Mercado

Investimento em imóveis

Planejamento é a palavra de ordem para quem pretende investir no mercado imobiliário

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Conheça os caminhos para investir em imóveis em 2014

Quem sonha com um dinheiro extra em 2014 ou mesmo com a possibilidade de viver de renda não precisa confiar apenas na sorte na hora de apostar no prêmio milionário da megassena da virada. Uma alternativa é investir em imóveis.

Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi), o crescimento anual do mercado de investidores do setor imobiliário no estado deve se manter entre 10% e 20% no ano que vem.

Para investir nesse filão, é necessário fazer um longo planejamento, cujo primeiro item da lista é a análise da própria capacidade de compra. Os financiamentos bancários a taxas mais baixas ajudam na empreitada, mas, ainda assim, é preciso ter cuidado para que o investimento não aperte demais o bolso.

"Trinta por cento é o máximo que a pessoa deve investir de sua renda líquida no imóvel", indica Gilberto Benevides, consultor em investimentos imobiliários e coautor, com o investidor Wang Chi Hsin, do livro Investir em imóveis - entenda os segredos práticos desse mercado.
Wang Hsin ressalta que, além do valor do patrimônio,  os custos agregados de escritura, registros em cartórios e impostos devem ser inclusos no orçamento de quem vai investir. "Se comprar de terceiros, ainda há o gasto com a contratação de um advogado, pois é preciso que um profissional analise as condições legais do local", diz.

Para que a aplicação renda o esperado, a localização do imóvel é um aspecto fundamental: aquele que tem melhor infraestrutura ao redor tem maior liquidez (possibilidade de ser revendido mais rápido). Em Salvador, de acordo com o  Sindicato da Habitação da Bahia (Secovi-BA)  e a Ademi, os bairros residenciais mais tradicionais, como Pituba, Horto Florestal, Graça e Patamares, continuam sendo os mais valorizados, mas a verticalização do Caminho das Árvores e a expansão de Lauro de Freitas tornam esses locais igualmente atraentes.

Já a avenida Tancredo Neves  se mantém como grande centro comercial da cidade, principalmente por contar com sedes de grandes empresas, shoppings e hospitais nos arredores, mas começa a dividir o posto com a região da Paralela.

"A transferência de moradias para aquele local e o problema da mobilidade urbana, com os constantes engarrafamentos, iniciaram uma demanda de empreendimentos comerciais daquele lado", explica o diretor do Secovi-BA,  Kelsor Fernandes.

Aluguel comercial - Tais empreendimentos são os mais indicados para quem deseja investir em aluguel, pois têm o valor de compra menor que os imóveis residenciais, mas uma taxa de aluguel mais alta. Com a valorização das salas comerciais na cidade em 2008, o funcionário público Eduardo Barreto e o advogado Emanuel Barreto, pai e filho, resolveram comprar naquele ano salas comerciais na Tancredo Neves e hoje obtêm uma renda extra com o aluguel das unidades.

"Percebi que esse era um investimento melhor do que as taxas de cadernetas de poupança bancária e fundos de renda fixa. Como há uma tendência de valorização dos imóveis comerciais, essa se tornou uma escolha segura", conta Emanuel.

Já seu pai, que já mantinha outras aplicações, optou por esse mercado pela garantia de capital a mais no final do mês. "É importante diversificar investimentos, e esse é a longo prazo, sem os riscos de flutuações, como as taxas da Bolsa de Valores", diz Eduardo.

Para Wang Hsin, é esse pensamento que assegura o lucro de uma boa empreitada. Segundo ele, é importante pulverizar ações e não aplicar o dinheiro em um lugar só.  O ideal é dividir o capital entre o mercado imobiliário, contas bancárias e investimentos em ações empresariais.

"Mas se a pessoa for investir exclusivamente em imóveis, é melhor comprá-los em bairros ou até cidades variadas. Vale mais a pena, por exemplo, ter três apartamentos no valor de R$ 300 mil cada do que um só  de R$ 900 mil, pois assim o investidor terá a garantia de aluguéis em três formatos diferentes", explica Hsin.

Dicas para o investidor

Planejamento - A primeira coisa a fazer é uma análise da própria situação financeira e da capacidade de compra. Não é recomendável usar mais de 30% da renda líquida para comprar um imóvel.

Tipo de imóvel - A escolha do tipo de imóvel no qual se deseja investir é outro aspecto que demanda tempo e atenção. Os residenciais menores, com quarto e sala ou dois quartos, que têm valor mensal mais barato, são mais fáceis de alugar. Mas para quem deseja obter um lucro maior, as salas comerciais são opção melhor.

Localização - Um imóvel bem localizado tem maior liquidez. É importante escolher bairros com boa infraestrutura, com pontos de comércio e serviços nos arredores. Em Salvador, para aluguel de moradia, os locais mais valorizados ainda são bairros tradicionais, como Pituba, Horto Florestal e Caminho das Árvores, e agora também a região norte, como Lauro de Freitas. Já para salas comerciais, a Av. Tancredo Neves ainda é a melhor opção, mas a região da Paralela já ganha espaço.

Locação - Quem investe em aluguel deve ter muito cuidado com a manutenção do imóvel. A locação deve ser feita o mais rápido possível, pois se o imóvel fica parado, acaba gerando ônus, pois o proprietário precisará arcar com custos adicionais, como a mensalidade do condomínio.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/