O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Hubert Gebara

Quem responde pela segurança?

Responsabilidade de manter condomínio seguro é principalmente do morador

31/01/14 01:53 - Atualizado há 10 anos
WhatsApp
LinkedIn

Por Hubert Gebara *

Condomínios surgiram como uma alternativa de moradia imposta pela falta de espaço nas grandes cidades. Vieram também atender  outras questões e uma delas é a  da segurança. Quando o condomínio é vítima de assalto, o trauma atinge toda a comunidade do prédio e pode durar muito tempo até que a situação volte ao normal. Quando ocorrem os assaltos e a mídia resolve testar a segurança dos prédios, verifica quão fácil é entrar no empreendimento. As matérias dando conta dessa facilidade são publicadas, geram comoção mas logo a rotina se restabelece.

Qual  é afinal o principal fator de segurança do condomínio? O porteiro ou o zelador? Ou é o síndico? Ou a empresa de segurança terceirizada? Ou finalmente o aparato eletrônico de última geração com sofisticados circuitos de TV e câmeras de gravação em pontos estratégicos? 
 
Esse aparato humano e tecnológico é importantíssimo para preservar a segurança do condomínio. Os  condôminos precisam de tranquilidade para relaxar em torno da churrasqueira, no espaço gourmet ou no salão de festas  – ou simplesmente assistindo seus programas favoritos na televisão. Pagaram para isso e merecem proteção. Alguma dúvida? O aparato de segurança entre vizinhos também pode ser uma boa alternativa. Prédios próximos  com rádio comunicadores  integrados podem fazer toda a diferença na hora do perigo. Esse caminho está começando a ser trilhado na cidade de São Paulo, depois de muita hesitação por parte dos principais interessados. A ação coletiva não é cultural. Leva tempo para “pegar”. 
 
Outra ideia é analisar quais os pontos mais vulneráveis da edificação. Alguns síndicos ou moradores experientes acham que é a guarita. Outros acham que é a garagem. Consideramos  ambas como   parte da lista de pontos críticos.   A guarita está exposta ao movimento das ruas e é dali que surgem tentativas diversas de assalto.  Em relação à garagem, carros clonados ou mesmo em situação regular perante o condomínio podem  chegar com bandidos a bordo. Nada disso é incomum. 
 
Algumas empresas de segurança privada já desenvolveram softwares para controlar melhor quem chega,  checando placa do veículo, nome e RG do condômino ou morador,  e tudo mais que possa ser útil para a identificação de quem pretende entrar na garagem  ao volante. 
 
Os dados cadastrais dos funcionários do prédio representam  também um cuidado que não pode ser esquecido.  Em plena era tecnológica digital, não temos ainda uma cadastro confiável que abranja o histórico dos funcionários  desde seus  locais de origem. 
 
Com todo esse aparato, o dono do imóvel pode se omitir  da questão da segurança e proteção ao seu patrimônio? Se o fizer, poderá colocar tudo a perder, seja com relação ao esforço de apenas um empreendimento ou de um grupo deles. Ele não pode ser um fator aleatório. 
 
Síndico, zelador, porteiro,  aparato de segurança terceirizado ou eletrônico, tudo isso é importante. Mas o morador  é a  primeira e última palavra na sua própria segurança. Estamos aludindo em contrapartida ao  morador  que se fecha na unidade autônoma achando que “não é com ele”, já que paga para ser protegido. Esse morador omisso  precisa, ao contrário, atuar nas assembleias, nas reuniões do condomínio, ter um olho aberto para seus pares, para o corpo de funcionários do prédio e para tudo mais intra e extramuros. 
 
Não é difícil saber se um funcionário é bom ou mau, desde que se observe. Também não é difícil julgar se os demais moradores  ajudam ou atrapalham. Esse condômino de olho aberto pode e deve levantar questões ou apresentar suas ideias sobre segurança (ou sobre qualquer outro quesito) sempre que puder. Não faltará  tempo para o lazer. Ele não precisa ter  fisionomia carrancuda, esperando sempre o pior. Não deve ficar de mal com a vida. Deve apenas se imbuir de que – em última análise -,  ele é a peça central para evitar danos ao seu próprio patrimônio. Esse olho aberto é o olho do dono. 
(*) Hubert Gebara é vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, presidente  da Fiabci Brasil  e diretor do Grupo Hubert.
 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet