O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Aldo Junior

Erros básicos

Saiba como não pecar em quesitos básicos da gestão condominial

24/09/15 11:03 - Atualizado há 8 anos
WhatsApp
LinkedIn

Aldo JúniorPor Aldo Junior*

A função de sindico requer por parte do administrador extremo cuidado na condução financeira e administrativa de um condomínio.

A sabedoria popular nos lembra e alerta de que lidar com o dinheiro dos outros é uma grande responsabilidade.  Precaução e atendimento as normas, podem evitar grandes dificuldades e aborrecimentos no futuro.  

Todos os cuidados devem ser tomados pelo síndico principalmente com relação à gestão administrativa e financeira.

Levando-se em consideração possíveis deslizes ou falhas administrativas que em muitos casos, nota-se claramente que são erros  cometidos por absoluta inexperiência, e  apesar de aparentemente não apresentarem caráter intencional, não isenta de forma alguma o sindico da responsabilidade pela reparação civil em caso de dano comprovado.

Em contrário, identificam-se alguns casos de síndicos e gestores condominiais que cometem desacertos com absoluta convicção.

Neste quadro de envolvimento de responsabilidades, o sindico precisa conhecer seus encargos como mandatário dos condôminos no ofício da função de gestor condominial e o ônus inerente a tomada da decisão unilateral, que possa eventualmente necessitar ser reparada, por não atender a legislação ou as determinações previstas em convenção, ou quem sabe por assembleia geral.     

Tomar uma decisão por exemplo de efetuar um pagamento de forma unilateral ou receber algum recurso em espécie no condomínio parecem ser atos muitos simples, porém trazem diversas repercussões legais.

 As nuances que envolvem o dia a dia de um condomínio pregam verdadeiras peças nos síndicos, que em muitos casos praticam atos financeiros e administrativos, em primeira análise que nada comprometem qualquer regra, mas num futuro próximo, quando da análise da prestação de contas por um conselheiro fiscal ou até pela conferência da contabilidade, o erro aparece.

A seguir vamos tratar os três erros básicos mais cometidos pelos síndicos, e as repercussões de cada um deles:   

1- DESVIAR  VERBAS DAS RUBRICAS ORDINÁRIAS E EXTRAS

Este erro compromete totalmente a gestão do sindico porque envolve limites de orçamento.  Quando são realizadas despesas extras, e seu pagamento efetivado com verba ordinária, ocorre neste ato o comprometimento do orçamento ordinário, além de prejudicar os locatários que não se beneficiam das benfeitorias contratadas.

2- CONTRATAR DESPESAS QUE EXCEDAM OS LIMITES ORÇAMENTÁRIOS

Neste caso, envolve a responsabilidade civil do sindico, que poderá ser questionado judicialmente por qualquer condômino e eventualmente ser obrigado no caso -  o gestor - ,  a devolver os gastos excedentes por absoluto desrespeito aos limites orçamentários determinados em assembleia geral.

3- DEIXAR DE COMPROVAR RECEITAS E DESPESAS

Este é o erro mais grave e comprometedor para o sindico, pois envolve o âmbito criminal pela caracterização de apropriação indébita de recursos de terceiros. A falta de comprovação de entrada ou saída  de recursos, pode se tornar um caso de policia.  

A organização administrativa, o atendimento as normas previstas e o respeito aos limites orçamentários podem evitar todos estes erros. Uma assessoria  condominial competente, com profissionais capacitados e vasta experiência de mercado, podem ajudar o gestor condominial a não cometer erros tão básicos.

Trabalhando de forma preventiva, e sempre aberto as orientações de profissionais, a administração condominial como um todo, poderá com certeza evitar a possibilidade do cometer descuidos que comprometam todo um trabalho, e principalmente o embaraço de eventualmente ser compelido a devolver recursos financeiros ao caixa do condomínio por simples negligencia de informação.  

(*) Conhecido como Dr. Condomínio, Aldo Junior é  Diretor Geral da JR OFFICE ASSESSORIA CONDOMINIAL Brasília-DF e da Folha do Sindico, Contabilista, Titular do Programa CHAMA O SINDICO na Rádio OK FM, Graduado em Direito, Colunista da Folha do Sindico DF e da Franquia Nacional do Jornal do Sindico em 23 Estados,  Consultor Condominial desde 1988 e Coordenador Geral da UNASINDICO - Encontro de Gestores Condominiais -DF 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet