O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Gabriel Karpat

Significado de Assuntos Gerais nas Assembleias de Condomínio

Assembleia geral não pode decidir questões levantadas no momento

09/09/15 08:25 - Atualizado há 6 anos
WhatsApp
LinkedIn

Por Gabriel Karpat*

A assembleia geral é o fórum de discussões mais apropriado para a deliberação dos assuntos pertinentes a comunidade que habita os condomínios.

Para se efetivarem, várias matérias dependem de decisão fruto desse compromisso condominial. Nesse fórum são discutidos e acatados itens como aprovação das contas, previsão orçamentária e a própria eleição do síndico e do corpo diretivo.

É na assembleia geral que outras decisões são tomadas, essas inclusive com rigor ainda maior, como determina a legislação vigente: para a aprovação de obras úteis, exige-se um quórum qualificado, ou seja, de maioria absoluta dos condôminos, bem como a aprovação de 2/3 dos condôminos para se alterar a convenção e a totalidade dos votos em casos como o de alteração de destinação do condomínio.

É importante ressaltar que, para ser realizada, a assembleia exige algumas formalidades. Elas devem ser cuidadosamente convocadas, com certo prazo de antecedência e tendo-se clara descrição dos itens a seremdeliberados na sessão convocada, tal qual determina a convenção e a legislação vigente.

É comum, em muitas cartas convocatórias de assembleia, haver na descrição dos itens o termo “assuntos gerais”. Tal descritivo, em muitas situações, acaba por gerar atritos quando da realização da assembleia.

Isso porque muitos condôminos acreditam que dentro desse item podem decidir questões levantadas na própria assembleia. Não podem.

O tópico, ainda que constante na ordem do dia da convocação, não pode deliberar assuntos para quais os condôminos não foram especificamente convocados. Se assim acontecer, corre-se o risco de nulidade da decisão.

A explicação é simples e clara, uma vez que muitos podem não ter comparecido na assembleia face ao desinteresse pelos assuntos constantes da pauta, mas que poderia se transformar em imprescindívelcom a inclusão de outros assuntos abordados.

“Assuntos gerais”, quando constam da ordem do dia, têm o cunho informativo e não deliberativo. Servem para que síndico, corpo diretivo e condôminos possam expor e comunicar fatos ou acontecimentos, mas não decidir questões para as quais a totalidade dos condôminosnão foi previamente alertada de que seriam abordadas.

Muitas vezes, é salutar sequer constar nas convocatórias. A ausência de tal item tornaria as reuniões mais específicas e objetivas. Entretanto, é fato que algumas convenções estabelecem a obrigatoriedadeda inclusão de“assuntos gerais” nas assembleias.

Ainda assim, prevalece o entendimento anterior: informar e não decidir.Assuntos que venham a surgir nesse tópico devem serincluídos numa próxima assembleia. É mais prudente do que aprovar sem o devido respaldo, provocando muitas vezes aborrecimentos no futuro.

A discussão de assuntos relevantes para o empreendimento vem sempre precedido de editais de convocação claros que caracterizam uma gestão transparente, permitindo a manifestação de todos nas matérias a serem tratadas.

* Gabriel Karpat é diretor da GK Administração de Bens e coordenador do curso de síndicos profissionais da Gabor RH 

 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet