O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

TV digital

Veja alternativas para condomínios receberem sinal da TV

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Confira as opções para condomínios se adequarem ao sinal de TV Digital

Técnico diz que é possível usar uma antena coletiva UHF no topo do prédio. Moradores podem aproveitar o sinal digital tanto em TVs antigas quanto novas.

No apartamento da auxiliar administrativa Gislaine Pereira, em Porto Alegre, já tem TV digital. Ela comprou dois aparelhos novos, com alta definição, para poder ver a programação da RBS com melhor imagem e som.

"Não temos os ruídos, a imagem é muito melhor, sem fantasmas. A qualidade não tem comparação", afirma.

Seja em grandes condomínios ou em prédios menores, com poucos apartamentos, é possível ter TV aberta com sinal digital para todos os moradores. A melhor maneira de receber bem esse sinal é instalar no topo do prédio uma antena coletiva UHF.

Flávio Alves, técnico de instalação, explica que, em prédios com muitos apartamentos, o ideal é investir em uma central de distribuição de canais.

"Tu faz essa modulação de canal digital na central e distribui para todo o prédio modulado. Então, evita que uma pessoa que tenha cinco TVs antigas dentro de casa, tenha cinco conversores digitais. O sinal já vem pronto para ela, ela vai simplesmente selecionar os canais na TV e vai ter o sinal digital de todas as emissoras disponíveis sem problema nenhum", garante.

Em prédios menores, onde esse sistema se torna muito caro, o síndico pode optar por colocar apenas a antena coletiva. Assim, cada morador vai precisar de um conversor, caso a TV dele seja de tubo ou de plasma dessas mais antigas, fabricadas antes de 2012. Se o aparelho já for HD, basta ligar o cabo com o sinal fornecido pela antena coletiva direto na TV.

"Essa é a conversa que a gente tem que ter com o síndico, explicar pra ele o que é melhor, o que vai ser mais viável", diz Flávio.

Em vários prédios, ainda existe aquela velha antena coletiva, usada para sintonizar os canais analógicos, em VHF. Mas dentro de um ano ela não vai mais poder ser usada. Isso porque o sinal analógico vai começar a ser desligado a partir de 31 de janeiro de 2018.

Esse desligamento faz parte de um cronograma determinado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por isso, os condomínios precisam se adaptar. Muitos já se anteciparam e estão prontos para receber o sinal digital.

"Uma das funções do síndico é ter uma preocupação com o bem-estar dos moradores, e a gente tem a TV com o sinal digital desde 2015 e está funcionando perfeitamente. A qualidade da imagem e do som melhorou muito", conta Sílvio Pankowski, síndico de um condomínio em Porto Alegre.

O técnico de instalação também relata que já chegou em prédios em que a maioria dos moradores tinha TV por assinatura, mas quem não tinha queria assistir aos canais abertos com qualidade.

"É um direito do consumidor ter TV aberta pra receber a RBS e tantos outros canais que a gente tem", diz Flávio.

E quem não quer receber os canais abertos com qualidade digital? Por isso, é bom se adaptar logo.

Para saber se você ainda recebe o sinal analógico, fique de olho na sua TV: a partir da próxima terça-feira vai começar a aparecer no canto da tela um A. Se ele aparecer para você, é o aviso de que tem um ano para adaptar a sua televisão para receber o sinal digital.

Se você ainda tem dúvidas, não precisa se preocupar. Ao longo da próxima semana, a RBS TV segue explicando como fazer essa transição e receber de uma vez a nossa programação com a melhor qualidade de imagem e som.

Entenda por que o desligamento do sinal analógico vai ocorrer

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

Sendo assim, as emissores devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para uma outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações.

Por isso o sinal analógico vai começar a ser desligado a partir de 31 de janeiro de 2018.

Fonte: http://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet