Contra fogo

Secovi-GO promove curso de prevenção a incêndios em Goiânia

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prevenção salva vidas

Somente nos primeiros meses de 2013, foram 1.125 casos em todo o Estado. Se levado em conta os anos anteriores, média assusta

De acordo com relatório do Corpo de Bombeiros, os casos de incêndios em Goiás têm apresentado um crescente aumento. Em 2009 foram registrados 4.341 casos, em 2012 foram 8.669, um aumento de 99,7%. Nos primeiros três meses de 2013 já foram contabilizadas 1.125 ocorrências, atingindo uma média de 375 incêndios por mês. O problema é grave porque esse número tende a aumentar ainda mais nos meses seguintes. O motivo é o início da estação da seca, que vai de maio a setembro, quando as chuvas diminuem e o calor aumenta. Uma solução para reduzir esses índices é a adoção de medidas de prevenção a esse tipo de incidente.

O sargento do Corpo de Bombeiros de Goiânia Renato Silva Lima, quando não está na corporação, trabalha como profissional de prevenção a incêndios. Ele ministra cursos em empresas ensinando medidas preventivas, noções básicas de combate a incêndio e de primeiros socorros às vítimas. Renato fala que, se houver pessoas com conhecimento básico na área, os danos podem ser reduzidos e incêndios podem ser evitados.

“É importante que haja pessoas com entendimento no assunto, pois cada tipo de incêndio deve ser combatido com produtos diferentes. Muitos pensam que basta apenas jogar água para apagar o fogo, mas dependendo do material que está em combustão, além de não apagar, isso pode aumentar ainda mais as chamas”, explica.

Para o major do Corpo de Bombeiros Claison Alencar Pereira, esse tipo de curso é muito importante para reduzir os danos causados pelos incêndios, pois “ao se conseguir inserir uma cultura de prevenção, se reduz muito o número de incêndios”. Segundo ele, o conhecimento faz com que se tenha mais cuidado ao lidar com o fogo. “Quando a pessoa aprende como o fogo se comporta, como se propaga, ele passa a tratá-lo com mais cuidado”, afirma.

Pereira destaca que a pessoa com conhecimento torna mais rápido os primeiros procedimentos de combate às chamas e consegue evacuar o prédio mais rápido, iniciando o controle do foco de incêndio e impedindo que ele se espalhe por todo o imóvel. Para ele, é primordial ter calma durante um incêndio.

“Na hora de ligar para o Corpo de Bombeiros é muito importante ter tranquilidade para agilizar a chegada da equipe no local, passando o endereço correto, com bons pontos de referências” comenta.

Curso de Prevenção

O Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás, Secovi GO, irá promover o segundo curso de prevenção a incêndios direcionados aos síndicos associados, no intuito de fornecer-lhes ferramentas para evitar que esse tipo de problema ocorra. A gerente de Negócios e Eventos, Rosângela Moraes, explica que há muito tempo o síndico deixou de ser um serviço de administração doméstica e que o condomínio passou a ser uma pequena empresa.

“Temos visto que têm acontecido muitos incêndios, então temos a intenção de capacitar os síndicos e os moradores para saberem o que fazer nessas situações e principalmente saberem como evitar que isso aconteça”, pontua.

Rosângela explica que, em parceria com o Corpo de Bombeiros, eles fazem simulações de incêndio, onde o síndico é instruído, na prática, sobre a melhor maneira de conter um incêndio. “A gente coloca fogo em um botijão de gás e os bombeiros ensinam o modo certo de apagá-lo”, informa a gerente. Ela diz que o curso não é limitado apenas a associados, e que qualquer pessoa pode participar. “Em muitos condomínios as pessoas entulham muitas coisas nas saídas de emergência e nos locais onde ficam os equipamentos de controle de incêndio, como  extintores e mangueira de incêndio, aumentando os problemas em caso de incêndio, então, o curso é importante para todos”, destaca.

Maria José Melo da Silva é síndica há treze anos e já passou por três condomínios diferentes. Ela participou do primeiro curso e disse que isso lhe ajudou a estar mais atenta a detalhes que são fundamentais na prevenção de incêndios, que antes passavam despercebidos. Ela destaca que o síndico é responsável por muitas vidas e que o conhecimento ajuda a atuar com mais segurança e responsabilidade.

“Em caso de emergência, as pessoas ficam muito desesperadas e, se temos conhecimento, podemos tomar frente da situação e evitar que ocorra um desastre”, informa.

O sargento Renato afirma que seus cursos objetivam capacitar tanto os síndicos quanto os colaboradores dos condomínios, fazendo-os entender que a prevenção é um trabalho em conjunto e que todos têm responsabilidades, e que “o incêndio só ocorre quando a prevenção é falha”. Ele explica que, em caso de incêndio, deve-se desligar a energia e retirar as pessoas dos locais o mais rápido possível de modo que elas não inalem a fumaça, que é o principal motivo das mortes em incêndio. O major Claison fala que a primeira ação, em caso de incêndio, é acionar o bombeiros, e só se deve combater as chamas se tiver treinamento com os equipamentos a serem utilizados, e se houver segurança, caso contrário, deve-se abandonar o prédio e isolar toda a área.

Fonte: http://www.dm.com.br/