O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Bicicletário no DF

Implementar espaço em condomínios ainda é extremamente difícil

quarta-feira, 7 de agosto de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Construir bicicletários em condomínios ainda é desafio no DF

Sindicondomínio/DF afirma que os condomínios antigos do DF ainda não se adequaram ao novo conceito de mobilidade urbana e muitos não oferecem espaços adequados para guardar bicicletas 
 
Recentemente, a mobilidade urbana tem sido um tema de extenso debate no país. Defensores do cotidiano com mais qualidade de vida e menos trânsito questionam seus governantes sobre a infraestrutura necessária para mudanças de hábitos, como o de ir ao trabalho de bicicleta. Outro aspecto do debate, ainda com menos força, mas igualmente necessário, é a discussão sobre como os condomínios estão oferecendo estrutura para as práticas sustentáveis. 
 
Guardar a bicicleta em casa ou no prédio pode ser tão desgastante quanto encarar a falta de ciclovias e os problemas de acessibilidade em calçadas. Segundo dados da organização não-governamental Rodas da Paz, em 2010, cerca de 200 mil pessoas já usavam a bicicleta como veículo no dia-a-dia em Brasília. No entanto, segundo José Geraldo Pimentel, presidente do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Sindicondomínio/DF), a realidade de Brasília é bastante diferente de outros estados do Brasil.
 
“Aqui, o uso da bicicleta ainda não está bem difundido. Os condomínios mais antigos não estão adaptados ao novo cenário”, destaca. 
 
Em São Paulo, por exemplo, existe um projeto de lei que regulamenta os bicicletários em condomínios. O texto altera o Código de Obras do Município e determina que os locais reservados para guardar as bicicletas devem ser facilmente acessíveis, com adequação ao piso mais próximo das ruas e calçadas, além de outras exigências. Em Brasília, ainda não há iniciativa neste sentido. 
 
Condomínios sem bicicletários – Para Dr. Pimentel, a falta de espaços para bicicletas em condomínios precisa de uma maior sensibilidade por parte do síndico, ou administrador, que pode propor a construção do espaço com a assessoria de um engenheiro, especialmente se for aquele que projetou a edificação.
 
“Nossa recomendação é de que o administrador do condomínio procure conhecer as plantas do edifício para, a partir daí, buscar ajuda. Ele jamais deve atuar sem uma orientação técnica, pois pode correr risco de decidir erroneamente sobre a matéria, fazendo mau uso dos recursos e comprometendo o tráfego nas dependências do condomínio”, explica. 

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet