O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Mercado

Regularização de loteamentos

Iniciativa é do Ministério Público de Vinhedo (SP)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

Vinhedo deverá ser a 1ª cidade do país a regularizar loteamentos fechados

 
Iniciativa do Ministério Público de Vinhedo em regularizar loteamentos fechados poderá chamar a atenção do restante do país. Estes residenciais, conhecidos equivocamente por ‘condomínios’, foram murados com a autorização da municipalidade, restringindo o acesso a áreas públicas para o restante da comunidade. A prática é comum em várias cidades, porém, irregular.
 
O promotor de Justiça, Rogério Sanches Cunha, abriu investigação, de uma só vez, contra 24 loteamentos fechados – outros já têm inquéritos ou mesmo ações civis em andamento – na tentativa de firmar acordos com estes residenciais e regularizar as áreas públicas.
 
Caso o loteamento fechado não concorde com termos de um acordo, o Ministério Público entrará com ação civil pública pedindo a abertura do residencial. A tentativa de regularizar os loteamentos fechados – a grande maioria implantada de 1997 a 2004, nos dois primeiros mandatos do atual prefeito, Milton Serafim (PTB) – iniciou em 2006. Na época, Vinhedo estava discutindo o novo Plano Diretor da cidade.
 
O documento municipal foi aprovado com a possibilidade de compensação de áreas públicas – institucionais e verdes – para que o loteamento conseguisse manter muros e portarias. Agora, uma proposta de alteração do Plano Diretor será encaminhada para a Câmara de Vereadores.
 
Ao invés de compensação das áreas, conforme explicou o promotor, o Plano Diretor deverá trazer concessão de direito real de uso com ônus. A diferença, segundo Rogério Sanches, é que na compensação o loteamento ficaria proprietário da área até então reservada para a construção de parque, praças ou mesmo quadras de esportes para toda a comunidade. Com a concessão, a municipalidade continuará proprietária da área.
 
Segundo o promotor, Vinhedo é conhecida como “a cidade dos condomínios” e o título deve permanecer, porém, sem que haja irregularidades. De acordo com o promotor, muitos moradores não têm conhecimento de que se apropriam, atualmente, do que é público. Rogério Sanches afirmou que outro objetivo dos inquéritos é tentar proibir a municipalidade de aprovar novos loteamentos fechados.

Fonte: http://www.jornaldevinhedo.com.br/interna.php?idc=8,1,5462

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet