O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Gabriel Karpat

Rotatividade de funcionários

Veja como reter os bons colaboradores em seu condomínio

13/02/13 03:00 - Atualizado há 11 anos
WhatsApp
LinkedIn

Por Gabriel Karpat*

Nada mais desgastante  para os síndicos com relação ao quadro de pessoal nos condomínios do que a constante rotatividade de seus funcionários. Não importa se os funcionários são próprios ou terceirizados o aborrecimento e as consequências são semelhantes.

O chamado “turn over” compromete a manutenção, a segurança e as contas de consumo (água, luz, gás e outros) do edifício. A falta de familiaridade com os equipamentos gera excessos e desperdícios de consequências muitas vezes imprevisíveis. Vale destacar que nos últimos anos a sofisticação das construções e dos acessórios que as compõem exigiu um maior preparo do elemento que opera e controla tais equipamentos.

Será que houve  uma conscientização dos gestores com relação a essa evolução? Ou ainda predomina o antigo modelo: saiu, substitui, constituindo assim um ciclo vicioso sem grandes perspectivas de solução? Pior,  procedimentos e normas se perdem na constante troca de seus operadores. Cada funcionário que se retira ou é demitido leva consigo o conjunto de conhecimento que acumulou ao longo dos anos, muitas vezes adquirido por ações baseadas em tentativas, erro e acerto.

Como obter  resultados diferentes se as politicas de gestão não mudam?  Será preciso quebrar alguns paradigmas! É também  verdade que não existe uma solução  única ou mágica, mas algumas ações certamente  contribuem  para reduzir essa constante troca de funcionários. E para surpresa ainda de muitos, não é somente o salário que os fideliza no emprego, embora seja o fator mais considerado.

É importante motivar e treinar a equipe dos condomínios. Nas edificações  de maior porte a possibilidade de carreira por mérito faz do profissional um funcionário comprometido. Mas é preciso estabelecer claramente os critérios: postura, faltas, atraso, tratamento com os moradores e conhecimento das funções. Tudo isso com treinamento específico e periódico. Mesmo nos edifícios de menor porte, a motivação é claramente sentida quando existe um programa de  treinamento proporcionado ao trabalhador o seu aprimoramento. Mais do que isso, o retorno vem com o aumento da vida útil dos bens do edifício, e da segurança de seus moradores.

Não se recomenda manter funcionários sem motivação ou descomprometidos, nem manter funcionários desqualificados para a função para as quais foram contratados. Infelizmente, algumas deficiências só aparecem com o decorrer do tempo. Trata-se de destacar  os que mais se  dedicam e melhor  executam as  suas tarefas diárias.

Programas simples de premiação periódica do(s) funcionário(s) menos faltoso(s), estabelecidos por metas, podem ser rapidamente implementados. Essas ações   corrigem  inclusive as muitas vezes injustas divisões da lista do final do ano, que agracia a todos, independentemente de seu desempenho. Esses programas podem prever prêmios não necessariamente pecuniários, por exemplo, um equipamento eletrônico no final do período estipulado. 

Resultados surpreendentes são descritos na literatura de RH  apenas com o simples acompanhamento e avaliação do desempenho dos empregados, mesmo sem qualquer  acréscimo salarial ou premiação. 

Outro fator importantíssimo que mantem o funcionário no emprego são os chamados benefícios indiretos. Embora não reflita diretamente em sua remuneração traz grandes benefícios pessoais: plano de saúde, café da manhã, vale alimentação diferenciado (além do obrigatório ), uniformes e outros que melhoram sua qualidade de vida. Além de mais econômico para os condomínios, pois não tem o “efeito cascata”, ou seja,  não incidem nos encargos nem nas férias ou 13º salário.

Se estas ações não fixam definitivamente o funcionário no seu emprego, são diferenciais que pesam  na sua  decisão de avaliar  uma nova proposta de emprego ou  busca de diferentes alternativas profissionais. No final todos  saem ganhando:  trabalhador e empregador (funcionário e condomínio).

(*) 

Gabriel Karpat, economista (PUC-SP), mediação e arbitragem (FGV), especialista em condomínios, autor de livros, diretor da GK administração de Bens e Professor doCurso online SíndicoNet 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet