O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Rodrigo Karpat

Aprovação de contas do condomínio

Regulamento interno e diminuição de gastos também foram comentados essa semana

29/12/14 07:58 - Atualizado há 6 anos
WhatsApp
LinkedIn

O advogado especialista em condomínios Rodrigo Karpat responde as dúvidas dos nossos leitores sobre vida em condomínio.

Sua coluna é publicada a cada duas semanas, sempre às segundas-feira, aqui no SíndicoNet.

Para enviar sua pergunta para o Rodrigo Karpat, use o espaço para comentários no final dessa página.  

Regulamento interno

O síndico pode distribuir cópias de Regulamento Interno e Convenção gratuitamente aos novos moradores?
 
RESPOSTA DO ESPECIALISTA
 
 O síndico não tem a obrigatoriedade de distribuir o Regimento Interno e Convenção de forma gratuita. Inclusive muitos condomínios disponibilizam este instrumento no site da administradora, bastando que o condômino se cadastre para acessar as informações. Ademais, hoje com as facilidades do mundo digital, o síndico poderá mandar um e-mail para quem solicitar contendo os instrumentos mencionados sem acarretar em qualquer custo. De qualquer forma, se julgar oportuno, o síndico  poderá sim enviar o Regimento e Convenção aos moradores, uma vez que tais documentos são essências para que o condomínio possa ser administrado de forma legal.
 

Aprovação de contas

 
A não assinatura de uma da pasta de despesas por um conselheiro, por dIscordar de uma gasto, pode acarretar em quê para o síndico?
 
RESPOSTA DO ESPECIALISTA
 
A função do Conselho é dar parecer sobre as contas. ( art. 1.356 do CC).  Assim, se este encontrar qualquer irregularidade deverá anotar na pasta de prestação de contas e solicitar os devidos esclarecimentos ao sindico, que deverá prestá-los de imediato (art. 1.348,VIII).   E mesmo que o conselho não fique satisfeito com os esclarecimentos e recomende a não aprovação das contas em assembleia, nada impede que as contas sejam aprovadas em assembleia. Porém, os presentes levarão em consideração os questionamentos feitos pelo conselho e a resposta do síndico.
 

Diminuição de gastos

Se eleito, revisarei todos os contratos firmados e procurarei reduzir os custos e, consequentemente, o valor da taxa ordinária (muito elevada em comparação com os condomínios da região). Para isso, é necessária uma assembleia extraordinária para apresentar as conclusões da análise, ou basta apenas uma nota informativa a ser divulgada para todos os condôminos?
 
RESPOSTA DO ESPECIALISTA
 
Qualquer mudança no orçamento seja para mais ou para menos é necessária a aprovação em assembleia. Por mais  que você entenda necessária a redução, a assembleia pode entender por exemplo, que não quer reduzir a taxa e sim guardar o dinheiro no fundo de reserva.
 

(*) Rodrigo Karpat é advogado de Direito Imobiliário e sócio do escritório Karpat Sociedade de Advogados

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet