ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

O sindico pode dar desconto para inadimplentes quitar a divida com o condominio

Por: Adilson Paulo Astolfi

1100 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (8)

  • jose roberto portela respondeu há 1100 dias atrás

    voçe pode,mas em comum acordo com o conselho,mas vai abrir um precedente muito perigoso

  • Angelina Somolanji R. Oliveira respondeu há 1100 dias atrás

    Adilson:
    Faça isto sempre com aprovação dos conselheiros. Também o desconto deve ser apenas sobre juros ou multa, nunca sobre o valor da dívida. Eu só dou este desconto se o valor a entrar for a vista.

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 1100 dias atrás

    Pelas informações adquiridas no curso do SECOVI,ó síndico não pode dar desconto em nenhuma hipótese, pois como o dinheiro não lhe pertence, ele não pode dar descontos e com isso penalizar os que pagam em dia, aceitando pagamento de outrem sem a cobrança devidas dos juros, multa e correção monetária. Se algum condomino solicitar ao ter conhecimento, ele pagará do próprio bolso o desconto que der.

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 1100 dias atrás

    O conselho também não tem autoridade para conceder descontos, mesmo sendo à vista. O correto é não dar nenhum desconto.

  • Roberto Ripoli respondeu há 1100 dias atrás

    O sindico não pode dar desconto, nem para condôminio adimplentes que queiram pagar antecipado, muito menos para inadimplentes.

  • Alva Administradora respondeu há 1100 dias atrás

    Sr. Adilson. o Síndico por vontade sua não pode dar desconto a ninguém para pagamento de dívidas ao condomínio. Sendo o dinheiro de todos, ele não detém autoridade suficiente para conceder descontos, perdoar juros ou multa. Muito menos o Conselho. Essa questão deverá ser tratada em Assembleia.

  • José Carlos Greghi respondeu há 1100 dias atrás

    Oi, boa tarde! Eu concordo que um síndico não tem autoridade para liberar desconto ou retirar juros e correções do inadimplente. Agora vamos fazer uma análise lógica: o inadimplente faz uma negociação e diz que irá pagar a dívida em quatro vezes sem juros e correção. Caso o síndico não aceite, o inadimplente diz que não efetuará o pagamento (caso já presenciado por mim). Nesse caso a cobrança será judicial. O custo do processo e do advogado o inadimplente irá pagar, porém as certidões negativas obrigatórias serão custeadas pelo condomínio (hoje o custo gira em torno de R$100,00). Concluindo: caso o abatimento (desconto) seja inferior ao valor das certidões, acredito que vale a pena o síndico autorizar o desconto (Fazer uma assembleia somente para isso?). Para tanto, a sugestão é em assembleia aprovar a autorização para que o síndico possa ter esse tipo de autonomia, levando-se em conta o valor das certidões negativas utilizadas no processo.

  • LEONARDO SIMONETTI respondeu há 1046 dias atrás

    Qualquer desconto deve ser aprovado por 2/3 dos condominos em assembleia e esse topico tem que estar descriminado na ata de convocação.