Pergunta

Cristina Sartorato

O que é fração ideal de solo?

Por Cristina Sartorato, 1811 dias atrás

Moro em um condomínio com 53 casas, das quais 13 possuem planta igual com 3 andares (possuem maior área construída) e 40 plantas iguais com 2 andares (com menor área construída). Existe diferença de metragem do terreno entre algumas unidades. A construtora entregou as frações ideais considerando apenas o tamanho do terreno de cada unidade frente ao tamanho do terreno do condomínio total, sem considerar a área construída de cada unidade, de tal forma que as casas com maior área construída, por possuirem terrenos menores, pagam hoje o menor condomínio. Isto está correto? A fração ideal de solo não significa o quanto daquela unidade imobilária (área construída + área de terreno) representa frente a área total do empreendimento?

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu 1811 dias atrás

Não Cristina, a fração ideal é baseada em quantos metros quadrados tem o terreno e não quanto de área construída. Nesse caso, as casas com menor terreno, pagam menos do que as que têm terreno maior, mesmo que a área construída dos menores seja maior do que os de maior terreno.
Entendeu? se não eu vou dar um longo exemplo que tenho na apostila do SECOVI, onde fiz o curso de adminisytradora de condominios.

E. Rui Franco
E. Rui Franco respondeu 1811 dias atrás

Cristiane, não confunda Taxa de condomínmio com IPTU.
A fração ideal que origina o percentual a que você deve contribuir, é seu pedaço do terreno, construção, garagem, calçada e ruas, guarita jardins, etc a que você tem direito , é seu quinhão.
Metragem construída é a prefeitura quem cobra.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

70.785 Compradores
218.926 Cotações
1.912 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo

Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada, confirme em seu email.

carregando...