ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

Eu posso solicitar para ver as NOTAS FISCAIS?

Por: rodrigo ros

Sou um simples morador, o condominio é novo. Eu estou interessado em solicitar as NOTAS FISCAIS de todos os serviços e produtos adquiridos para fazer uma conferência.

COMO DEVO PROCEDER?
A QUEM DEVO SOLICITAR ESSAS NFs?
EU TENHO ESSE DIREITO?

1041 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (25)

  • Miguel Lucas Junior respondeu há 1041 dias atrás

    Bom dia Rodrigo, acredito que no seu condomínio exista um conselho fiscal, e a este compete a obrigação de fiscalizar como a atual gestão administra serviços, contratos, prestações de serviços e etc...porém nem sempre acontece assim, o conselho deve fiscalizar, e esta prerrogativa pertence a ele, mas isso não impede que você, sem imposição peça para ver a pasta a qualquer momento, através de solicitação prévia.

    Espero ter ajudado.

  • Angela Merici Grzybowski respondeu há 1041 dias atrás

    Rodrigo, as notas fiscais compôem a Pasta de Documentos Mensais do condomínio, é claro que você pode solitiar vistas às pasta, faça uma anotação no Livro de Reclamações do condomínio ou então converse diretamente como síndico e aí ele provavelmente vai agendar uma hora e local para você ver as pastas, o que via de regra não pode é levar pra casa e ficar com um tempo com a pasta em casa.

  • JORGE PEREIRA respondeu há 1041 dias atrás

    Rodrigo , é direito seu ver a pasta de documentos do condomínio , a qualquer momento. Como já disseram , basta que voce , de preferencia , faça sua solicitação ao síndico com anotação feita no livro de registros , e ele vai agendar um dia para que voce possa fazer sua verificação. Agora ele muito provavelmente não deixará que voce leve os documentos para sua casa , pois a responsabilidade da guarda dos mesmos ( documentos ) é dele ( sindico ) . .
    Abraços

  • ANTONIO CARLOS EVANGELISTA respondeu há 1041 dias atrás

    Rodrigo
    Boa Tarde.

    Conforme meus (as) Colegas, já mencionaram
    Solicite por escrito ou no livro de ocorrências, ou por carta protocolada dirigida ao Síndico para ele marcar dia e hora para que possas verificar as Notas Fiscais em geral.
    É um direito de todo Condômino.
    Abraços.

  • Marisa Marta Sanchez respondeu há 1041 dias atrás

    Rodrigo

    Todo condômino tem direito de ver as pastas do condomínio. E isso é mais do que prudente porque o que mais existe é conselho fiscal pelego. E na hora do vamos ver, todos vão pagar novamente pelos desmandos (se houverem),

    O problema é que "simples morador" não esclarece se você é condômino, porque condômino é o dono ok? Caso você seja filho do condômino ou seja locatário peça ao dono do imóvel uma procuração para você poder verificar tudo e participar das assembleias.

    Abraços

  • rodrigo ros respondeu Marisa Marta Sanchez há 1041 dias atrás

    Sou Condômino também, dono do imóvel.

    Coloquei o termo simples morador, pq me coloquei numa situação em que eu não consigo ter autonomia pra fazer as coisas. Acabei confundindo você, me desculpa e muito obrigado.

  • Marisa Marta Sanchez respondeu rodrigo ros há 1041 dias atrás

    Então é fácil. Como no meu condomínio nós temos administradora os condôminos vêem tudo a própria administradora, então ninguém precisa marcar hora. Horario comercial.

    Pode ser que os documentos no seu caso estejam com o síndico, então você marcará um horário com ele, mas não se intimide querer que as coisas andem certo é uma questão até de cidadania, você tem esse direito,

    Abraços

  • rodrigo ros respondeu Marisa Marta Sanchez há 1041 dias atrás

    No nosso condominio tbm temos uma administradora que cuida das finanças.
    é pra ela que devo solicitar esses doctos?

  • Marisa Marta Sanchez respondeu rodrigo ros há 1041 dias atrás

    Sin, se vocês têm administradora é melhor usar a estrutura deles, afinal quem ganha realmente é a administradora e não o síndico; se houver alguma informação diferente eles te passam.

    Abraços

  • francisco freitas mendes respondeu Marisa Marta Sanchez há 1041 dias atrás

    Marisa, desculpe discordar de seu parecer, mas toda documentação é de reponsabilidade do síndico, mesmo as que estão em poder da Administradora, logo, o condômino que queira ver a pasta, tera obrigatoriamente que solicitar autorização primeiro ao síndico e êste autorizara a Administradora a mostrar a pasta ao condômino. Lembre-se que a Administradora é uma mera assessora do síndico e não tem poderes para nada, salvo os indicados em procuração ou nas atas.

    Francisco

  • Angela Merici Grzybowski respondeu francisco freitas mendes há 1041 dias atrás

    Concordo com vc Francisco, desculpe-me Marisa, mas a administradora não deve fornecer documentos aos moradores, pois a guarda desses documentos é responsabilidade do síndico, então, o condômino que queira vê-los que espere a Pasta ficar pronta e aí o síndico agenda uma hora para que ele possa ver, a administradora não tem essa autonomia; a pasta não estando pronta e com suas folhas numeradas se algo sumir quem vai assumir o extravio?!?!

  • Marisa Marta Sanchez respondeu francisco freitas mendes há 1039 dias atrás

    Oi Amadinho

    Eu não ignoro que toda a documentação é responsabilidade do síndico. E eu disse ao colega, se houver outra orientação a administradora te passa.

    Sabe porque eu disse isso? Porque normalmente, síndico que não tem nada a esconder, não guarda os documentos na sua casa, isso fica na administradora com ordens de mostrar a quem estiver interessado.

    Porque a menos que o síndico seja profissional ele não estará disponível sempre, a adminitradora é paga por todos os condôminos justamente para ajudar o síndico, não é mesmo?

    Eu nunca fiquei sabendo quem ia na administradora ver os documentos. E nunca nem quis saber. Mera rotina, nunca eu centralizaria a esse ponto. Até porque, como eu disse QUEM NÃO TEM NADA A ESCONDER NÃO ESCONDE.

    Abraços

  • francisco freitas mendes respondeu Marisa Marta Sanchez há 1038 dias atrás

    Marisa, você falou em síndico que guarda documentação em casa é por que talves tenha algo a esconder, Vejo sua resposta como absurda, todo e qualquer condominio tem por obrigação de ter um quartinho com chaves, onde se guarda toda a documentação do condominio, bem como as pastas, onde tudo la guardado é de responsabilidade do síndico. Caso o condomínio não tenha esta área disponível, ai sim você deixa na administradora, agora guardar em casa não pode mesmo.

    Francisco

  • ANTONIO CLAUDECIR BIAZOTTO respondeu francisco freitas mendes há 1038 dias atrás

    Uma pergunta:
    Nestas pastas geralmente tem todas as informações, inclusive inadimplentes.
    Vocês mostrariam mesmo assim?
    Vocês confiariam a um condômino que olhasse tudo? Até informações sobre outros condôminos?
    Abraço!!!

  • Angela Merici Grzybowski respondeu ANTONIO CLAUDECIR BIAZOTTO há 1013 dias atrás

    Antonio, o condômino é parte interessada na inadimplência do condomínio, é ELE quem financia o inadimplente, então ele, com certeza, tem o direito de ver isso, o que ele não pode e nem deve é tomar atitudes isoladas de cobrança, mas saber quem (a unidade) que está devendo, ele pode saber sim.

  • Marisa Marta Sanchez respondeu ANTONIO CLAUDECIR BIAZOTTO há 1013 dias atrás

    Abntonio nas pastas contábeis não constam tudo ok? Claro está que eu não vou passar o CPF de um para o outro. Mas se estiver ajuizado, ele pode ir no fórum que ele consegue a informação de graça.

    Na listagem dos devedores provavelmente constará o nº do ape, se pelo número ele identificar quem é, má sorte do picareta. E se ele sair falando, problema dos dois. O fato é que no âmbito de prestação de contas essa informação (nº do ape e valor da dívida) não pode ser sonegada.

    Abraços

  • Marisa Marta Sanchez respondeu francisco freitas mendes há 1013 dias atrás

    Amadinho, guardar num quartinho é uma coisa. Qualquer fiscal do Ministério do Trabalho por exemplo terá acesso a esse quartinho, esteja ou não o síndico presente.

    Na casa dele? Entra quem ele quiser e o condomínio que se dane.

    A menos que nós estejamos falando de um condomínio tão pequeno que nem tenha esse quartinho, (acredite em mim, existem condomínios assim), vai guardar em casa para que? O cidadão morre, a viuva não tem a mais remota ideia do que trata, e vai tudo para o lixo? O risco existe.

    FUI

  • jose emilio marcondes respondeu há 1038 dias atrás

    Tem sim este direito!!! Para que vc tenha mais sustentacao faca uma solicitacao escrita de quais notas fiscais vc quer e colocque data para a resposta e se ele se negar vc coloca nom ural do edificio para que os outros moradores vejam a negacao

  • ANTONIO CLAUDECIR BIAZOTTO respondeu jose emilio marcondes há 1038 dias atrás

    Por que o Rodrigo não se candidata a conselheiro?
    Aí ele pode ter acesso.
    Pressão e exposição do síndico nunca será o caminho correto.
    Mas, cada cabeça uma sentença....

  • rodrigo ros respondeu ANTONIO CLAUDECIR BIAZOTTO há 1038 dias atrás

    Realmente tenho muita vontade, porém quando entrei no condominio o conselho já havia sido formado. E agora só daqui a dois anos. Mas independente de conselho ou não, todos nós temos que fazer a nossa parte para a melhor administração dos recursos.

  • francisco freitas mendes respondeu ANTONIO CLAUDECIR BIAZOTTO há 1038 dias atrás

    Antonio, legalmente você pode constar o no. do apto. do inadimplente no balancete, logo ver isto na pasta, nada de mais.
    O condômino que quizer examinar a pasta, podera fazê-lo em dia e hora marcada, com a presença do síndico ( SOMENTE).
    Lembre-se que toda e qualquer documentação do condomínio é de única e exclusiva responsabilidade do síndico e alguns documentos guarda-se até 35 anos, estejam no condomínio ou na administradora.
    Francisco

  • Marisa Marta Sanchez respondeu francisco freitas mendes há 1013 dias atrás

    Francisco, que lei diz na presença do síndico somente????

  • Angela Merici Grzybowski respondeu há 1038 dias atrás

    Colegas, sem grandes debates, um condômino pode ver as pastas de documentos do condomínio a qualquer momento, basta solciitar ao síndico e este ierá agendar um horário, na administradora a pasta ainda não foi montada, então não aconselho, mas depois da pasta montada e suas folhas numeradas, o condômino pode ver como está sendo gasto seu dinheiro e também saber quem está inadimplente, essa informação interessa a ele e ele tem o direito de saber.
    Não se está falando em pegar as notas ou a pasta e levar pra casa para examinar ou sabe Deus o que fazer, muito menos em ficar falando dos inadimplentes pelos corredores do condomínio.
    Estamos falando de pessas interessadas em acompanhar a administração do codnomínio e que sendo proprietários têm isso como seu direito.

  • ana Paula respondeu há 1038 dias atrás

    Peça ao síndico, se não estiver com ele está na administradora para balanço depois volta . Mas a forma mais correta de vc saber todas as contas do condomínio é participar do conselho administrativo.vizinho

  • ana Paula respondeu há 1014 dias atrás

    Claro que vc pode, peça ao síndico marcar uma hora com vc para isso. Vc só não pode ficar com livro de prestação do mês para analisar na sua casa, pois essa função é do conselho fiscal.