O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Fernando Augusto Zito

Cães em condomínio

Alteração na convenção pode proibir algumas raças de cachorro nos empreendimentos?

27/02/13 01:30 - Atualizado há 11 anos
WhatsApp
LinkedIn

Por Fernando Augusto Zito*

A verdade é uma só: é público e notório o temor que cães de algumas raças causam nas pessoas em geral.

As notícias em todos os meios de comunicação mostram crianças, idosos, prestadores de serviços que são, inexplicavelmente atacado por tais animais, no mais das vezes de repente, tomando as pessoas de surpresa, sem tempo para reação. Ou então, pior, os perseguem sem qualquer justificativa atacando-os ferozmente, levando, em casos extremos a morte, ou a danos estéticos irreparáveis.

Alguém pode alegar desconhecimento de tais notícias nos noticiários? Alguém pode, mesmo os profissionais da área, atestar de forma 100% garantida que tal animal jamais atacará qualquer morador ou prestador de serviço que caminhe ao seu lado? 

Atestar que o cão comporta-se de modo dócil com outros animais e pessoas, em uma dada situação isolada e pontual é de fácil constatação e sustentação, o difícil é prever qual seria sua reação daqui a alguns dias, semanas, meses, etc.

As mais modernas convenções de condomínio e regimentos internos, sabedores dessa problemática, sensíveis a tal situação que sabidamente, gera conflito em condomínios - independentemente do padrão do prédio - passaram a incluir nos seus estatutos condominiais a previsão expressa de tal proibição. 

Assim, a vedação à permanência de cães de algumas raças é específica e tem fundamentação pelo menos em fatos da vida real para existir. 

A tendência mais moderna do Tribunal Paulista é intervir nestas questões o mínimo possível, prestigiando o interesse geral.

A convenção e seus efeitos perante os moradores têm status de ato-jurídico perfeito, assim devendo ser considerado e respaldado. O canal apropriado para casos onde o que está normatizado seja alterado é pela assembleia condominial, onde 1/4 dos condôminos podem convocá-la, ainda que o síndico não queira fazê-lo, e aprovar por 2/3 dos votos válidos a mudança do estatuído no diploma interno do condomínio. 

(*) O autor é advogado, especializado no atendimento a condomínios e sócio da Rachkorsky Advogados.

 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet