Pergunta

LUCINEIDE ALVES VIEIRA

Estão boicotando a gestão de novo Síndico, como proceder??

Por LUCINEIDE ALVES VIEIRA, 1022 dias atrás

Srs.,

Após renuncia do Síndico, outro síndico foi eleito junto a uma comissão administrativa. O fato é que este Síndico vem causando insatisfações, visto ilegalidades na administração das gestões anteriores junto ao Sindicato, Receita Federal, Seguradoras, Pendencias trabalhistas e afins, além do alto índice de inadimplência e a possibilidade de ações judiciais de cobrança, quando alguns condôminos disseram que só irão quitar seus débitos em juizo.
Ha ainda um condômino que, valendo-se da camaradagem pelo tempo que mora no condomínio, instalou, junto á quadra de esportes, sem autorização, uma comercio que funciona nas noites de quinta e sexta-feira utilizando um "gato" de energia paga pelo condomínio e, ao ser questionado pelo novo Síndico quanto à legalidade do seu ponto comercial junto à Prefeitura e permissão por meio de Assembleia Geral, este vem causando sérios problemas ventilando falsas informações maculando a imagem do Síndico, dividindo opinioes e dificultando sua gestao.
Ultimamente moradores tem abusado no estacionamento estacionando carros de qualquer jeito e hoje, do meu apartamento, vi uma moradora chorar porque ficou impedida de sair e ela passava mal.
Um morador foi abordado porque deixou um convidado entrar de carro e não gostou da abordagem quase agrediu o sindico que chamou a polícia ´para apurar.
Diante de tantos obstáculos, com qual repartição pública podemos contar para nos ajudar a regularizar esta situação?? Alguns documentos são demorados para adquirir e nesse meio tempo, os malfeitores estão agindo.
Aqui foi administrado por uma associação de fachada por longas datas e alguns condôminos acomodados a esta situação simplesmente deixaram de pagar e a possibilidade de voltar a pagar e ainda ter que pagar os retroativos está causando grande movimentação.
O Síndico foi eleito formalmente ha 1 semana e o fato dele ser policial civil os malfeitores estão provocando situações que o exponham.
Li que quando não houver um Sindico, um juiz pode determinar um, então, como procedo?

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Arlindo Marques Ferreira
Arlindo Marques Ferreira respondeu 1022 dias atrás

Olá, são várias coisas. Chamar a polícia para o roubo de energia e impedir morador de sair.
Aonde houverem irregularidades denunciar junto aos orgãos competentes.

José Zilmar Miranda
José Zilmar Miranda respondeu 1021 dias atrás

Bom dia,
Apenas uma assembléia geral com maioria simples para destituição do sindico e eleição de um novo sindico...
O sindico novo terá poderes para administrar o condominio legalmente..

Boa Sorte!

ANGELICA THOMAZ
ANGELICA THOMAZ respondeu 1021 dias atrás

Lucineide.
Os dois lados estão errados. Convoquem uma assembleia para a eleição de síndico enviando o edital a todas as unidades sendo protocolado o recebimento e que a eleição seja feita pela maioria dos presentes em segunda chamada. O ideal é que seja aprovada a contratação de uma administradora, assim vocês terão um apoio maior de como agir e os processos de inadimplência serão iniciados.
Depositar em juízo, não é tão fácil assim e a falta de pagamento só irão agravar as coisas.
Tendo um síndico eleito corretamente e essa ATA registrada em cartório, as advertência e multas serão aplicadas diante do regulamento que o condomínio deve ter. Quanto ao gato de energia e o comércio ilegal o condomínio (síndico) deverá solicitar por escrito e protocolado essa retirada pelo responsável para depois fazer uma denúncia, porque essa multa poderá vir para todos que fazem parte do condomínio.

LUCINEIDE ALVES VIEIRA
LUCINEIDE ALVES VIEIRA respondeu 1021 dias atrás

Angélica, ja foi feita a assembleia, e eleição do Síndico, mas estamos em busca dos documentos(Convenção e RI(documentos foram perdidos em gestões anteriores, e já demos entrada na Certidão de Onus do Condominio) para temos um norte para administração. O problema é que uma minoria que teme que as coisas entrem nos eixos estão promovendo comentários maldosos, provocando com situações, calunia, para macular a imagem do Sindico, perdendo a credibilidade dos condominos. Podemos buscar apoio do poder público??

Marcos Corrêa Halfoun
Marcos Corrêa Halfoun respondeu 1021 dias atrás

Olá Lucineide...o novo síndico é um policial civil, portanto, na questão de providência cabíveis, objetivando restabelecer a ordem e a segurança, tenho a convicção que ele saberá a melhor forma de resolver, até porque ele deverá agir dentro da Lei (ele lida e trabalha com isso); quanto a questão de oposição, isso é normal em qualquer administração; o tempo, a qualidade e a boa administração que ele venha fazer daqui p/frente, irá anular esses comentários maldosos e mentirosos, que nada irá contribuir p/a convivência dos moradores - tenha calma, essa turbulência vai passar; abraços

ANGELICA THOMAZ
ANGELICA THOMAZ respondeu 1021 dias atrás

Eu passaria uma circular dizendo que calúnia e difamação é crime, portanto as pessoas terão que ter provas mediante qualquer acusação e que estarão sujeitas a um processo. Quem estiver fazendo esse tipo de prática pensará duas vezes antes de comentar alguma coisas.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

70.785 Compradores
218.926 Cotações
1.912 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo

Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada, confirme em seu email.

carregando...