O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Decoração natalina em condomínios

Cuidados com a rede elétrica são essenciais para evitar acidentes

terça-feira, 19 de junho de 2012
WhatsApp
LinkedIn

O Programa Casa Segura, criado com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de acidentes elétricos, preparou agora para o fim do ano algumas dicas para evitar que a iluminação natalina seja a causa de acidentes e tragédias. Cada vez mais residências e empresas têm usado cordões luminosos e as tradicionais lâmpadas pisca-pisca na decoração de Natal.

Nessa época a população se mobiliza para decorar as fachadas com recursos cada vez mais sofisticados e criativos, mas muitas vezes esquecem de se precaver na hora do manuseamento dos apetrechos. Para que toda esta iluminação e enfeites que ajudam a criar um clima para o Natal não sejam causa de acidentes (como choques elétricos, incêndios e curtos-circuitos), alguns cuidados devem ser adotados na hora da instalação, manutenção e operação dos artefatos luminosos.

Escolha com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Eles devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade. Antes de instalar os artefatos, especialmente os já utilizados anteriormente, verifique sua condição geral e preste atenção às emendas e à película plástica isolante. Emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.

Assegure-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede. Só ligue o equipamento na tomada após a conclusão da montagem, para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. Nunca toque na fiação nem substitua lâmpadas queimadas com o aparelho ligado à fonte de energia.

Na ornamentação de exteriores (como fachadas, jardins, varandas e grades), o cuidado deve ser redobrado. A umidade e a presença de água são fatores que elevam bastante a probabilidade de acidentes. Não instale objetos decorativos nas proximidades da rede pública de energia e jamais use os postes para ornamentação. Finalmente, não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação. 

Fonte: Programa Casa Segura

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet