O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Márcio Rachkorsky

Boas novas

Vida em condomínio também apresenta notícias boas

03/08/16 04:15 - Atualizado há 7 anos
WhatsApp
LinkedIn
Vida em condomínio também apresenta notícias boas

Por Marcio Rachkorsky

Ao gfalar sobre condomínios, é inevitável abordar pautas negativas: inadimplência, barulho, vazamento, garagens apertadas, vizinhos mal-educados, insegurança...

Não é fácil, mas às vezes dá para pinçar um assunto positivo, uma solução inovadora. Felizmente, nas últimas semanas só tivemos boas notícias. Alguns dizem que a crise dói, mas gera crescimento; nos condomínios, parece que vem se dando isso.

Em razão da nova regra para cobrança de condomínio atrasado, os acordos amigáveis com inadimplentes aumentaram muito e tivemos uma redução de incríveis 80% em novas ações judiciais. Agora, com artilharia pesada no combate à inadimplência -possibilidade de protesto em cartório e execução judicial-, a cobrança está mais efetiva.

No quesito segurança, o Secovi celebrou convênio com a Polícia Militar para fomentar a integração de prédios e a polícia, com a instalação de câmeras e compartilhamento das imagens das ruas em tempo real.

Claro que tudo depende de investimentos e planos estratégicos, mas o caminho é esse. De nada adianta gastar uma fortuna com segurança se não houver integração entre condomínios e polícia.

Finalmente virou lei, e agora a medição individual do consumo de água será obrigatória. A intenção não é só baixar o custo, mas sobretudo tornar mais justa a relação entre vizinhos e estimular práticas sustentáveis de consumo e reúso de água.

Sem falar na redução do consumo, que chega a 30% nos condomínios já individualizados. A lei determina um prazo de cinco anos para tal obrigatoriedade, mas já é um bom começo. Resta à Sabesp se preparar e investir num sistema universal e barato de instalação dos medidores e leitura individual dos hidrômetros.

Outro ponto a comemorar é a redução das brigas e litígios entre vizinhos. Até o número de chamadas na polícia comunitária para atendimento de brigas entre moradores diminuiu sensivelmente. Importante frisar três aspectos que ajudam a explicar essa boa evolução: maior profissionalização na gestão (com os síndicos profissionais), aumento da presença dos moradores nas assembleias e criação de ferramentas de comunicação entre o corpo diretivo e os moradores. É o caminho certo.

*Marcio Rachkorsky é advogado, especialista em condomínios. Presidente da Associação dos Síndicos de SP e membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet