O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Inaldo Dantas

Obrigações de janeiro

Mês é, geralmente, o escolhido para preparar o orçamento anual

16/01/17 10:52 - Atualizado há 7 anos
WhatsApp
LinkedIn
Mês é, geralmente, o escolhido para preparar o orçamento anual

Por Inaldo Dantas*

Está na Lei (10.406/2002):

Art. 1.350. Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger-lhe o substituto e alterar o regimento interno.

Partindo deste princípio, podemos afirmar que janeiro é, salvo outra data prevista na convenção de cada condomínio, o mês em que osíndico deve apresentar aos demais condôminos, a planilha de despesas que comporá o orçamento anual com vistas a fixar o valor da taxa mensal.

Também irá prestar contas do ano findo e,se for o caso, proceder a eleição de síndico para um novo mandato.

É, portanto, a época de realização da tão “famosa” assembleia ordinária, aquela que muitos síndicos sequer sabem que existem e devem ser realizadas e por força de lei.

Trago este assunto aqui, porque muitas são as consultas que nos chegam acerca da forma e do prazo em que se devem ser aplicados os reajustes das taxas de condomínio.

Há aqueles que querem que existam índices de reajuste, há também aqueles que exigem uma periodicidade mínima dos valores cobrados (reajuste anual, por exemplo).

Há também aqueles que sequer tem ideia de como se chega a um valor da taxa cobrada mensalmente para o custeio das despesas do condomínio. Vou tentar explicar melhor:

Taxa (ordinária) de condomínio

As taxas condominiais são valores cobrados de todos os condôminos que compõe um condomínio, na forma prevista na convenção e destinam-se ao custeio das despesas, tendo por base o resultado de sua soma dividido pela fração ideal de cada unidade (salvo disposição em contrário na convenção), cobrada mensalmente, com vencimentos estabelecidos pela convenção do condomínio, ou no silêncio dela, pela assembléia geral.

E o que compõe esta taxa?

A Lei 8.245/91 no parágrafo primeiro do artigo 23, determina quais os itens de despesas que devem integrar o cálculo para fixação desta taxa, e são eles: 

  1. salários, encargos trabalhistas, contribuições previdenciárias e sociais dos empregados do condomínio; 
  2. consumo de água e esgoto, gás, luz e forca das áreas de uso comum; 
  3. limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum; 
  4. manutenção e conservação das instalações e equipamentos hidráulicos, elétricos, mecânicos e de segurança, de uso comum; 
  5. manutenção e conservação das instalações e equipamentos de uso comum destinados a prática de esportes e lazer
  6. manutenção e conservação de elevadores, porteiro eletrônico e antenas coletivas
  7. pequenos reparos nas dependências e instalações elétricas e hidráulicas de uso comum; 
  8. rateios de saldo devedor, salvo se referentes a período anterior ao inicio da locação; 
  9. reposição do fundo de reserva, total ou parcialmente utilizado no custeio ou complementação das despesas referidas nas alíneas anteriores, salvo se referentes a período anterior ao inicio da locação. 

Portanto, caso você seja um síndico (ou síndica), trate de consultar a convenção do seu condomínio acerca da data que nela é prevista a realização da assembleia ordinária (nem todas preveem que a mesma seja em Janeiro) e prepare o orçamento para 2017 e apresente na reunião para apreciação e, caso aprovado, aplicar o novo valor para o ano que se inicia.

LEMBRE-SE: Janeiro é também a época de reajuste dos salários e este item é o de maior peso no valor da taxa, Assim, ao elaborar o novo orçamento, lembre-se deste aumento. Qualquer dúvida, nos colocamos a disposição de todos vocês na elaboração desta planilha de despesas. 

(*) Inaldo Dantas é Advogado, Síndico Profissional, Administrador de Condomínios, Presidente do Secovi-PB, Editor da Revista Condomínio, Colunista do Jornal Sindiconews, Comentarista da Band-TV Clube,  Palestrante e autor do Livro “O Condomínio ao Alcance de Todos”.

 

 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet