configura-se abandono de emprego quando o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 dias, após a cessação do benefício previdenciário, nem justificar o motivo de não o fazer."