ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

Porteiro pode trabalhar 8 hs por dia? A hora de almoço pode ser paga ou deve ser tirada?

Por: condominiobv

Meu condomínio precisa cortar gastos e para tanto pensamos em diminuir o número de porteiros, que trabalham 06 horas. São 04 porteiros por dia. Mais um zelador q cobre as folgas e presta outros tipos de serviço. O zelador reclama que não dá tempo de cobrir as folgas e fazer os demais serviços do prédio. Ainda temos a faxineira. Como poderíamos fazer??

1268 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (8)

  • Raphael Toscano respondeu há 1267 dias atrás

    Não sei o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho dos Condomínios e dos Empregados em Condomínios e Edifícios de sua cidade. Aqui no prédio em que moro, na cidade de São Vicente, o síndico indenizou as horas extras dos funcionários e implantou novo horário, abolindo praticamente as horas extras.
    Nossa convenção determina que o funcionário tem jornada mensal de 220horas, com limite semanal de 44horas.
    Em assim sendo, nossos funcionários trabalham de segundas às sextas feiras 8horas, perfazendo o total de 40horas. No sabado a jornada é de apenas 4horas, perfazendo as 44horas semanais determinadas pela convenção.
    Logicamente que vocês terão que efetuar um planejamento e ter uma planilha de horários bem elaborada, respeitando sempre as folgas que cada um tem direito.
    Em nosso prédio a mudança foi benefica e deu bons resultados no que se refere a economia.

    Fonte:
    Raphael Toscano
    São Vicente/SP

  • Jussara Cunha respondeu há 1266 dias atrás

    Artigo 71 do Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto-lei 5452/43

    Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.
    § 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.
    § 2º - Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.

    Fonte:
    § 3º O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares.
    § 4º - Quando o intervalo para repouso e alimentação, previsto neste artigo, não for concedido pelo empregador, este ficará obrigado a remunerar o período correspondente com um acréscimo de no mínimo 50% (cinqüenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho. (Incluído pela Lei nº 8.923, de 27.7.1994)

    Como o Raphael colocou, um arranjo p/ diminuir as horas extras, e até outras economias tais como energia, água, gás, etc poderam retornar bastante.

  • Jussara Cunha respondeu há 1266 dias atrás

    Outro aspecto é que o zelador do seu condomínio acumula folguista e manutenção. Certamente ele não consegue ser zelador. Ao ser folguista dos porteiros, ele consome 6h (atuais) do dia de trabalho dele que tem 8h. Qdo ele esteja como porteiro ele não pode dar manutenção a nada pois está preso na portaria. Algumas manutenções de um condomínio são tarefas que demandam tempo - manutenção não é apenas trocar lâmpadas (sic). Daí qdo ele vai executar essas tarefas mais longas, podem se tornar mais longas ainda pois o condomínio pode estar precisando do zelador. Se der o horário dele, ele vai embora e continua aquela tarefa de manutenção no dia seguinte - depois de atuar como porteiro. Porém algumas manutenções, se interrompidas, significam risco - uma bomba pode seguinificar o prédio ficar sem água. Daí, embuído da gravidade da manutenção que esteja fazendo, o zelador faz hora extra.

    Fonte:
    Mais ainda: qdo o zelador fica folguista a noite, ele retorna ao trabalho após 11h - conforme especifíca a CLT? Provavelmente não! Isso é risco de reclamação trabalhista e, causa ganha fácil!

    Ou seja: vcs pensam que têm 1 zelador!

    Em meu condomínio, só de energia, consegui diminuir 45% da conta de luz desde novembro/10. Isso corresponde ao custo de 1 funcionário terceirizado por mes. Em água, todos os aptos são verificados na caixa acoplada de banheiro - grande ladrão de água - o zelador ou o funcionário da manutenção regulam.
    Então é uma questão de planejar e não ir direto na folha de pagamentos. A folha mais barata é a sem funcionários. Isso satisfaz e seria bom para o condomínio? Bom, se os proprietários se tornarem os mantenedores de sus propriedade, ótimo! Mas não vale deixar abandonado e querer manter o valor do imóvel!

  • Edvaldo da Silva Machado respondeu há 1258 dias atrás

    dependendo da quantidade de moradores no condominio nao seria + viavel criar um cx2 ou aumentar o valor do condominio do q mexer com o baixo salario dos funcionarios causando insatisfaçao dos mesmos desmotivando-os. afinal quem quer morar bem tem que gastar bem.

  • Attentus Serviços de Portaria e Limpeza Ltda respondeu há 1135 dias atrás

    O ideal é que esta hora de refeição seja paga, e pode ser colocada em folha de pagamento, isto evita futuras reclamações trabalhistas.

  • GILSON SANCHES RODRIGUES respondeu há 984 dias atrás

    olha eu trabalho nesta função e com 08 horas por dia, escala 4/2 ´ só que tem 03 turnos com 02 porteiros e um de folga no caso somos 03 em cada período, mas também pode colocar escala de 12/36, só que eles tem que pagar feriados e no caso de adicionais noturno, pagar integral e não parcial porque nesta escala de 12/36 você trabalharia 15 dias no mês, ai no caso de voces cada porteiro trabalharia 12 horas e folgaria 36 horas.o zelador teria que cobrir somente as horas das refeições o da madrugada ele pagaria para o porteiro.

  • ivanildo joao clementino respondeu há 910 dias atrás

    coloque numa escala de 12*36

  • Alexsandro silva vieira respondeu há 167 dias atrás

    Sou Porteiro e Estou Disponível A Trabalha 8horas: Alexsandro Silva Vieira

    Dados Pessoais:
    Nacionalidade: Brasileira
    Endereço: Rua Sete de Setembro, n° 65.
    Bairro: JD. Jacira
    CEP: 06864-302
    Município: Itapecerica da Serra ? SP
    Contato (Vivo) 9897-9045

    Escolaridade:
    2º Grau Completo

    Conhecimento:
    Básico em Informática

    Horário Disponível:
    06h Ás 14h
    Experiência Profissional:

    Condomínio Edifício Flamboyant
    CNPJ/MF: 67.640.888/0001-06
    Rua Doutor Emilio Ribas 41
    Bairro: Perdizes
    Cargo: Porteiro
    Admissão: 21/02/2011 Saída: 22/03/2014


    Apresentação:

    Prezados Senhores (as) Entrego, meu Currículo para que seja apreciada Empresa. Havendo a possibilidade de uma colocação, terei muito prazer em poder fazer parte do quadro de funcionários desta conceituada empresa. Colocando-me a vossa inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários, estando disposto a uma entrevista pessoal para melhor apresentar-me. Sem mais para o momento, esperando estar dentro das qualificações exigidas por vossa empresa. Agradeço desde já a atenção ao meu Currículo.