O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Retrospectiva 2021

Retrospectiva 2021: transformação na vida em condomínio

A pandemia seguiu impactando a vida em condomínio, também afetada por crises hídrica e energética, violência doméstica, alta da inflação e crise econômica. Leia!

17/12/21 03:06 - Atualizado há 6 meses
WhatsApp
LinkedIn
Homem ponderando ao olhar a cidade pela janela

Assim como no ano passado, 2021 também marcou a vida em condomínio pela pandemia. Com um início de ano extremamente preocupante, sendo retomadas medidas rígidas para conter o coronavírus, o avanço da vacinação reduziu mortes e contaminações, acalmando um pouco os ânimos de todos.

Mudanças que foram necessárias devido ao momento pandêmico acabaram por consolidar a transformação na vida em condomínio, com mais tecnologia e ascensão dos síndicos, que devem ser mais hábeis e capacitados do que nunca. Confira a Retrospectiva 2021 do setor condominial agora mesmo!

JANEIRO - Assembleia virtual consolidada

“Janeiro”

Começo de ano nos condomínios é sempre recheado de assembleias e com a pandemia ainda presente, o formato de assembleia virtual se consolidou. Assim, atualizamos o Guia de Assembleias, com grande foco nesta modalidade.

Outras matérias e conteúdos relevantes do mês:

FEVEREIRO - Ferramenta para o síndico: Roda de Competências

“Fevereiro”

Neste mês, o SíndicoNet lançou a Roda de Competências do Síndico – uma ferramenta exclusiva para auxiliar gestores a ter um retrato do seu desempenho em 12 competências essenciais.

Conheça mais sobre a Roda de Competências do Síndico e clique para baixá-la aqui.

Outras matérias e conteúdos relevantes do mês:

MARÇO - Segunda onda da covid-19

“Março”

Este foi o pior momento da pandemia desde março do ano passado. Pairavam muitas dúvidas sobre o que de fato mudou da 1ª para a 2ª onda.

Pensando nisso, o SíndicoNet reeditou a primeira versão do Manual do Síndico - COVID-19, trazendo orientações atualizadas sobre uso das áreas comuns, obrigatoriedade de máscaras, assembleias, obras, festas em apartamentos e muito mais! Reveja o material.

Outras matérias e conteúdos relevantes do mês:

ABRIL - Mais reflexos da pandemia: lockdown, finanças e estresse do síndico

“Abril”

A segunda onda da pandemia continuou impactando os condomínios. As matérias deste mês abordaram os limites do lockdown dentro dos condomínios, controle das finanças em tempos de crise e também falamos sobre como o síndico pode lidar com o estresse

Principais matérias do mês:

MAIO - EFD-Reinf - Nova obrigação fiscal e Preparativo Mensal do Síndico

“Maio”

Importante ressaltar que, em maio, entrou em vigor uma nova obrigação da Receita Federal para condomínios e associações: a EFD-REINF

Com a novidade, todas as informações referentes às retenções previdenciárias incidentes de mão de obra terceirizada e demais tomadores de serviço de mão de obra, bem como serviços de obra em geral, devem ser transmitidas por meio da referida Escrituração Fiscal Digital.

Ainda neste mês, o SíndicoNet passou a divulgar mais um nova ferramenta para ajudar o síndico: o Preparativo Mensal. Mês a mês, preparamos o material com as demandas específicas do período, checklist de tarefas, dicas, habilidades, downloads e muito mais.

Principais matérias do mês:

JUNHO - Vazamento de gás e Ação Social com Bicicletas

“Junho”

Um casal encontrado morto em apartamento no Rio de Janeiro, devido a um suposto vazamento de gás do aquecedor, trouxe o tema à tona novamente. 

Dessa forma, atualizamos e relançamos matéria sobre Acidentes com gás em condomínio e como evitá-los.

Neste mês também iniciamos a parceria com o Aromeizero para arrecadação de bicicletas abandonadas junto aos condomínios de São Paulo, Rio de Janeiro e Macaé (RJ). As magrelas foram reutilizadas em diversos projetos sociais encabeçados pela instituição.

Notícias: Desabamento de prédio residencial em MiamiEx-síndico no PR é acusado de desviar R$ 1 milhão para Bitcoin | Fim da cobrança do laudêmio impacta condomínios Para juíza, morte de porteiro por covid não é considerado acidente de trabalho

Outras matérias e conteúdos relevantes do mês:

JULHO - Violência doméstica e crise hídrica

“Julho”

Duas matérias foram destaque neste mês. A primeira, que aborda violência doméstica em condomínios, foi relançada após grande repercussão do caso de agressão do DJ Ivis à ex-mulher dentro de seu apartamento em Fortaleza (CE).

Diante da pior seca dos últimos 91 anos, a outra matéria que trabalhamos foi referente à crise hídrica, com dicas de como o condomínio e os moradores pode economizar água

Outras matérias e conteúdos relevantes do mês:

AGOSTO - Sanções da LGPD entram em vigor

“Agosto”

Desde o dia 1º de agosto estão valendo as sanções para quem descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inclusive o setor condominial. Advertências, multas de até 2% do faturamento, suspensão de banco de dados e publicização da infração estão entre as punições previstas. 

Confira a nossa matéria completa sobre a LGPD em condomínios e saiba como estar em conformidade, implantando políticas internas, cláusulas contratuais e treinamento de colaboradores.

Outras matérias e conteúdos relevantes do mês:

SETEMBRO - Novo SíndicoNet e crise energética

“Setembro”

Neste mês, o SíndicoNet lançou sua nova marca e posicionamento do SíndicoNet, com o site totalmente reformulado, bem como newsletter, webinars e redes sociais. 

Crise energética ganhou destaque nacional, tendo em vista a criação pela Aneel da nova Bandeira Escassez Hídrica, mais pesada que a Vermelha 2, que deixou a conta de luz 49,63% mais cara. Nossa matéria explica como condomínios podem economizar energia e passar por essa fase.

Principais matérias do mês:

OUTUBRO- Dois novos cursos online do SíndicoNet para síndicos

“Outubro”

Dando continuidade à nova fase do SíndicoNet, lançamos um novo conceito em capacitação: o SíndicoNet Experts, com dois novos cursos para síndicos e gestores condominiais, que reúnem o que há de mais atualizado para uma gestão condominial segura, prática e bem-sucedida.

Conheça os dois novos cursos online do SíndicoNet: Formação de Síndicos Profissionais e Gestores Condominiais e Especialização Avançada de Síndicos Profissionais e Gestores Condominiais.

Neste mês também realizamos dois episódios do Workshop Experts em Condomínios sobre Encantamento de Condôminos.

Outras matérias e conteúdos relevantes do mês:

NOVEMBRO - Vídeo inspirador para o Dia do Síndico

“Novembro”

Para celebrar o Dia do Síndico (30/11), convidamos o filósofo Ives Alejandro Munoz para refletir sobre o propósito do síndico. Levantamos algumas questões existenciais desse profissional, com o objetivo de motivá-lo em sua carreira, tal como propósito de vida. Reveja aqui.

Outras matérias e conteúdos relevantes do mês:

DEZEMBRO - Resultados do Censo SíndicoNet 2021

“Dezembro”

Neste mês, elaboramos o Report SíndicoNet - Raio-X do síndico e mercado condominial 2021 – um e-book gratuito que aponta os principais resultados e análises do maior Censo que o SíndicoNet já realizou nos últimos 10 anos

Outras matérias e conteúdos relevantes do mês:

Conteúdo SíndicoNet.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet