O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Daphnis Citti Lauro

Contra a inadimplência

Ideal é que não haja demora entre o atraso do pagamento e a ação judicial

18/02/14 03:12 - Atualizado há 10 anos
WhatsApp
LinkedIn

  Por Daphnis Citti*

A inadimplência é um dos grandes problemas em condomínios. Além de revoltarem quem está em dia com suas obrigações, os maus pagadores causam um grande rombo no orçamento. Por isso, o advogado Daphnis Citti de Lauro, especialista em Direito Imobiliário, diz que a administração deve ser dura com os atrasados.

“Como o Poder Judiciário deixa muitíssimo a desejar quanto à lentidão no julgamento dos casos, é aconselhável que não haja demora entre o não pagamento e a propositura da ação judicial”, afirma o advogado.

Antes de o caso chegar à última instância, entretanto, deve-se tentar um acordo. O primeiro passo é enviar carta de cobrança. Não havendo resposta ou possibilidade de pagamento, passará para o jurídico, que enviará correspondência de cobrança amigável. Não atendida, aí só resta ingressar com uma ação.

 “O acordo deve consistir somente em parcelamento. O valor do débito precisa ser integral, com multa, juros, correção monetária, etc. Abrir mão dos acréscimos decorrentes da mora só em casos especialíssimos, pois implicaria em tratamento desigual em relação aos condôminos que pagam em dia suas taxas, além de descumprimento da convenção condominial (que prevê as penalidades na hipótese de inadimplemento)”, explica Daphnis de Lauro.

Em condomínios nos quais a assembleia definiu que a ação judicial só deve ser proposta após 90 dias de atraso, por exemplo, as pessoas já ficam sabendo que podem atrasar até esse prazo. “É um convite à inadimplência”, repudia o especialista em Direito Imobiliário.

Não havendo acordo nem na Justiça, o imóvel vai a leilão (venda em praça pública) e servirá para o pagamento das taxas condominiais em atraso.

(*) Advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e especialista em Direito Imobiliário, principalmente na área de condomínios e locações. É autor do livro “Condomínios: Conheça seus problemas”, sócio da Advocacia Daphnis Citti de Lauro (desde 1976) e da CITTI Assessoria Imobiliária, que administra condomínios e locações e atua como síndica terceirizada.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet