Angela Merici Grzybowski respondeu
jason alan salles carola
há
90 dias atrás
Por que você não tenta negociar abrir mão desse VT e conseguir um Vale Combustível para você nos mesmos parâmetros, podendo a empresa, inclusive, descontar os 6% do salário?!!?
Aqui eu fiz isso com um funcionário, ele vinha de moto, então levei para a assembleia e foi aprovado pagar o mesmo valor do VT em Vale Combustível para ele e ele aceitou inclusive o desconto de 6%, sendo assim, transformei o VT em Vale combustível (não previsto na lei e nem na Convenção da categoria) e ele ficou satisfeito com isso, só saiu daqui por que resolveu sair de SP, foi com a família para o interior.
Se a sua patroa disse que vai cortar, pois você vai trabalhar de moto, você acha que ela vai manter ou mesmo hesitar em te demitir por fraude?!?! Ela provavelmente conhece a lei ou então já conversou com um advogado trabalhista que a orientou.
Eu sugiro sentar e conversar sobre isso, afinal, você ir trabalhar utilizando o transporte público implica em mais tempo para chegar ao emprego e à sua casa, de moto você tem maior mobilidade e rapidez.
Se não houver jeito, volte a ir trabalhar de transporte público, esse é um direito seu e com isso seu VT está dentro da lei, a escolha de ir de moto é sua, não do seu empregador.
Há um outro complicômetro em você receber VT e ir trabalhar de moto, qualquer acidente no percurso de ida ou de volta como fica?!?! Afinal, o seguro que o condomínio paga cobre acidentes de determinadas naturezas, se você vai de ônibus com VT é uma coisa, se vai de moto, mas com VT é outra, e eu, sinceramente, não sei se o seguro vai cobrir isso.
Pense bem, afinal é seu emprego que está em jogo, só vc para saber se vale a pena arriscar ou não.