ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

A contrutora paga ou não a taxa de condominio

Por: Fernando José Lima de Oliveira

No condominio onde sou síndico a contrutora vai construir 16 blocos com 12 apartamentos cada torre 50% já foram entregues porem so 04 torres tem o habite-se e a vistoria do corpo de bombeiros as outras 04 so tem o habite-se as demais torres algumas em fase inicial outras 50%, e outras ainda não sairam da planta e ai a construtora tem a obrigação de pagar a taxa de condominio ou não.

1055 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (7)

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 1055 dias atrás

    Fernando,

    A construtora é obrigada a pagar a taxa condominial da torre cujas chaves foram entregues. Se alguma torre está em fase de acabamento e ainda não foram entregues as chaves aos proprietários, não há o que pagar, concorda?

  • Edmilson Marsilli respondeu há 1055 dias atrás

    A taxa condominial so e cobrada a partir da entrega total das unidades, ou seja, as torres que ainda estao em construçao ou inacabadas nao existe taxa Condominial

  • Gildo Reis Lins respondeu há 1055 dias atrás

    Entendo que estando construida a unidade residencial, e tendo morador já morando, as unidades ainda não vendidas, é de responsabilidade do construtor ou incorporador participar do rateio das despesas condominiais.

  • Osni - PROCOND respondeu há 1055 dias atrás

    Unidades não vendidas mas prédio já parcialmente habitado, a Construtora paga a taxa condominial igual a todos. Elas (construtoras) adoram inventar leis que só interessa a elas. Cuidado que na Convenção pode ter um artigo escrito com letras corpo 2 dizendo que: enquanto as unidades não forem vendidas a construtora pagará 30% da cota condominial. Pura invenção. Paga igual.

  • Eduardo Gimenez Junior respondeu há 1055 dias atrás

    A construtora pagara por aptos não vendidos onde ja esta liberado para moradia, os proprietarios dos aptos liberados e não habitados pagam pelo seu apto, os que não estão liberados e ou ainda não foram construidos, não.

  • Eduardo Gimenez Junior respondeu há 1055 dias atrás

    Mesmo porque as areas em construção, os predios não liberados, mesmo habite-se e sem liberação do corpo de bombeiro, devem estar isoladas. Assim dimimui a area do condominio. O que estiver dentro da area liberada é que se deve avaliar qual a situação dos aptos e a quem pertencem e deles cobrarem o condominio.
    Se ainda estiverem em na mão da construtora, ela paga.
    Se o proprietario comprou e não se mudou ainda por qualquer motivo, ele paga o condominio.

  • rinaldo pereira respondeu há 767 dias atrás

    fernando, a contrutora tem obrigação de pagar, porém nunca o faz, no meu condominio aconteceu o mesmo, e orientamos os propietarios que ainda não receberam o apartamento a pagar e levar a contrutora na justiça para receber de volta, o condominio sempre será devido pelo propietario por isso é melhor paga-lo e receber em juizo.