Vazamento no apt de baixo, de quem é a responsabilidade?
Amigos, boa tarde!
Segue um caso a ser esclarecido!!!
Desde dezembro, a proprietária e moradora do apt do 2º andar entrou em contato comigo (síndica) para relatar um vazamento em seu banheiro. Mais precisamente no cantinho do box. Orientei a ela que entrasse em contato com a proprietária, para que esta procedesse com a investigação. Caso encontrassem que é da Coluna Vertical, então eu assumiria o caso. Pois bem, a proprietária e não moradora do apt de cima enrolou. Mandou o inquilino jogar um xadrez no ralo do box como teste. Tres dias depois a coloração apareceu no teto do 2º andar. Então, a pedidos, a proprietária resolveu mandar o próprio pai e um conhecido olharem a questão. Quebraram exatamente no cantinho e chegaram a conclusão de que é da coluna do prédio só pq a terra ali estava úmida. Então me acionaram. Liguei para a proprietária do 3º andar e comuniquei que iria mandar um bombeiro hidráulico (não curioso e sim, profissional mesmo) para quebrar seu box , assumindo o custo pela visita. Pois então, foi encontrado que o problema vem da tubulação que conecta o vaso ao ralo. Mas para isso, ele precisou quebrar umas 4 peças de cerâmica pequenas. Ao comunicar a ela a causa, ela simplesmente disse que o pai dela (que não trabalha com hidraulica) disse que não é de responsabilidade dela. E que quem tem que fazer o conserto, bem como o reparo dos azulejos sou eu. Não acreditando na investigação do meu profissional, disse que vai mandar outro bombeiro para checar.
tenho 99,9% de certeza de que a responsabilidade é dela. Então gostaria de saber...
* Se ela insistir que não é culpa dela, o que faço?
* Posso contratar um perito e cobrar as custas dela, caso seja identificado que é dela mesmo?
* Tenho que consertar o buraco que o meu bombeiro fez, mesmo se for problema dela?
* A proprietária é do Conselho. Caso crie mais problemas, pode destitui-la?
*Enfim... o que posso fazer para salvaguardar o condominio dessa situação?