O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Convivência

Conheça os "quatro cês" da discórdia nos condomínios

quarta-feira, 21 de setembro de 2016
WhatsApp
LinkedIn

‘4 Cês’ que causam discórdia nos condomínios paulistanos

Cão, cano, criança e carro. Quem mora em condomínio e já teve algum problema com vizinhos muito provavelmente foi em razão de um dos “quatro Cês da discórdia” da vida em coletividade.

Segundo a Lello, administradora paulistana responsável por 2 mil condomínios onde moram 150 mil famílias, eles respondem por 75% dos conflitos de vizinhança nos prédios da capital paulista.

O principal problema, apontado por 30% dos síndicos, é a presença de cachorros nos apartamentos. Esse talvez seja um dos problemas mais controversos nos condomínios.

“Há quem ame os pets e os que odeiem, e daí para uma discussão é um pulo”, diz Angelica Arbex, gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios.

Ela lembra que as convenções e regimentos internos de condomínios mais antigos, de 30, 20 anos atrás, costumavam proibir a presença de cães e outros animais em apartamentos, mas que isso é passado, uma vez que inúmeras decisões judiciais foram favoráveis a condôminos que tinham cachorros e gatos, por exemplo.

Houve, então, uma mudança de cultura, com o estabelecimento de regras como entrar e sair com o cão sempre pela garagem, andar com ele no colo e sempre transportá-lo pelo elevador de serviço, entre outras normas.

Depois do “c” de cão, o “c” de carro (problemas relacionados às garagens) respondem por 25% dos conflitos. São questões como carros riscados ou amassados, objetos furtados de veículos, carros mal alinhados nas vagas e condôminos que estacionam motos na mesma vaga que o carro, por exemplo.

O “c” de cano, que se refere aos vazamentos e infiltrações, representa 12% dos conflitos entre vizinhos. Começa pela discussão sobre de onde veio o vazamento, de quem é a culpa, quem vai consertar, quem vai pagar, e por aí vai.

Já o “c” de criança responde por 8% das reclamações nos condomínios. São inúmeras confusões, desde apertar todos os botões dos elevadores até tocar a campainha dos vizinhos e sair correndo ou fazer brincadeiras e correrias em locais não permitidos das áreas comuns, como as escadarias.

A gerente da Lello diz que o melhor caminho para resolver os conflitos de vizinhança nos condomínios é o diálogo, a parcimônia e o espírito de conciliação.

Fonte:

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet