O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Gás - instalações

Vazamento de gás: pontos de atenção para condôminos

Conscientizar moradores sobre os sinais que devem acender um alerta para vazamento de gás no condomínio é fundamental. Veja como orientá-los!

WhatsApp
LinkedIn
Conscientizar moradores sobre os sinais que devem acender um alerta para vazamento de gás no condomínio é fundamental. Veja como orientá-los!
Cabe ao síndico orientar moradores para evitar acidentes
Reprodução/ iStock

Prevenir acidentes provocados pelo vazamento de gás em condomínios é um trabalho conjunto. Dessa forma, campanhas de conscientização devem fazer parte do planejamento anual do síndico, a fim de que moradores possam identificar rapidamente os sinais de alerta em suas respectivas unidades, evitando problemas mais graves.

Principais recomendações que devem ser compartilhadas

Segundo os especialistas consultados pelo SíndicoNet, ao elaborar um cartaz ou comunicado voltado aos condôminos, o gestor não pode deixar de incluir as seguintes orientações:

  • O cheiro de gás é o principal alarme de que algo está errado;
  • Aumento significativo da conta também é um indício da existência de vazamento de gás;
  • As tubulações merecem atenção. Se houver ferrugem aparente, é preciso contatar uma empresa especializada em manutenção;
  • Vazamentos podem causar intoxicações e explosões;
  • Não há fiscalização dentro dos condomínios por parte do poder público, a menos que seja feita alguma denúncia. Mesmo nesses casos, normalmente é a própria concessionária que vai ao local e promove uma vistoria técnica;
  • Realizar instalações ou modificações nas instalações de gás sem a autorização adequada pode resultar em vazamento de gás, riscos de segurança e até mesmo a perda do seguro do condomínio;
  • O uso de aparelhos a gás, como fogões e aquecedores, deve ser feito com cautela, seguindo as recomendações contidas no manual do fabricante. Por exemplo, deixar o registro ligado sem supervisão pode levar a incêndios;
  • Manter a ventilação constante de cozinhas e lavanderias também é uma medida importante, uma vez que esses ambientes costumam abrigar equipamentos a gás;
  • Diafragmas de aquecedores a gás devem ser substituídos a cada ano;
  • Atualmente, é possível comprar por preços acessíveis detectores portáteis de CO², que funcionam bem para identificar vazamentos.

Vistorias são fundamentais para prevenção de vazamento de gás

Além de fiscalizar áreas comuns para garantir a segurança de todos no condomínio, a inspeção de unidades também é uma medida que deve ser realizada periodicamente. No caso do estado do Rio de Janeiro, a autovistoria é obrigatória e deve ser realizada até março de 2026.

"Deixando inspeções nas residências sob a responsabilidade exclusiva de moradores, os prazos geralmente são perdidos. Então, o ideal é que o síndico tenha a data fixa em mente e comunique a todos sobre a necessidade de averiguações ou substituições de válvulas", explica Laura Mitterer, engenheira cofundadora da Éleme.


Serviço:

Fontes consultadas: Corpo de Bombeiros de São Paulo; Felipe Lima (engenheiro manutencista) e Laura Mitterer (engenheira cofundadora da Éleme)

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet