O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Deslizamento em BH

Não deve haver mais problemas do tipo no bairro do Buritis, diz Defesa Civil

quinta-feira, 17 de novembro de 2016
WhatsApp
LinkedIn

Defesa Civil descarta novos riscos de deslizamentos no prédio do Buritis

O retorno dos moradores do apartamento atingido não foi definido. ''É uma preocupação que a família volte, mas ela tem que voltar com segurança '', contou o coordenador da Comdec, coronel Alexandre Lucas

A Defesa Civil descarta novos riscos de deslizamentos do Edifício Tarumã, na Rua Tito Guimarães, depois que o talude do prédio atingiu o muro de arrimo do vizinho Mont Blanc, na Rua Iracy Manata, no Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte no último sábado. A corporação está realizando um monitoramento diário, com visitas e avaliação com o intuito de tranquilizar os moradores. 

O coordenador da omdec, coronel Alexandre Lucas, informou durante uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira que os riscos estão sendo bem conduzido pelos síndicos e responsáveis pelos edifícios. 

“Obras terão que ser feitas. Terá que ser feita a reconstituição do sistema de contenção. É uma obra que deverá ser realizada com as orientação de geotécnicos. Temos que levar em conta que estamos em periodo chuvoso, que aumenta muito o risco dessas obras”, explicou o coronel. 

O retorno dos moradores do apartamento atingido ainda será definido. “É uma preocupação que a família volte, mas ela tem que voltar com segurança”, contou o coronel, que, afirmou que a decisão será tomada amanhã ao lado de engenheiros que irão até o local. 

Até o momento, foi feita a reconstrução e redirecionamento da canalização da água proveniente do Edifício Tarumã.

“O que deve ser feito agora é reconectar as tubulações, cobrir o local novamente com a lona e manter o solo estável e, em seguida, corrigir essa parte que foi deslocada com a terra. A gente já fez essas alterações. Todo esse procedimento já esta quase 80% pronto”, explicou André Carvalho, síndico do Edifício Tarumã.

“Na avaliações da Defesa Civil, não há risco de deslizamento, até porque a lona foi colocadas e as medidas determinadas foram cumpridas. Ainda foi recomendado pelo órgão a contratação de um engenheiro. Ele já veio ontem, olhou e de acordo com a sua avaliação não existe risco zero, mas não houve deslocamento de blocos de terra”, explicou Adriana Zapaterra, a síndica do edifício afetado. 

Ontem, ocorreu a primeira reunião entre síndicos e moradores dos dois Mont Blanc Mirabeau e do Tarumã. O encontro para discutir sobre os rumos da remediação dos estragos e da reconstrução do muro de arrimo foi marcada pela solidariedade e o acordo entre os dois prédios.

“Estamos sendo bastante solidáriso. Foi um encontro amistoso para entender a parte deles e eles escutarem a nossa", destacou. 

Prevenção 

O coronel Alexandre Lucas afirmou que esse tipo de monitoramento só é feito naqueles apartamentos que sofreram com ocorrências no ano passado. Esse tipo de ocorrência é responsabilidade e dos síndicos e dos moradores.

“É muito importante a manutenção sistema de drenagem em todas as áreas da cidade. São estruturas de para que a agua não se acumula. É importante desentupir canos e calhas de passagem”, explicou o coronel.

Fonte: http://www.em.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet