ganhe pontos, vire um especialista!
Publicidade

Pontuação

Entenda como funciona a pontuação
  • Início 100 pontos
  • Perguntar -5 pontos
  • Responder 5 pontos
  • Boa Resposta 7 pontos

Conselho Fiscal pode se reunir sem a presença do síndico?

Por: Bob Esponja

Faço parte do conselho fiscal, e gostaria de saber se posso me reunir com outros integrantes para analisar as contas sem a presença do síndico. O condomínio não tem conta em banco, as taxas não são pagas em boletos, e sim em dinheiro no escritório do condomínio. O síndico dá um recibo de papel, e eu gostaria de conferir a prestação de contas junto ao talão de recibos, para verificar se a quantidade de dinheiro que entrou é realmente a descrita na prestação. Se o síndico tiver recebido 10 taxas e passar para o contador que recebeu apenas 5, e não houver a conferência do talão, podemos estar sendo fraudados.... E tem que ter bastante atenção, fazer contas, enfim, é obrigatória a presença do síndico? Ou podemos fazer a reunião sem ele, e apenas comunicá-lo.

931 dias atrás
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (19)

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 931 dias atrás

    Carina,

    Não é obrigatória a presenã dpo sindico. Ele dever fornecer as pastas de prestação de contas, que suponha tenha no condominio e vocês podem se reuniar, analisar, trocar ideiais e o que tiver de erradop tem a obrigação de comunicar aos moradores por escrito. Veja bem, se encontrar provas concretas.

    Essa história do condominio não ter conta bancária e o próprio sindico receber a taxa condominial, só pode dar nisso mesmo. Facilita a fraude porque as pessoas náo se conformam só de receber o dinheiro, as vezes desviam esse dinheiro para o próprio bolso, mas como vocês vão saber quem pagou ou quem deixou de faze-lo?
    É complicado.

  • Bob Esponja respondeu Maria Telma Falcão de Carvalho há 930 dias atrás

    Isso mesmo, e quem garante que não existe mais de um talão de recibos? Estou pensanso em pedir todos os talões do escritório, carimbar com o carimbo do conselho e assinar, e avisar aos moradores em assembléia epor avisos que o recibo só tem validade com o carimbo do conselho. Pois mesmo que o conselho confira tudo, se existir um talão extra que estiver sendo usado para benefício próprio eu não vou descobrir nunca, não vou saber onde está escondido....... mas avisando aos moradores do nosso carimbo já dificulta a fraude, pelo menos até ser resolvida a conta bancária....

  • Angela Merici Grzybowski respondeu há 930 dias atrás

    Carina, você pode reunir os conselheiros a qualquer momento para discutir o que vocês acharem melhor.
    Analisem com cuidado tudo, veja se a conta total de pagamentos a serem recbidos bate com a soma de total qdos que pagaram + inadimplentes do mês (ou atrasos do mês).
    Com tantos espertinho por aí, desculpe-me, mas é uma temeridade ter um controle de contas (a receber e a pagar) tão frágil qto o de vocês; mesm que todos tenham pago, sem conta bancária própria esse dinheiro pode sumir de uma hora pra outra e ai como fica?!?!?

  • Bob Esponja respondeu Angela Merici Grzybowski há 930 dias atrás

    Que bom que posso fazer isso, estava com medo de só poder ser com o síndico, e fica muito chato ficar procurando alguma fraude na presença da pessoa...... na verdade eu espero que não exista nada de errado, mas com esse tipo de administração tão frágil como vc disse, é bastante provável que exista fraude....

  • Marisa Marta Sanchez respondeu há 930 dias atrás

    Oi Carina

    Pelo que você está me colocando, parece que o prédio é pequeno e a guarda dos documentos está sob a responsabilidade direta do síndico. Se for esse o caso, ele decide horario e local para a conferência, que também deve ser uma coisa extremamente simples de ser feita.

    Seria diferente se vocês contassem com a estrutura de uma administradora, mas o síndico não é obrigado a deixar que nem mesmo o conselho fiscal leve os documentos para casa. Se for o caso marque hora para começar e leve o tempo que precisar. Se ele não tem nada a esconder, não se sentirá ofendido por causa disso, faz parte ok?

    Abraços

  • Bob Esponja respondeu Marisa Marta Sanchez há 930 dias atrás

    Marisa, o pior é que o condomínio é grande, são 14 blocos. no total são 224 unidades. É muita coisa para conferir, a vantagem da presença do síndico é de poder tirar dúvidas que surgirão nas análises. Tenho outra pergunta Marisa, um condômino, que não seja do conselho, pode pedir para marcar um dia com o síndico, e fazer o que o conselho faz? Pedir para analisar o balanço, conferir os talões, enfim, fiscalizar? O síndico pode se negar a fazer isso, por existir um conselho ? Ou mesmo tendo um conselho, um condômino pode pedir para verificar as contas.

  • Marisa Marta Sanchez respondeu Bob Esponja há 930 dias atrás

    Oi

    O síndico só tem obrigaçãode prestar contas para a assembleia ok? MAS todos os condôminos têm o direito de ver as pastas. Isso normalmente ocorre na administradora, em horário comercial e qualquer dúvida a própria administradora responde, ou o condômino leva essa dúvida para a assembleia e daí o síndico terá que responder.

    Algumas convenções determimam que a vista dos documentos será com hora marcada, e às vezes até na casa do síndico, mas já que vocês têm administradora facilita muito ver os documentos com ela.

    Mesma coisa no tocante à reunião do conselho fiscal, o síndico não é obrigado a estar presente, dúvidas podem ser diriminadas na administradora ou na assembleia.

    Lembro a você que a obrigaçãodo conselho é de tão somente dar um parecer sobre as contas do síndico, quem vai ou não aprová-las é a asembleia; se o síndico dificultar a analise dos documentos coloquem isso para a assembleia, que ainda assim pode aprovar as contas.

    Abraços

  • Bob Esponja respondeu Marisa Marta Sanchez há 930 dias atrás

    Marisa, obrigada pela ajuda, não temos administradora.... é somente o síndico que assumiu no início do ano, e 3 conselheiros fiscais, e o conselho fiscal nem foi oficialmente assumido, ainda não houve a eleição do conselho, mas eu e mais 2 pessoas estamos nos reunindo com o síndico eventualmente e fazendo a fiscalização enquanto não acontece a eleição.

    A nossa convenção não explica nada. Você colocou que o síndico só tem obrigação de prestar contas em assembleia, mas não dá para em uma assembleia, pegar os talões de recibos e sair conferindo com a prestação de contas, demoraria muito.... Eu só quero saber se o síndico pode se negar a mostras as pastas e talões de recibos a um condômino? O síndico tem o direito de só mostrar ao conselho? O condômino não tem direito de fiscalizar ?

  • Marisa Marta Sanchez respondeu Bob Esponja há 930 dias atrás

    Como eu disse, todos os condôminos têm o direito de ver os documentos. Mas se a sua convenção é omissa em relação ao "como" isso pode ser usado como argumento para retardar essa entrega até o condômino desistir ou ir para a justiça.

    E ainda resta o fórum maior, que é a assembleia. OK eu sei que vocês têm um número razoável de apartamentos, mas ainda assim, não vale como desculpa para aprovar qualquer coisa. Vocês recebem os demonstrativos mensais? Já dá para relacionar o que foi pago e vocês estranharam, não é mesmo?

    Porque certamente ninguém vai estranhar o recolhimento do INSS. Que alias vocês devem pegar a CND e já eliminam essa parte. (entre no site receita.fazenda e tire a CND atraves do nº do CNPJ).

    Outra coisa, a assembleia pode ser suspensa por um periodo razoável para que as pastas sejam examinadas. Se for o caso suspendam o item e retomem em outra semana (ou mês) com as contas vistas.

    Essas pessoas que estão examinando têm conhecimento técnico suficiente? Se sim esse exame é rápido, não se leva mais do que poucos minutos com cada pasta. E são só doze pastas. Mas se for para discutir o sexo dos anjos, aí a coisa pega.

    Você tem alguma dúvida específica onde eu possa te ajudar?

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu Bob Esponja há 930 dias atrás

    Carina,

    Como você é conselheira fiscal, pode perfeitamente pedir ao sindico a pasta de prestação de contas.
    Um condominio desse tamanho não dá para ser administrado apenas por uma pessoa - o sindico. É necessário que contratem uma adminisradora boa.

    Se este sindico assumiu há 1 mês e já está dando problemas, imagine depois!!!!!

    Casso ele se negue a prestar contas, isso já é motivo de destrituí-lo imediatamente com assembléia extraordinpária com 1/;4 dos moradores que deverão fazer um abaixo assinado.
    Não pense que o condominoo não tem direito e que só o sindico pode ficar com as pastas. Cobre dele, se ele não der, reunam,-se os conselheiros e peçam, se medsmo assim ele não der, peça em juizo.
    Essa história de cobrar mais de 200 aptos. com talão, não dá certo, vai por mim. Já vivi uma situação dessa em outro condominio e saí de lá por falta dce prestação de contas adequadA e depois que ewu saí de lá, correram com o indico e sua esposa que era gerente do condominio há 22 anos, pode?????

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu Bob Esponja há 930 dias atrás

    Carina,
    O condomino pode, se tiver duvidas, questionar o sidico eexigir expicações. Nesse caso é sugeridoque se marque hora, principalmente se ele ficar fora o dia intgeiro. Mas se ele fica o dia inteiro no condominio, ele pode marcar logo, há não ser que tenha fraudes.

  • Bob Esponja respondeu Maria Telma Falcão de Carvalho há 929 dias atrás

    Pois é Marisa, quem não deve não teme.......vou fazer assim, vou pedir as pastas, talões tudinho, e me reunir com o conselho primeiro, vamos analisar tim tim por tim, rsssss..... e depois faremos uma reunião em outro dia junto com o síndico para tirar as dúvidas, dar a oportunidade para ele se explicar de alguma coisa que o conselho questione..... e depois faremos o parecer do conselho, onde iremos relatar tudo que estiver de errado, e colocar nossas recomendações, afinal, só podemos fazer isso né, apontar os erros e fazer as recomendações....e vou imprimir e colocar no quadro de avisos dos blocos para que os condôminos fiquem cientes de tudo.

  • Angela Merici Grzybowski respondeu Bob Esponja há 929 dias atrás

    Calma lá Carina, não imprima e nem coloque em quadro de avisos, você estará expondo o síndico e pode ser porcessada por danos; lembre-se nem a lista de devedores deve ser fixada em quadro de aviso do condomínio.
    O melhor, é mobilizar 1/4 dos condôminos e chamar uma assembleia para apresentar tudo o que levantarem aos condôminos e dar chance do síndico explicar a todos o que vocês eventualmente levantarem.
    Cuidado, vocês podem dar um tiro no próprio pé expondo o sindico dessa forma.
    Boa sorte.

  • Bob Esponja respondeu Angela Merici Grzybowski há 929 dias atrás

    Gente, é obrigação do conselho emitir parecer certo ?
    Por que você e a Marisa acham que eu estaria expondo o síndico ?
    O conselho vai emitir um parecer sobre a situação do condomínio, vamos expor o condomínio, não é o síndico.....é obrigação do conselho, certo? Porque isso iria levar a um processo por danos morais? O síndico não deve levar isso para o lado pessoal, nem achar que isso é fofoca, isso é sério, o condomínio pode, PODE, estar sendo fraudado......é crime, o parecer, como o nome diz, é só um relatório dos fatos..... e eu disse que antes do parecer do conselho, será feita uma reunião com o síndico para tirar dúvidas ouvir as explicações, exetamente para evitar conclusões injustas....

  • Angela Merici Grzybowski respondeu Bob Esponja há 929 dias atrás

    Carina, você nos compreendeu equivocadamente, é claro que vocês devem analisar as pastas e verificar tudo, é claro que devem emitir um parecer aos demais condôminos, o que vocês não podem é por esse parecer no quadro de avisos, façam um comunicado, tipo circular, e encaminhe em envelope fechado a todos os condôminos (só proprietários, não inquilinos) ou então numa assembleia vocês dão o seu parecer não recomendando a aprovação das contas.
    Fazendo uma circular endereçada nominalmente aos condôminos (proprietários) vocês estarão dentro da sua função "dar parecer das contas do sídincio aos condôminos".
    Se colocar esse parecer num quadro de avisos ou nos elevadores, qualquer um do prédio ou estranho a ele (prestador de serviços, corretor etc) vai ficar sabendo do que vocês levantaram e isso gera danos, sujeitos a processo por parte do sídnico.
    É tal qual a lista de inadimplentes, a gente coloca só o número do apto em atraso, ainda assim, somente no boleto, que é uma correspondência fechada e endereçada ao condômino.
    Espero ter esclarecio.

  • Marisa Marta Sanchez respondeu Bob Esponja há 928 dias atrás

    Faça o favor de ler direito. Eu não disse que você não pode expor o síndico, eu disse que você não pode expô-lo, ou a qualquer condômino, FORA DO ÂMBITO DA ASSEMBLEIA.

    E também me dei ao trabalho de esclarecer a você que ao quadro de avisos não serão só os condôminos que terão acesso, mas também: inquilino, visitantes, funcionários, prestadores de serviços.

    Faça o que você achar melhor e os infelizes condôminos que te elegeram que paguem por suas ações, e claro, podem entrar com ação regressiva contra você.

    Axé

  • Marisa Marta Sanchez respondeu Bob Esponja há 929 dias atrás

    PARA TUDO!!!

    Carina Pelo jeito você não conhece a responsabilidade do seu cargo e vai se colocar e pior, colocar o prédio, numa saia justa.

    AS CONTAS SERÃO PRESTADAS PARA A ASSEMBLEIA DOS CONDÔMINOS, nenhuma dúvida sobre isso, certo?

    Como é que você quer colocar isso no quadro de avisos onde: INQULINOS, VISITANTES, FUNCIONÁRIOS, terão acesso???

    Entenda uma coisa: toda informação que você obtiver em função de cargo, seja no conomínio, seja no seu emprego é confidencial e devida apenas a quem de direito.

    Vocês façam o seu parecer e deem o seu parecer na assembleia, ponto basta. Nada de ficar com fofoquinha, nada de por em quadro de aviso, OK? Na ASSEMBLEIA. Só na assembleia.

    FUI

  • Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu Marisa Marta Sanchez há 930 dias atrás

    Marisa,

    CVomo pode o conselho avaliar as contasse não têwm como vewr as pastas? Aqui no nosso condominio eu deixo levar para casa, pois não tenho nada a esconder e as páginas são numeradas para o caso de algum documento ser "extraviado".
    Mas só as apessoas honestas é que não se importam.
    Quem tem o rabo preso não deixa ninguém ver as pastas com a descuçlpa de que tem que ser na frente do sindico. E se o sindico for daqueles que trabalha o dia inteiro e quer descansar nos finais de semana e não tem tempo para o conselho, como fica?

  • Marisa Marta Sanchez respondeu Maria Telma Falcão de Carvalho há 929 dias atrás

    Oi

    A minha administradora disponibiliza até sala de reunião para que o conselho, se quiser, possa se reunir. Ou disponibiliza essa mesma sala para que nenhum condômino precise examinar as pastas em pé. Portanto levar as pastas originais ninguém leva. (Nem mesmo conselho, que no meu caso são uns "Fubás).

    E disponibiliza funcionários a qualquer horário, ou o gerente da conta (mas ai tem que marcar hora) para dirimir dúvidas de qualquer condômino, então não existe a menor necessidade de ninguém encher o saco do síndico, porque a prestação de contas é devida apenas para a assembleia.

    Quem não tem tempo disponível não assuma compromissos, tavez você pense diferente porque você é remunerada, mas para quem precisa ganhar a vida e trabalha só a troco da isenção do condomínio, (no meu caso não chega a R$150,00) então esse principio é um pouco forte.

    Eu comecei como conselho, a síndica não dava acesso às pastas e sabe como eu consegui descobrir fraude??? Porque ela "chuchou" a CPMF em R$30,00. E como eu consegui descobrir que uma mixaria dessas é importante? Para quem sabe ler um pingo é letra ok? Ela levou muita grana do prédio, e eu vi a despeito de não ter acesso a nenhum documento, só aos meus balancetes.

    Claro, quem se propõe dar um parecer sobre as contas do síndico precisa o minimo, saber do que está falando e saber o que está examinando.

    Amadinha não sei a sua experiencia profissional, mas é tão fácil, mas tão fácil mesmo chuchar coisas que quem não têm experiencia não pega. E não sei como são encadernadas as suas pastas, as minhas são espirais, de forma que é facílimo tirar ou introduzir folhas, será que estou fazendo errado?

    Abraços