O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Gabriel Karpat

Final de ano

Apesar de festiva, época traz também preocupações, programe-se

21/11/13 11:24 - Atualizado há 10 anos
WhatsApp
LinkedIn

 Por Gabriel Karpat*

Nenhum período do ano é tão movimentado nos condomínios como o final do ano, em especial os meses de novembro e dezembro. Sem dúvida o período mais festivo do ano para toda população, mas para os síndicos e os responsáveis pela organização dos edifícios esta época vem com uma dose adicional de preocupação, acrescendo-se ao sem numero de responsabilidades permanentes.

 A atenção especial começa com as finanças, tendo em vista o pagamento do 13º salário dos funcionários, despesas extras com decoração e as habituais “caixinhas” para os prestadores de serviços das concessionárias,além das cestas de natal que costumeiramente se fornece aos funcionários. Tudo isso deve ser objeto de programação financeira anual cuidadosamente elaborada, que prevê antecipadamente todas essas despesas adicionais desse período, sem comprometero caixa do condomínio para o próximo exercício.

Outra preocupação é com a segurança dos edifícios e seus moradores. 

Por um lado o clima festivo toma conta dos moradores,que muitas vezes abandonam as mais básicas regras de segurança. Os oportunistas por outro lado aproveitam o clima festivo para agirem. Entregas de presentes, maior fluxo de visitas e outras atividades especificas das festas, favorecem a ação dos bandidos que veem nessa época uma ótima oportunidade para agirem. 

Faz-se então necessário um reforço no treinamento dos funcionários, em especial os porteiros e controladores de acesso. Alerta e conscientização das diversas modalidades de ação da bandidagem: falsos entregadores ou medidores das concessionárias, tentativas de ingresso nas dependênciaspela portaria e garagens, além de outras ações de maior ou menor gravidade. 

Não suficiente essas questões acima mencionadas, o final de ano inicia o período de férias escolares e a criançada volta a frequentar e permanecer nas áreas comuns por longos períodos. Com eles, barulho fora de horário, danos nas instalações e abusos tornam-se frequentes, em especial naqueles condomínios onde não existe previsãode atividades de lazer para essa época.

 Um bom planejamento reduz esses efeitos indesejáveis. Destinar áreas especificas para as atividades, definir regras e horários e criar atividades monitoradas especialmente contratadas são algumas das atitudes que ocondomínio pode adotar visando manter a harmonia entre os moradores.

É um tempo festivo para todos, inclusive para os síndicos e membros do corpo diretivo, mas pelos fatores mencionados as festas para eles vêm acompanhadas de cuidados especiais que devem fazer parte do planejamento preventivo de trabalho, aproveitando assim as festividades,com muita responsabilidade e sem surpresas.

Boas festas a todos!

(*) 

Gabriel Karpat, economista (PUC-SP), mediação e arbitragem (FGV), especialista em condomínios, autor de livros, diretor da GK administração de Bens e Professor do Curso online SíndicoNet 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet