O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Coleta seletiva

Condomínios de Vitória começam a fazer a separação do lixo

terça-feira, 25 de junho de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Conscientização sobre coleta seletiva chega aos condomínios da capital

Iniciativa teve o objetivo de orientar os moradores sobre a separação do lixo
 
"Quem entende de coleta seletiva?" Assim começou o bate-papo no condomínio West Plaza, em Santa Lúcia. Em um clima de alto astral, secretárias do lar, zeladores e moradores do prédio foram orientados sobre como fazer a separação do lixo para que ocorra a coleta seletiva.
 
A ação abordou os seguintes temas: separação de resíduos secos e úmidos, processo de coleta seletiva e descarte de material eletrônico, entulhos e móveis usados. Durante o bate-papo, alguns voluntários fizeram a separação de vários resíduos (lixo cenográfico), mostrando que entenderam o processo e vão participar da coleta seletiva na cidade.
 
"Essa iniciativa é muito boa. Mas, infelizmente, nos próprios apartamentos, as pessoas não separam o lixo. Os moradores precisam entender que o lixo úmido suja os outros. Eu já tenho o trabalho de fazer a separação. Nós precisamos é nos tornar apaixonados pela cidade em que vivemos, pois quem ama cuida", frisou a secretária do lar Sheila da Silva Rodrigues.
 
"Eu já fazia a separação na minha casa e agora vou fazer aqui no trabalho também", contou a secretária do lar Tereza Conceição de Jesus.
 
O médico veterinário Carlos Henrique Bucher, morador do condomínio, destacou a importância da iniciativa. "Iniciativas assim só melhoram a cidade. Todo mundo tem que ter consciência ecológica. É preciso acabar com o mito de que lixo não tem valor. No lixo, há oportunidade", disse.
 
A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) mostrou a importância da participação de cada um no processo. "Vocês fazem a diferença. Quando vocês separam o lixo, vocês beneficiam os catadores, o meio ambiente e o planeta", afirmou o coordenador de Coleta Seletiva, Admilson de Souza Dias.
 
"Esse bate-papo ajuda bastante. Nós já fazíamos a separação e agora vamos continuar fazendo", explicou o síndico do condomínio, Ronaldo Teixeira Gama.
 
"Estamos trabalhando os funcionários e moradores, pois todos precisam ser multiplicadores dessa ideia. Queremos que toda a cidade esteja envolvida na coleta seletiva", comentou o gerente de recebimento, benefício e destinação, Marcos Marinho Delmaestro.
 
O trabalho de sensibilização e conscientização sobre a coleta seletiva nos condomínios da capital continuará. A próxima ação já está marcada para o bairro Praia do Canto.
 

Processo

 
A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao tornar possível a reciclagem, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. Por sua vez, esse reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente.
 
O recolhimento dos materiais recicláveis é realizado conforme programação definida pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse). O serviço é feito em caminhões munck ou baú, pois os resíduos não podem ser compactados. A partir daí, o lixo seco é transportado até a Unidade de Transbordo, em Resistência, onde é pesado, e de lá segue para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.
 
Em média, são coletadas 189 toneladas de recicláveis por mês, sendo a maior parte papelão e papel. Para participar da coleta seletiva da cidade, basta o cidadão separar o material em casa e entregar em um Posto de Entrega Voluntária (PEV) instalado em vias públicas em Vitória ou nos contentores apropriados já implantados em alguns condomínios. Encontre aqui o PEV mais perto de você para realizar o depósito de materiais recicláveis.
 
Os condomínios em Vitória podem solicitar a implantação da coleta seletiva nos prédios pelo Fala Vitória 156. Assim que é feita a solicitação, um técnico da Semse vai ao local para orientar e tirar dúvidas de como o processo é realizado

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet