O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Vigilantes de condomínios

Lei que trata de adicional de 30% nos salários não é para condomínios

sexta-feira, 5 de abril de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Lei 12.740 não atinge os condomínios, esclarece o Secovi-SP

Publicada no final de 2012, legislação altera artigo 193 da CLT e define adicional de 30% nos salários dos vigilantes 
 
 
A Lei 12.740, de 8 de dezembro de 2012, alterou o artigo 193 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que trata das atividades ou operações perigosas. No parágrafo primeiro do artigo 193 da CLT, fica definido o adicional de 30% sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
 
O que tem gerado dúvida nos condomínios, que têm porteiros e vigias nos quadros funcionais, é o teor do inciso 2, do artigo 193. Nele são inseridos como beneficiários do adicional de periculosidade os trabalhadores expostos a roubos e outras espécies de violência física em decorrência de atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
 
“Apesar de nos últimos anos vários condomínios terem sido alvo de arrastões, os porteiros e vigias não exercem funções de vigilantes, que têm treinamento específico, portam armas de fogo e usam uniforme adequado à função, além de terem suas atividades regidas por legislação específica, a Lei 7.102/83 e o Decreto 89.056/83”, distingue Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), completando que esta distinção de atribuições desobriga os condomínios de pagar o adicional de 30% nos salários de vigias e porteiros.
 
A única exceção é para o edifício com vigilância orgânica, autorizada pela Polícia Federal, e contratação de profissionais treinados e armados. Entretanto, mesmo nesse caso, para que seja aplicado o artigo 193 é necessária regulamentação do Ministério do Trabalho.
 
O Artigo 193 em seu caput menciona: “São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego...”.
 
As atividades relacionadas a inflamáveis e explosivos já estão regulamentadas pelas Normas Regulamentadoras 16, 19 e 20; todavia, tais NRs não regulam o trabalho com exposição permanente a roubos e outras espécies de violência física, atividade que precisará ser regulada para, assim, ser aplicada aos trabalhadores que exerçam suas atividades naquelas condições, concedendo-lhes o adicional de 30% sobre o salário.

Fonte: http://www.secovi.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet