O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Márcio Rachkorsky

Reajuste zero

Veja como evitar que a sua taxa de condomínio aumente esse ano

21/09/15 04:54 - Atualizado há 8 anos
WhatsApp
LinkedIn

por Marcio Rachkorsky

Meses atrás, escrevi sobre o galopante aumento das despesas condominiais, muito acima da inflação e alertei para que moradores de condomínios preparassem o bolso para um novo reajuste neste ano.

Infelizmente eu estava certo e, por conta dos dissídios coletivos, reajustes contratuais e exorbitantes aumentos nas contas de luz e água, o condomínio não para de subir.

Muitos edifícios já operam no vermelho e o clima nas assembleias é de impotência diante da necessidade de equalizar a arrecadação ordinária para cobrir os gastos.

É possível, no cenário atual, planejar o tão sonhado reajuste zero na taxa de condomínio ou então um aumento em percentual menor? Sim, em muitos condomínios é possível.

Tudo depende de planejamento, esforço, união e, acima de tudo, consciência para compreender que não há milagres e que o enxugamento de custos impõe sacrifícios, fim de certas comodidades e investimentos estruturais iniciais.

É cortar na própria carne, já que, em média, 80% dos custos de condomínio ficam por conta de funcionários e contas de consumo. Abaixo seguem algumas providências, que devem ser discutidas, votadas e aprovadas em assembleia geral.

1. Renegociação com fornecedores de serviços, especialmente os mais caros, como mão de obra terceirizada (portaria, segurança e limpeza) e elevadores, sempre com bom senso e equilíbrio.

2. Reforço nas campanhas para uso racional de água, luz e gás.

3. Investimento em sistemas de medição individual de água e gás, de forma que cada condômino pague pelo seu efetivo consumo.

4. Adoção de equipamentos e conceitos geradores de economia a médio e longo prazo, como lâmpadas LED para as áreas comuns, sensores de presença para garagens e escadarias e reservatório para águas pluviais e de reúso.

5. Corte de certas comodidades, a fim de reduzir o quadro de funcionários, como, por exemplo, cada morador levar seu lixo até o local apropriado e buscar suas correspondências em caixinhas individuais.

 

6. Combate aos inadimplentes, sobretudo com a utilização do protesto em cartório, uma ferramenta extremamente eficiente e gratuita.

 
(*) Advogado, graduado pela PUC-SP, pós-graduado em direito contratual pelo CEUSP, especialista em condomínios, comentarista da Rádio CBN - Programa “Condomínio Legal”, membro da equipe “Chame o Síndico” do Fantástico da Rede Globo, autor do áudio-livro “Tudo Que Você Precisa Ouvir Sobre Condomínios” – Editora Saraiva, membro da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB-SP; membro do Comitê Jurídico da AABIC (Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo), Presidente da Assosíndicos – Associação dos Síndicos do Estado de São Paulo, Coordenador do curso “Temas Jurídicos Aplicados aos Condomínios”,  da Escola Superior de Direito Constitucional;  colunista do jornal Carta Forense; colaborador e colunista do Jornal do Síndico; colunista da revista “Em Condomínios”; Colaborador do Caderno de Imóveis da Folha de São Paulo; colunista do “Guia Qual Imóvel”,  Palestrante e Conferencista.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet