ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

A síndica do meu prédio proibiu que a chave fique na portaria. Ela pode fazer isso??

Por: David Antonioli

Bom dia a todos!
Moro com minha esposa e ficamos fora o dia inteiro. Contratei uma diarista e precisei deixar a chave na portaria, porém - para minha surpresa - a síndica me proibiu de deixar a chave na portaria!!
Tenho duas dúvidas:
1) Ela pode impor uma regra que está fora das regras do condomínio?
2) Mesmo impondo essa regra, a mesma não deveria ser aprovada em assembléia com a anuência de todos os moradores?
Muito obrigado pela ajuda

1034 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (5)

  • ANTONIO CARLOS EVANGELISTA respondeu há 1034 dias atrás

    David
    Boa Tarde.
    Se o prezado informa que não existe nada que comente sobre este assunto de chaves em portaria, é uma atitude particular que a Síndica quis assumir a si, talvez por precaução de vir acontecer problemas maiores de empregados entregarem chaves a quem não deveria e posteriormente ela vir a ser responsável ou mesmo empregados podem ir aos aptos e depois os donos alegarem que sumiu isto ou aquilo, e por aí vai.
    É preciso ver este lado que a ela compete e para garantir a tranquilidade dos Condôminos e dos Empregados.
    No seu caso, se contratou uma diarista, e tem confiança em deixar seu imóvel com ela sem que possa temer de haver algo que venha a sumir; porque não faz uma cópia que seja somente de uma porta e a entregue para que evite este problema? Não vai incomodar ninguém. Ninguém ficará responsável por nada a não ser o Senhor mesmo e sua diarista que o senhor tem confiança plena nela.
    Abraços.

  • Angela Merici Grzybowski respondeu há 1034 dias atrás

    David, a segurança é a neurose do momento, chave na portaria pode ser a oportunidade para a ocorrência de furtos ou outros problemas nas unidades e aí os moradores insistem em cobrar responsabilidade do condomínio; por isso, todos os consultores de segurança recomendam que as chaves dos aptos não fiquem na portaria.
    Se a faxineira vem fazer o trabalho e você confia nela, porque não dar uma cópia da chave pra ela?!?! Afinal, se você esquece de deixar a chave ela não consegue entrar e não trabalha, mas você tem que trazer a chave o pagar o dia mesmo ela não trabalhando.
    Se morasse numa casa e fosse receber uma visita que pode ficar com a chave, teria que esperar esse visitante chegar pra entregar-lhe a chave de sua casa, então no condomínio não será diferente.
    Concordo que deveria ter sido levado à assembleia, não para que TODOS os condôminos aprovem, mas que a maioria dos presentes aprovem.
    Desculpe-me, mas ela está certa e está tentando é tirar o condomínio da linha de responsabilidade.

  • José Carlos Greghi respondeu há 1034 dias atrás

    Oi, boa tarde! Na minha opinião ela deveria explicar o motivo de ter tomado essa atitude. Mas, ela não está nem um pouco errada. Os funcionários dos condomínios sabem que trabalham para o edifício e não para os moradores. O fato dos moradores solicitarem serviços extras aos mesmos (pode ser a guarda da chave) irá implicar em "ADICIONAL POR ACÚMULO DE CARGO" (vide convenção coletiva - SECOVI SP). Caso o funcionário entre na justiça exigindo o acumulo de cargo e ganhar na justiça, o condomínio terá que pagar 20% (vinte por cento) a mais em seu salário. de maneira retroativa. Minha sugestão: funcionário do edifício presta serviço para o condomínio, portanto vamos evitar utilizá-los mesmo que para coisas simples como essa: "uma simples guarda de chaves". - Feliz Natal e um Feliz Ano Novo.

  • David Antonioli respondeu há 1034 dias atrás

    Muito Obrigado a todos pela ajuda e esclarecimentos!
    Boas Festas!

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 1034 dias atrás

    Prezado Davi,

    No regulamento do meu condominio diz que é proibido deixar as chaves dos aptos. na portari. No curso que fiz, de administradora dce condomínios, foi explicada que essa prática dos moradores deixarem as chaves ns portarias facilitam, tanto para os porteiros quanto parfa os empregaods, que possam trazer algum problema de segurança para o próprio morador.

    Porem, se no seu regulamento não tem nada disso, converse com a sindica e diga da sua necesidade, quem sabe ela muda de idéia?

    Se está fora das regras do condomínio, ela nao pode impor.