O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Gasto com água

Conta tem ficado cada mês mais cara para os condomínios

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Com fim do bônus, gasto com água em condomínios de SP aumenta

Com o fim da sobretaxa e do bônus nas contas de água e esgoto da Sabesp, além do reajuste nas tarifas em 2016, as despesas dos condomínios da capital paulista aumentaram 25,35%  em 12 meses.

Segundo dados da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), em novembro passado, o gasto médio por prédio chegou a R$ 3.296, ante R$ 2.629 em igual mês de 2015.

“A despesa só vem aumentando mês a mês após a recuperação dos reservatórios”, afirma o diretor de condomínios da entidade, Omar Anauate, que cita ainda o reajuste de 8,40% no valor das tarifas, em maio.

Com isso, a conta de água está pesando mais nos custos mensais dos condomínios. A participação dessa despesa na conta total passou de 6,53% para 7,35% em 12 meses.

Anauate afirma que o controle de consumo de água só é mais eficaz com a conscientização dos moradores e treinamento de funcionários.

“Muitos condomínios fazem inspeção das  unidades para verificar se não há vazamentos. Em relação a áreas comuns e externas, o ideal é treinar a equipe para que, por exemplo, usem menos a mangueira”, diz.

O diretor da AABIC lembra ainda que a tarifa cobrada muda de acordo com o volume consumido.

“Se dois ou três apartamentos relaxam e extrapolam, o restante do prédio vai ser punido”, afirma.

A água foi o gasto que apresentou a maior alta em 12 meses entre as despesas dos condomínios de São Paulo. Na sequência, estão itens como benefícios e  gastos administrativos e eventuais, com aumentos acima de 20%. No total, as despesas subiram 11,39% no período.

Só entre outubro e novembro, as despesas condominiais subiram 9,20%. Os custos com pessoal, que aumentaram 15,07%, e encargos sociais (8,92%) representam a maior parte dos gastos.

Segundo o índice calculado pela entidade, o valor dos condomínios de São Paulo apresentou alta 9,07%  no mês, devido a despesas típicos da época, que incluem aumento significativo da folha de pagamento e recolhimento de encargos.

Com a variação do mês, a conta acumula alta de 7,78% nos últimos 12 meses, próxima à inflação medida pelo IGP-M no período, de 7,13%. 

Fonte: http://www.metrojornal.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet