O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Inaldo Dantas

Poder do grito

Assembleia de condomínio é espaço democrático e inimiga do grito

11/08/15 03:25 - Atualizado há 8 anos
WhatsApp
LinkedIn

 Por Inaldo Dantas*

Quem dos senhores não já participou de uma assembleia de condomínio onde “quem manda” (ou acha que manda) quer ganhar no grito? Ou não já ouviu frases (ou até palavras de ordem, por que não?) do tipo: “Não, eu não aceito”, ou então: “não tem quem me faça cumprir isso”?

Pois é, em quantas e quantas assembleias de condomínio isso ocorre. E o pior, aqueles que  tentam “ganhar no grito” o fazem  porque não têm razão, ou até porque não têm conhecimento da regra, da lei, do princípio de se (con)viver em comunidade.

Vez por outra, mania de advogado, procuro fundamentar o que tento mostrar, e aqui, mais uma vez, trago a Lei:

Cod. Civil

Art. 1.352. Salvo quando exigido quorum especial, as deliberações da assembleia serão tomadas, em primeira convocação, por maioria de votos dos condôminos presentes que representem pelo menos metade das frações ideais.

Parágrafo único. Os votos serão proporcionais às frações ideais no solo e nas outras partes comuns pertencentes a cada condômino, salvo disposição diversa da convenção de constituição do condomínio.

Art. 1.353. Em segunda convocação, a assembleia poderá deliberar por maioria dos votos dos presentes, salvo quando exigido quórum especial.

Art. 1.354. A assembleia não poderá deliberar se todos os condôminos não forem convocados para a reunião.

E não para por aí, algumas convenções de condomínio ainda trazem outras determinações (consulte a sua).

Pois bem,  essa “regra” de que as decisões têm que se submeter aos “caprichos” daqueles que tentam “ganhar no grito” tem que acabar, e contem comigo para tal.

Vai a primeira dica:

Para que uma assembleia garanta o poder do voto e a força da maioria, deve ser garantido o direito sagrado de se ouvir (e computar a decisão) cada um daqueles que estejam aptos a votar (lembrando que os inadimplentes perdem o direito disso).

Essa garantia é dada a partir da escolha entre os presentes, de alguém que tenha pulso (e conhecimento jurídico) para presidir os trabalhos, concedendo direito de voz e caçando, quando constatado abuso, tal direito. É o presidente quem põe em votação, no momento certo, cada assunto da pauta do edital.

Outra dica: abertas as discussões, um determinado espaço de tempo deve ser dado a cada um dos quais queiram se pronunciar, ficando atento o presidente para que esta fala não se transforme em poder de convencimento, ou que é mais grave, não venha a ser uma ameaça ao que possa vir a ser votado.

Decisão de maioria, quando respeitado o quorum mínimo, é o que vale. Chega de se submeter ao “poder do grito”, isso aconteceu em 1822, e dizem até que foi mais um”cenário para livros de história, do que propriamente uma verdade.

(*)
Inaldo Dantas é Advogado, Síndico Profissional, Administrador de Condomínios, Presidente do Secovi-PB, Editor da Revista Condomínio, Colunista do Jornal Sindiconews, Comentarista da Band-TV Clube,  Palestrante e autor do Livro “O Condomínio ao Alcance de Todos”.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet