Pergunta

Fernando José Lima de Oliveira

Cobrança de Taxa de Condomínio (Habite-se ou Entrega das Chaves)

Por Fernando José Lima de Oliveira, 1561 dias atrás

Bom dia, Pessoal a cobrança de Condomínio e feita no mês posterior ao seu uso, ou antes, do uso?
O habite-se foi emitido no dia 01 de Abril de 2012 e entregue a Construtora só que os condôminos receberam as chaves no dia 25 de Abril de 2012 quem paga a taxa de condomínio lembrando que a Construtora consta nos contratos de Compromisso de Compra e Venda, uma cláusula especifica com relação a estas despesas, ipsis literis a partir da instituição do condomínio e independentemente do recebimento físico das chaves ainda que não possa ou não queira retirá-las, o COMPRADOR será responsável pelas despesas de condomínio em virtude de sua titularidade da unidade condominial esta correto ou não, pois o condômino acha que e a Construtora tem alguma lei que esclarece esta duvida que bom ter vocês pra me ajudar.

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida respondeu 1561 dias atrás

Boa tarde prezado,

No caso de condomínio, paga-se primeiro para usar, o que é diferente do aluguel, que usa-se para pagar.

Sobre a entrega das chaves por parte da construtora, deve tomar cuidado com o que se assina (contrato), mais a principio, a responsabilidade de pagar o condomínio é a partir da retirada da chaves;

Porém, se vc. assinou um contrato, ou seja, vc. deu o aceite sobre a forma de cobrança do condomínio é complicado, pois vc. mesmo deixa claro que no contrato determina que vc tem obrigatoriedade de pagar o condomínio tão logo o condomínio seja constituido, ai, paciência, tem que pagar.

Abraços - Kleber - SP

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu 1561 dias atrás

Fernando,

Tenho conhecimento de que o condômino só passa a dever a taxa condominial quando receber as chaves, porém, vocês assinaram um contrato sem ler e o que diz lá é que a partir do habite-se vocês serão responsáveis pelo pagamento.

Nesse caso voces poderiam contratar um advogado, pois existem contratos leoninos que sao considerados ilícitos e podem ir para decisão na justiça. O habite-se é praticamente um dos primeiros documentos do condominio, até chegar ao ponto de receber as chaves e morar, vai tempo, então, consultem um advogado da área.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

70.717 Compradores
218.695 Cotações
1.915 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo

Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada, confirme em seu email.

carregando...