O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Atribuições dos funcionários

Conheça as funções do porteiro

O porteiro é um dos profissionais mais importantes de um condomínio. Afinal, ele é o cartão de visitas por conceder acesso seguro aos visitantes e prestadores de serviços, além de receber cartas e encomendas. Conheça, agora, quais são as funções do porteiro

26/08/22 08:04 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Homem branco sorridente vestindo camisa azul listrada, segurando uma prancheta com uma mão e com a outra mão na cintura.

O porteiro é o cartão de visitas do condomínio. É ele quem causa a primeira impressão de quem chega ao empreendimento, afinal, é ele quem autoriza, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários das unidades.

Mas estas não são as únicas funções do porteiro. Muitos moradores confundem com as do zelador e as do próprio síndico.

Por isso, é importante deixar bem claro quais são as atribuições desse profissional, para que ele possa exercer as suas tarefas da melhor forma possível e não haja desvio da função, que é uma prática contrária às normas trabalhistas.

Continue lendo este texto para descobrir quais são as funções do porteiro e o que não é atribuição desse profissional.

Quais são as funções do porteiro?

O porteiro possui várias atribuições e tem uma papel importante para garantir a segurança dos moradores e dos demais funcionários, já que é ele quem concede acesso a visitante e prestadores de serviços.

Para conseguir exercer as suas funções da melhor forma possível, e não comprometer a segurança do condomínio, é fundamental que o porteiro permaneça o tempo todo no seu posto, só se ausentando em casos de extrema urgência.

Além disso, o porteiro também precisa saber o que deve ser feito em situações de emergência, como quebra de elevador quando não houver mais nenhum funcionário em atividade, o aparecimento de um foco de incêndio ou se houver uma pessoa estranha rondando o condomínio.

Assim, a administração do condomínio deve providenciar um telefone para a portaria e deixar em um local acessível para o porteiro uma lista de telefones úteis, como polícia, SAMU e Corpo de Bombeiros.

Como o porteiro tem acesso às câmeras de segurança e, dependendo de como o condomínio é organizado, também tem uma boa visão da área externa, ele deve reportar ao síndico caso haja algum problema ou caso algum morador infrinja uma regra do regulamento interno.

Confira a seguir quais são as principais funções que um porteiro precisa desempenhar no seu dia a dia.

Conceder acesso aos visitantes

Entre as principais funções do porteiro está conceder acesso aos visitantes. Isso porque, antes de irem até às unidades residenciais, os visitantes precisam passar pela portaria.

Para garantir a segurança do condomínio, é importante que o porteiro colete os dados do visitante, como o nome completo e o número de algum documento de identificação e entre em contato com o morador que aquela pessoa vai visitar perguntando se o visitante pode entrar no condomínio ou não.

O porteiro só pode deixar o visitante entrar nas dependências do condomínio após a autorização do morador. Na hora de falar com o visitante, o porteiro deve permanecer na portaria e se comunicar com a pessoa por meio de um interfone.

Sempre que uma pessoa que não é moradora quiser entrar no condomínio, o porteiro precisa pedir autorização do morador para liberar o acesso daquela pessoa — mesmo que seja um visitante frequente.

Conceder acesso aos prestadores de serviço

Além dos visitantes, o porteiro também concede acesso aos prestadores de serviço. Contudo, mesmo que esses profissionais estejam uniformizados, o porteiro só pode deixá-los entrar após receber autorização do morador da residência na qual aquelas pessoas vão fazer o serviço.

Caso haja dúvida, o porteiro deve recorrer ao zelador. Após tirar essa dúvida, pode-se ligar para a empresa para saber se a pessoa que está se apresentando no condomínio é realmente um funcionário.

Caso o prestador de serviço vá fazer algum trabalho no próprio condomínio, o porteiro precisa perguntar para o síndico ou para o zelador se aqueles profissionais podem entrar. Essas medidas são simples, mas já ajudam a evitar muitos golpes.

Quando o interessado em entrar no condomínio se disser funcionário de concessionária (empresa de água, luz, gás), pode-se ligar para a administradora, também.

A empresa pode colaborar dizendo se realmente houve algum tipo de pedido de verificação ou de manutenção. Da mesma maneira, o porteiro deve fazer a identificação do suposto funcionário com a empresa em questão.

Após ter deixado o profissional entrar, o porteiro deve fazer um registro com o nome completo e dados da pessoa.

Em caso de obras no condomínio, só se deve deixar entrar os funcionários apontados e autorizados pela empresa prestadora de serviços. Caso haja algum tipo de remanejamento, o zelador, o síndico e o porteiro devem ser avisados pela empreiteira.

Receber cartas e encomendas

O porteiro também é responsável por receber cartas e encomendas. Nesse caso, ele recebe as correspondências do carteiro e as organiza de acordo com o sistema do condomínio, que pode ser a distribuição em mãos conforme o morador passa pela portaria, colocar as cartas nas caixas de correspondências de cada apartamento ou por debaixo da porta da unidade (geralmente feito pelo zelador).

Em alguns condomínios, o porteiro precisa interfonar para cada apartamento avisando da chegada de uma encomenda. Se o pacote for recebido pela portaria, é importante que o porteiro preencha um protocolo (livro ou aplicativo) informando a data do recebimento e unidade de destino e entregar ao morador mediante assinatura quando o item for retirado. Isso evita a entrega para o condômino errado.

O porteiro também é responsável por avisar os moradores quando chega algum pedido de delivery.

Guardar o livro de ocorrências

Quando há um livro de ocorrências físico do condomínio, no qual ficam catalogadas as queixas dos moradores, geralmente fica guardado na portaria.

Sempre que um condômino pedir para escrever uma reclamação nesse livro, o porteiro precisa avisar o síndico. Além disso, é importante que o porteiro peça para os moradores assinarem as queixas.

Isso evita que um condômino tente prejudicar o outro e também facilita a identificação do morador, caso o síndico precise tirar alguma dúvida sobre aquela reclamação.

O que não é função do porteiro?

Além de saber quais são as funções do porteiro, o síndico e os moradores também precisam saber o que não é atribuição desse profissional. Por isso, vamos mostrar agora quais tarefas não se encaixam nas funções do porteiro:

  • Trocar lâmpadas;
  • Cuidar da limpeza do condomínio;
  • Vigiar as crianças;
  • Manobrar carros;
  • Guardar pertences dos moradores, como chaves da unidade;
  • Ir até à unidade residencial de um morador para fazer algum reparo;
  • Levar as compras do morador até a sua casa ou apartamento.

Sendo assim, os condôminos e o síndico não devem cobrar essas tarefas do porteiro, já que elas não fazem parte das funções do profissional.

Além disso, caso o porteiro fizesse algumas dessas tarefas, ele teria que se ausentar da portaria, o que poderia gerar problemas, já que ele não estaria presente para receber os visitantes, os prestadores de serviço e as encomendas.

Também não se deve pedir ao porteiro para fazer algo que implique em descumprimento das regras do condomínio ou autorizar que sempre libere uma determinada pessoa que não seja moradora da unidade.

Relação do porteiro com os moradores

O porteiro deve manter um relacionamento cordial e simpático com os moradores, evitando a todo custo deixar a portaria desassistida.

Ele também deve colaborar para o cumprimento do regulamento interno e alertar o zelador e o síndico sobre irregularidades ocorridas durante o seu horário de trabalho.

Cotidiano do porteiro

Para que as funções do porteiro sejam cumpridas à risca e o seu dia a dia flua bem, algumas recomendações são fundamentais:

  • Estar sempre com o uniforme bem passado, com a barba e o cabelo cortado, passando uma ideia de higiene;
  • Não manter conversas com demais funcionários na portaria ou em áreas comuns por tempo demasiado;
  • Não comentar, fora do local de trabalho, sobre o seu cotidiano no condomínio e tampouco dos moradores por questão de sigilo e segurança;
  • Manter portões e demais acessos ao condomínio fechados em horários de recolhimento de lixo e limpeza das ruas.
  • Veja aqui: dicas de postura para porteiros e zeladores
  • Baixe aqui: cartaz com 10 dicas do porteiro exemplar

Condições que o condomínio deve oferecer para o porteiro trabalhar melhor

É importante que o condomínio ofereça a melhor estrutura e condições para que as funções do porteiro sejam bem desempenhadas. Listamos algumas:

  • Portaria blindada ou com boas condições de trabalho (bem ventilada e com um mínimo de espaço);
  • Linha telefônica na portaria;
  • Reciclagem ou treinamento a cada seis meses, para se manter atualizado;
  • Conhecer bem os procedimentos do condomínio (síndico e zelador devem colaborar ao explicar bem as regras para o funcionário);
  • Lista atualizada com contatos úteis: polícia, bombeiros, administradora, síndico, zelador, delegacia mais próxima, empresa responsável pela manutenção dos elevadores etc.
  • Veja aqui: Como ter porteiros motivados
  • Veja aqui: A guarita ideal para porteiros

Convenção Coletiva - SP

Veja o que diz a convenção do Sindicato dos empregados de edifícios comerciais e residenciais de São Paulo sobre o trabalho do porteiro:

Parágrafo Segundo - Porteiro ou Vigia (diurno e noturno) é o empregado que executa os serviços de portaria, tais como:

a) Receber e distribuir a correspondência destinada aos condôminos ou inquilinos;

b) Transmitir e cumprir as ordens do zelador;

c) Fiscalizar a entrada e saída de pessoas;

d) Zelar pela ordem e respeito entre os usuários e ocupantes de unidades autônomas;

e) Dar conhecimento ao zelador de todas as reclamações que ocorrerem durante a sua jornada.

Agora que você já sabe o que são e o que não são funções do porteiro, leia nossa matéria “O que faz um zelador de um prédio” para descobrir quais são as atribuições desse profissional.

Conteúdo SíndicoNet.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet