ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

Janela com vidro fumê - demais vidros canelado

Por: Catia Ferreira de Souza

Foi solicitado através de notificação que alguns moradores adequassem aos padrões da maioria de outros moradores, a Cohab entregou os aptos com janelas de ferro, que com o tempo enferrujaram, e a maioria dos moradores trocaram por janelas de alumunio e vidro canelado, solicitei na minha gestão que os demais moradores também efetuassem a troca para o mesmo modelo para voltar o prédio ao padrão, assim sendo a maioria acatou e trocaram suas janelas com vidro como os demais canelado, somente uma moradora colocou a janela da lavanderia dela que é grande de vidro fumê liso, contrariando os demais aptos que tem a janela tanto da lavanderia como os demais vidros em branco canelado. Posso exigir que ela acate a solicitação, entendo que a mesma continua alterando a fachada. E estou sendo questionada por alguns moradores que "NAO DEVERIA SER PADRÃO". As demais janelas do apto dessa moradora é em vidro branco canelado. O que posso fazer? No aguardo e agradeço desde já.

1013 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (9)

  • Miguel Lucas Junior respondeu há 1013 dias atrás

    Oi Cátia, primeiro eu olharia o que diz a Convenção detalhe por detalhe, depois marcaria uma reunião para explanar o problema, e então se não resolver, convocaria uma Assembléia Geral Extraordinária, a fim de criar força juridica, e enfim exigir a troca pelo padrão.

  • Angela Merici Grzybowski respondeu há 1013 dias atrás

    Catia, as janelas compõem a fachada, então é responsabilidade do condomínio fazer a manutenção ou troca, o melhor seria ter feito uma arrecadação e substituido todas de uma vez, o preço seria negociado melhor e vocês teriam um padrão; mandar que cada morador faça a sua dá nisso, uns fazem outros não e tem gente que faz do jeito que quer.
    Agora, você terá que negociar com essa moradora para que troque pelo padrão.

  • Catia Ferreira de Souza respondeu Angela Merici Grzybowski há 1013 dias atrás

    Agradeço a ajuda, e sei que essa vai ser a parte mais difícil, porque é uma pessoa muito difícil.

  • ANTONIO CARLOS EVANGELISTA respondeu há 1013 dias atrás

    Cátia
    Bom dia.

    Voce afirma que solicitou aos Condôminos que fizessem uma harmonização das janelas.
    Mas isto foi realizado mediante uma Assembleia em que ficou determinado esta posição ou foi por meio de seu contato verbal ou informal? E cada um está fazendo ou fez essa modificação?
    Porque se não foi por meio de uma Assembleia, embora todos tenham lhe acolhido sua sugestão, uma não quer acolher e não terá como demovê-la porque não existe determinação Assemblear.

    Fala uma Assembleia para ficar definido tipos de alumínio, formato, tipo de vidros.
    Quem já fez, sem problema.
    Todos outros terão que cumprir o que determina a Assembleia que especificou este assunto.
    Não se pode alterar a fachada, sem uma Assembleia própria para tal.
    Tente convencer a Condômina, se não conseguir; somente partindo para a Assembleia, porque aí terá meios de adverti-la, retirar o que instalou sob pena de ser multada.
    Grande Abraço

  • Catia Ferreira de Souza respondeu ANTONIO CARLOS EVANGELISTA há 1013 dias atrás

    Quando assumi em março do ano passado, a maioria à alguns anos já havia trocado algumas janelas de ferro para a de alumínio, então através de reclamações na administradora até mesmo por essa moradora foi aonde levei o assunto à administradora que me instruiu a notificár todos os moradores que tinham as janelas fora do padrão atual da maioria que é aluminio, e na época em que eles trocaram essas janelas por falta de informação ou conhecimento da convenção a administração desse condomínio nao fez nenhuma assembléia, deixou que cada um trocasse, e assim foi, hoje uns 10 aptos tem somente a necessidade da troca de 01 janela de ferro para alumínio as demais foram trocadas nessas épocas passadas, então estava uma poluição visual terrível. Entendo que não justifica essa moradora ter a janela da sala, quarto, cozinha, banheiro de alumínio com vidro canelado e somente essa janela da lavanderia de vidro fumê. Dia 24 teremos uma assembléia de prestação de contas, posso pedir para colocar esse assuntos em pauta como : OUTROS ASSUNTOS?

  • ANTONIO CARLOS EVANGELISTA respondeu Catia Souza há 1013 dias atrás

    Cátia
    Boa Noite.

    Não só pode, como deve.
    Peça a sua administradora ou quem de direito para colocar em pauta, harmonização de janelas na fachada para que doravante, seja uniformidade para todos.
    Mas isto, é o que lhe falei anteriormente: Se tivessem feito uma assembleia com intuito de alterar, modificar as janelas de ferro para alumínio e fosse aprovado , teria sido rateado entre todos o valor e teria sido executado por uma empresa que faria todas iguais.
    Agora, tem que possuir na Assembleia para aprovação desta alteração, 2/3 dos Condôminos na primeira convocação, mas o artigo não fala quantos são necessários na segunda convocação!!!!!

    Acredito que tenha concluido minha explicação.
    Grande Abraço.

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 1013 dias atrás

    Catia,

    De qualquer maneira, tendo feito assembléia opu nçao, o vidro fumê foge a qualquer padronização. E o sindico não é obrigado a fazer tudo para os moradores.
    Faz-se uma assembléia, vota-se e se for aceito, quem quiser faz a sua colocação de vidro nos padrões que estão os outros, porém vidro fumê é alteração de fachada, mesmo considerando que antes tinhas janelas de ferro.

    Mande uma advertencia e uma notificação para ela retirar o vidro fumê, senão vai ficar parecendo uma
    favela. Cada um faz do jeito que quer.

  • Marisa Marta Sanchez respondeu Maria Telma Falcão de Carvalho há 1011 dias atrás

    Oi Telma

    É que na dura realidade da maioria dos prédios da Cohab, pelo menos aqui na zona leste, essas mudanças aconteceram quando os prédios foram entregues ha 30anos atras. E agora: Vai querer disciplinar na marra sinto dizer mas o mais provavel é ter sua integridade física em risco.

    Já vi acontecer, aliás já vi acontecer assassinato porque o síndico chamou a atenção de adolescentes que jogavam bola no corredor.

    Por isso meu conselho, vá devagar com o andor porque o santo é de barro, se essas mudanças foram feitas sem critério a "tocentos" anos atras, não vai ser com uma assembleia que se rsolverá isso. Enfim, cada um cada um. Meu melhor conselho é esse.

    Abraços

  • Marisa Marta Sanchez respondeu há 1013 dias atrás

    Oi Catia

    Vocês começaram errado não é na marra que vão consertar. Até porque acredito eu que em alguns casos já houve decurso de prazo para a reclamação. Mesmo que cada um ficasse responsável pela sua substituição, na época da mudança vocês deveriam ter PADRONIZADO O QUE DEVERIA SER FEITO E REGISTRADO ESSA MUDANÇA DE CONVENÇÃO no cartório de registro de imóveis e ela obrigaria a todos,

    Como se diz, agora "Inês é morta só resta seguir o enterro". Tente convencer as pessoas de boa que a padronização valoriza o prédio mas o desgaste vai ser grande.

    Abraços