O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Economia de energia

Aprenda tudo sobre as minuterias e sensores de presença

Explicamos o que é minuteria, principais diferenças com os sensores de presença, como ambos funcionam e como são suas instalações

19/11/10 01:45 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn

O que é minuteria?

Minuterias são dispositivos elétricos que permitem manter as lâmpadas acesas temporariamente. Existem dois tipos, sendo a minuteria eletrônica e a minuteria eletromagnética. Ambas permitem a instalação de sistemas coletivos ou individuais

 

Sistema coletivo

  • Pode estar conectada uma série de lâmpadas de alguns ou de todos os andares, que serão ligadas ao mesmo tempo quando acionadas.
  • O número de lâmpadas a serem controladas depende da capacidade da minuteria de cada fabricante e é função da soma das potencias das lâmpadas instaladas.

Exemplo:

Uma minuteria de capacidade de 10 ampéres (unidade corrente) para ser utilizada em uma voltagem de 127 volts pode controlar no máximo, sem sobrecarga, uma potencia total de 1270 Watts (10 ampares x 127 volts).

Isto corresponde a aproximadamente 12 lâmpadas incandescentes de 100 watts ou 21 lâmpadas de 60 watts ou 31 lâmpadas de 40 wats.

Sistema individual

Este sistema é mais econômico que o coletivo e, ao contrário deste, permite ligar individualmente a iluminação (lâmpadas) de cada andar ao se acionar o botão de comando.

O que é sensor de presença?

Sensores de presença são equipamentos que acionam a iluminação ao detectar a presença de alguém ou de alguma coisa em movimento. No mercado existem três tipos de sensores de presença disponíveis:

  • Infravermelho: sensível a fontes de calor (corpo humano;
  • Ultra-som: emite ondas de ultra-som que são rebatidas de volta ao receptor do sensor acionando a iluminação;
  • Dual: combina as duas tecnologias em um só equipamento.

Dicas sobre o uso de minuterias e sensores de presença

  • De um modo geral pode-se afirmar que os sensores de presença tendem a ser mais econômicos que as minuterias. Contudo é sempre aconselhável realizar cálculos para comparar a economia obtida pela escolha desta ou daquela tecnologia quanto ao custo fixo de consumo, a aquisição e a manutenção durante a vida útil.  
  • Utilizar qualquer um desses sistemas com lâmpadas do tipo fluorescentes pode gerar economia de até 80% no consumo, porém, um ponto importante a ser considerado quando se opta pela instalação desses tipos de sistemas de controle é que não é aconselhável usá-los para acionar lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas, devido à drástica redução da vida útil das lâmpadas submetidas a um regime intenso de acendimento e desligamentos, como o que ocorre em halls de condomínios residenciais.

Conteúdo SíndicoNet.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet