O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Coleta Seletiva

Como preparar o condomínio para a coleta seletiva

Adequar instalações com o apoio de uma comissão pode facilitar o processo num primeiro momento

WhatsApp
LinkedIn
Quatro mãos segurando diferentes materiais recicláveis, como plástico, papel, alumínio e vidro.
É importante que a coleta seletiva seja discutida em uma assembleia, e assim, seja devidamente aprovada a implementação
iStock

Adotar a gestão sustentável de resíduos exige diversas adaptações dentro do condomínio, que abrangem da avaliação estrutural ao treinamento de moradores e funcionários. Deste modo, ter um plano de ação é fundamental para que a coleta seletiva seja bem sucedida.

Para tanto, assim que a implementação for aprovada em assembleia, o ideal é que os condôminos interessados formem uma comissão com o aval dos demais, a fim de auxiliar o síndico na tomada de decisões sobre o processo.

Com a participação ativa do grupo, é possível encontrar opções adequadas à realidade do empreendimento, facilitando também a preparação da vizinhança. Veja, a seguir, qual o papel desempenhado por seus membros.

O papel da comissão de moradores

A comissão de moradores formada para tratar da coleta seletiva deve tomar decisões relacionadas a diversos tópicos. Confira abaixo.

O lixo reciclável será separado por material ou todos devem ser descartados na mesma lixeira?

Apesar da possibilidade de realizar o procedimento conforme o tipo de resíduo (papel, plástico, vidro, metal, embalagem longa vida), a adesão tende a ser maior quando o projeto prevê os recicláveis na mesma lixeira.

Como essa separação será feita?

O condomínio pode distribuir sacos de cor diferente para os materiais recicláveis, assim não há confusão por parte dos funcionários.

Os colaboradores do condomínio irão retirar o material reciclado dos apartamentos?

É possível instalar uma lixeira grande, separada por tipo de material, para os próprios condôminos depositarem ali os resíduos. Nesse caso, deve-se levar em conta o preço do item.

"De toda forma, o colaborador fica mais protegido, pois não vai manipular diretamente esse lixo para separá-lo. Além disso, com o tempo economizado, ele pode se dedicar a outras atividades", detalha o síndico profissional Alexandre Bering.

Onde o lixo reciclável vai ser acondicionado até ser coletado? 

No que diz respeito ao armazenamento, os resíduos podem ficar em contêineres ou bags, capazes de reduzir o gasto com sacos de lixo em até 70%. 

Quem irá retirar a coleta seletiva do condomínio?

Seja ONG, cooperativa ou empresa, o importante é que haja compromisso na coleta dos recicláveis. 

Como os moradores serão integrados neste processo?

Em algumas terceirizadas que prestam consultoria para o condomínio implantar um programa de reciclagem, os custos vêm acompanhados de um farto material de divulgação.

O que levar em conta ao organizar a coleta seletiva em condomínios?

Durante o alinhamento para implementação da medida, conhecer as necessidades do condomínio e os requisitos legais para a gestão de resíduos pode fazer toda a diferença.

Como explica o fundador do Instituto Muda, Alexandre Furlan, "o primeiro passo é definir quem vai fazer essa coleta. Em seguida, deve ser realizada uma análise da infraestrutura atual e, por fim, adapta-se o que for necessário." Veja orientações no vídeo abaixo:

Logo, o espaço que irá receber os recicláveis deve atender às seguintes especificações:

  • boa ventilação, já que esses materiais costumam ser inflamáveis;
  • capacidade para abrigar certo volume de lixo até a retirada, considerando que geralmente é mantida uma periodicidade de 1 a 2 vezes por semana;
  • fácil acesso, tanto para os funcionários do prédio quanto para aqueles que irão retirar o material.

Algumas prefeituras também oferecem incentivos fiscais para quem adota a coleta seletiva, verifique se é o caso da sua cidade!

Conteúdo SíndicoNet

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet